Obtenha e estude as informações fornecidas por sua empresa e clientes para otimizar sua estratégia de marketing
Para tomar decisões acertadas na área de marketing, sem perda de tempo e de dinheiro, é imprescindível uma boa coleta e análise de dados.
Esses processos são uma forma inteligente de ajustar e otimizar o planejamento do seu negócio. Através deles é possível aprimorar tanto a performance operacional quanto a experiência do consumidor, gerando então maior retorno financeiro.
Com dados em mãos você vai identificar como está seu negócio, quem são seus clientes e seu público alvo, onde eles estão, como eles se comportam e saber o que eles desejam. Dessa forma é possível criar estratégias de comunicação e vendas alinhadas com os interesses do seu público, produzindo materiais e processos bem mais eficazes e assertivos.
Uma boa, constante e consistente análise de dados, torna possível também acompanhar tendências de mercado, fazer previsões e antecipar ações, gerando, portanto, uma visão ampliada, de futuro ao negócio. Assim você pode inovar!
Sem o estudo de dados, você – e sua empresa – vai trabalhar a partir de deduções e patinar na base da tentativa e erro, o que gera vários equívocos e gastos de tempo e dinheiro. Enquanto você está fazendo testes de marketing, a concorrência já conquistou o cliente, com iniciativas baseadas em informações reais e precisas.
Como coletar dados?
Há várias formas de coletar dados, dependendo do seu objetivo.
Se você tem um site, blog ou e-commerce, ou mesmo um aplicativo, é importante saber algumas informações sobre como os consumidores navegam por ele, por exemplo, quais páginas são mais acessadas, quanto tempo os usuários ficam nelas, como chegam na plataforma e a partir de quais dispositivos. Essas informações podem ser adquiridas de forma gratuita pela ferramenta Google Analytics.
As redes sociais também são boas fontes de informação. As próprias plataformas indicam que tipo de material tem mais acesso e engajamento, quando você ganhou ou perdeu seguidores, qual melhor horário para publicação, qual idade e sexo do seu público. Os relatórios gerados sobre a sua página ajudam a compreender com quem você está conversando e dá elementos para o refinamento da sua estratégia de marketing.
Outra forma de adquirir dados é solicitando-os diretamente para quem interage com sua marca. Isso pode ser feito de diferentes formas, como:
- Assinaturas de newsletter;
- Cadastros no seu site, plataforma ou e-commerce;
- Formulários de contato;
- Download de e-books.
Nesse sentido você pode fornecer algo em troca das informações do público como: notícias, ofertas, cupom de desconto, material educativo.
Segundo a atual Lei Geral de Proteção aos Dados, todos os dados pessoais e identificáveis, como nome, idade, estado civil só podem ser coletados mediante o consentimento do usuário.
Dessa forma é preciso deixar bem claro ao seu consumidor que, ao fornecer seus dados com consentimento, ele também estará permitindo que eles sejam armazenados e utilizados para fins que você deve explicar no momento da coleta.
Como analisar dados?
Os dados coletados devem ser trabalhados e enriquecidos, através do cruzamento com outras informações que possibilitem a identificação de comportamentos, padrões e preferências.
Esse é o momento de tratar os dados, ou seja, de separar aqueles que são relevantes para você, a fim de discernir os padrões e as tendências. O importante não é apenas interpretar números, mas transformá-los em informações claras e compreensíveis, para daí saber que decisões tomar a partir deles e que previsões eles vislumbram.
Existe toda uma ciência por trás da análise de dados, com ferramentas específicas e profissionais capacitados para tal atividade.
Gostou do conteúdo? Espero que este artigo tenha te ajudado a entender a importância da análise de dados para a sua marca. Se quiser saber mais ou deseja esse tipo de serviço entre em contato com a Atena: (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing