Como a comunicação pode fortalecer o seu público

Uma imagem vale mais que mil palavras, certo? Nem sempre! Se você acompanha as dicas da Atena, já sabe que além de pensar com cautela no seu conteúdo, é muito importante conquistar e cativar o seu público com estratégias mais emocionais e até mesmo gatilhos mentais. Mas e a comunicação?

Entender quais plataformas se encaixam melhor com o seu perfil é um passo fundamental, mas, sozinho, ele não é suficiente. Comunicação e empatia podem ser a chave para conquistar e fidelizar o seu público!

Muitas vezes ficamos tão preocupados com outros aspectos, que esquecemos que os detalhes fazem toda a diferença e, apesar de muitas vezes ser subestimada, a mais simples interação pode gerar impactos positivos.

Por que interagir é tão importante?

Ao interagir com o público você consegue estabelecer uma relação de empatia, mostrando que se importa e se coloca no lugar do outro. Dessa forma, entendendo a realidade de quem consome o seu conteúdo, se torna mais fácil conquistar a confiança das pessoas.

Mas confiança e empatia não são importantes apenas para conteúdos de caráter emocional. Elas também são fundamentais para vender um produto ou serviço, indicando que o que está sendo oferecido é útil e, por conhecer a sua realidade, é algo que vai fazer diferença para você.

Quais as melhores formar de interagir com o meu público?

A interação com o público pode e deve acontecer durante todo o processo, desde o momento em que o conteúdo é planejado até o momento que ele chega até o perfil.

Existem estratégias de conteúdo que aplicam a interação e a contação de histórias de forma que causam reconhecimento, como é o caso do storytelling. Através dessa estratégia, se identificar com o seu personagem e com o que ele tem a dizer se torna muito mais fácil para a sua audiência.

Além disso, é possível utilizar ferramentas das próprias plataformas. No Instagram, por exemplo, podemos estreitar essas relações através das enquetes, quizzes, caixa de perguntas, além dos próprios stories, claro.

Outra etapa fundamental e também uma das mais importantes, é ouvir e responder os feedbacks deixados pelo público. Seja respondendo comentários, mensagens ou dúvidas.

Não existe forma melhor de se comunicar do que conversando diretamente e, além disso, todo o feedback, seja ele positivo ou negativo, é imprescindível para saber se o seu objetivo está sendo alcançado.

Viu como a empatia e a interação são importantes em todo o processo? A interação faz com o que sua fala seja mais interessante e cause identificação. A segurança transmitida inspira outras pessoas e, como já falamos, gera confiança. Sem confiança, não existe público engajado e interessado no que você tem a dizer, mas, para alcançar um relacionamento seguro e verdadeiro com os seguidores é preciso que haja uma troca. Notou como é importante se comunicar? 

Quer saber mais sobre como aplicar essa estratégia no seu negócio? Entre em contato com a Atena Marketing! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing.

Sobre o autor: Tatiane Alves

Deixe um comentário