Definir público-alvo não é suficiente para o Marketing Digital, mas tem personas que podem te ajudar!

Agora que você já definiu os objetivos que quer alcançar, os canais que vai utilizar, o orçamento a ser investido, os tipos de conteúdos a serem publicados, tem o recorte bem segmentado do seu nicho e delimitou o seu público-alvo, sua estratégia de Marketing Digital parece estar pronta para decolar. Certo?

Certo?

Errado! Todos esses passos são essenciais e, se você já completou todos, parabéns, está no caminho certo! Mas a lista ainda está incompleta. Para uma estratégia de marketing digital bem sucedida, há algo, ou melhor, alguém, que vez por outra é esquecida, mas não deveria jamais ficar de fora: a persona.

Afinal, você sabe mesmo com quem você quer se comunicar?

“Eu já sei que meu público-alvo são mulheres adultas da Classe C, qual a diferença?”

A diferença é que público-alvo e persona, por mais que pareça, não são sinônimos e ambos são indispensáveis para o seu planejamento. Mas calma que a gente te explica por quê!

Diferença entre público-alvo x persona

público-alvo e persona

O público-alvo é uma definição mais ampla sobre os seus possíveis clientes e correspondem a dados mais genéricos e abrangentes. É uma visualização das pessoas que podem querer o seu produto, mas que não se refere a alguém específico, nem oferece muitos detalhes sobre hábitos, preferências e realidades pessoais.

Ex.: Mulheres, de 20 a 30 anos, da classe B e moradoras da Zona Sul.

Já a persona é um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Configura uma definição bem mais específica, humanizada e personalizada e é construída a partir de dados reais sobre comportamento, hábitos cotidianos, gostos, motivações, preocupações, histórias pessoais, características demográficas, entre outros.

Ex.: Heloisa tem 28 anos, é arquiteta e mora no bairro de Capim Macio, zona Sul de Natal. Apesar dos poucos anos de mercado, já tem uma carreira bem consolidada e é bastante conhecida entre as classes A e B da cidade. Gosta de fazer compras, viajar e de frequentar os melhores restaurantes da região. Além da paixão pela decoração, também é amante de moda e beleza e usa o seu Instagram para dar dicas de roupas, maquiagem e viagens, além de expor os seus projetos em reformas e paisagismos.

Consegue Distinguir GIF - ConsegueDistinguir GIFs

A persona descreve com detalhes o seu comprador ideal, ou seja, é aquela pessoa perfeita para adquirir o seu produto/serviço e com quem você quer, e precisa, conversar.

Como a persona pode potencializar a sua estratégia de marketing digital?

Todas as táticas e conteúdos que irão compor o seu mix digital precisam ser do interesse do seu comprador ideal, e as suas personas devem ser parte fundamental do seu time de marketing!

Conhecer o seu potencial cliente é importante não só para desenvolver e melhorar seus produtos e/ou serviços, como também para planejar e produzir os seus conteúdos. Ter uma persona bem definida significa que sua estratégia tem o potencial de se tornar muito mais efetiva, pois você irá conhecer, de fato, a personalidade e as dores do seu consumidor – e, assim, poderá criar a melhor estratégia para ajudá-lo. 

Mas tenha cuidado! De nada adianta simplesmente inventar uma persona baseada em achismos e estereótipos. Faça pesquisas e colete dados reais! Se você já possui clientes, leve em conta cada um deles: aplique questionários, faça entrevistas e estude suas características para então personificar um ou mais personagens (se julgar necessário).

Principais dados para a construção de personas:

  • Nome
  • Foto
  • Mini biografia
  • Dados profissionais (salário, cargo, empresa, trajetória profissional)
  • Dados pessoais (idade, gênero, escolaridade, rotina, desafios, desejos, preferências, família etc)
  • Desafios do dia a dia
  • Como seu negócio pode ajudar?

Essas são algumas das principais informações para estruturar uma persona ideal, mas lembre-se: quanto mais detalhes você conseguir organizar, melhor! Pense nela como um ser humano real, que vai ler e interagir com o seu conteúdo e adquirir o seu produto.

A persona é uma ótima ferramenta que pode ajudar o seu negócio a produzir materiais mais assertivos e relevantes, que vão despertar o interesse de quem você deseja alcançar. Portanto, trate-a como um amigo próximo e torne-a parte da empresa. Sempre que for pensar uma nova estratégia, se pergunte: “Será que a Heloisa gostaria disso?”.

E lembre-se: o sucesso é feito a partir de tentativas e erros. Nem sempre é possível acertar em cheio e, se isso acontecer, analise os resultados e reavalie o seu público. Se necessário, reconstrua a sua persona e sempre busque aprimorá-la de tempos em tempos. Afinal, o seu público está em constante mudança e sua marca precisa acompanhá-los.

Precisando de uma mãozinha para fortalecer a sua estratégia de Marketing Digital? Entre em contato com a Atena Marketing! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing ⚔️

Sobre o autor: Endy Mahara

Endy é estudante de jornalismo na UFRN e uma incrível criadora de conteúdo na nossa equipe Atena. Seu feed do Instagram coleciona fotos lindas e bem pensadas, demonstrando sua criatividade e cuidado com a estética. Além disso, ela também produz para um blog pessoal e é apaixonada por músicas, viagens e boas histórias.

Deixe um comentário