Use vídeo marketing em conteúdos de curta duração e aproveite o melhor das redes sociais
Mina com um pau de selfie e um celular se filmando dentro de uma tela

O universo dos vídeos de curta duração é fascinante e tem dominado a internet, afinal, não é por menos que redes sociais como TikTok, Kwai, o Instagram com o Reels e o YouTube com o shorts, estão cada vez mais populares.

 

Isso tudo tem transformado a maneira da forma de se conectar com o público, o que faz com que esse seja o momento certo para você entender mais como o vídeo marketing pode te ajudar!

 

E aí, a fim de entender como as nuances do vídeo marketing de curta duração podem te ajudar no seu uso das mídias sociais e alavancar sua marca? Acompanhe esse texto que nós traremos tudo detalhado para você!

 

Leia também: Descubra quais são as principais tendências de Marketing Digital para 2024

O vídeo marketing nos vídeos curtos

 

Imagine ter a atenção de um espectador em segundos, transmitindo uma mensagem impactante e gerando engajamento instantâneo. Essa é a promessa dos vídeos de curta duração!

 

E é assim que a ligação com o vídeo marketing surge não apenas seguimos a tendência do mercado, mas também como uma ação de comunicação eficaz em meio ao fluxo constante de informações.

 

Essa opção veloz é a resposta à era da informação rápida e eficiente, onde a atenção é um recurso escasso, porém disputado. No entanto, ao combinar narrativas envolventes, estética visual cativante e uma mensagem concisa, o jogo pode virar ao seu favor!

 

Mulher se filmando com celular em um ring light

 

Conheça as plataformas que te ajudarão

 

Agora, precisamos buscar entender melhor como esse movimento acontece, por isso vamos explorar as três principais plataformas que deram vida a essa revolução audiovisual: TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts.

 

Vale lembrar que cada uma dessas plataformas oferece um ecossistema único para criadores e empresas alcançarem seu público de maneira autêntica, por isso, atenção para onde você quer estar e, então, fazer a escolha certa!

 

TikTok

O TikTok é a força dominante no cenário de vídeos curtos, funcionando como espaço de expressão criativa de usuários de todas as idades, tudo com a força de um algoritmo baseado no gosto do usuário, a plataforma oferece um feed interminável de vídeos personalizados.

 

A facilidade de criação, combinada com uma variedade impressionante de efeitos, trilhas sonoras e desafios virais, transformou o TikTok em uma espécie de playground para a criatividade instantânea.

 

Reels do Instagram

Integrado ao ecossistema do Instagram, essa é uma resposta direta à ascensão do TikTok.

 

Oferecendo uma plataforma familiar para usuários do Instagram, o Reels enfatiza a fusão de criatividade e conexão social. Sua interface permite explorar uma variedade de efeitos, áudios e desafios, enquanto a função Remix em colaboração com outros usuários.

 

A chance de conexão com outras ferramentas do Instagram, como stories e feed, amplifica ainda mais a visibilidade do conteúdo Reels, por isso é tão cobiçada pelas marcas.

 

YouTube Shorts

O YouTube Shorts entrou no cenário com a promessa de oferecer uma abordagem única para vídeos curtos. Integrado à plataforma já consolidada, o Shorts tem uma navegação intuitiva e uma exposição na página inicial, facilitando a descoberta de novos criadores.

 

Seus clipes têm de 15 a 60 segundos e as ferramentas de criação são simplificadas, como a possibilidade de gravar vários clipes em sequência, o que facilita a produção de conteúdo dinâmico.

 

Agora, pensa bem… Ao entender as características de cada plataforma, é possível direcionar estrategicamente os esforços de produção para alcançar o público certo, né?!

 

Lembre-se que a escolha de um desses espaços não é apenas sobre números, mas sobre a identificação do ambiente onde a narrativa da sua marca pode prosperar!

 

Dois homens levantando as magas de suas camisas

 

Arregace as mangas e mãos à obra!

 

A produção de vídeos curtos é uma arte que exige precisão e criatividade, vamos seguir alguns passos:

 

  • Começando pela definição do tema, é crucial identificar o que ressoa com a audiência-alvo;
  • A clareza no roteiro é fundamental, pois em um curto espaço de tempo, cada palavra conta;
  • Já a qualidade da gravação e edição desempenham papéis cruciais na percepção do espectador;
  • Usar legendas pode ser a chave para atrair uma audiência mais ampla, considerando a diversidade de preferências de consumo de conteúdo.

 

Esses detalhes fazem a diferença entre um vídeo que passa despercebido e outro que se destaca na multidão digital!

 

Leia também: Tiktok e marketing digital: deu match?

 

A revolução à nossa frente

 

Essa jornada do vídeo marketing junto com conteúdo de curta duração evidencia que estamos diante de uma revolução na forma como as marcas se conectam com o público.

 

As perspectivas são emocionantes, mas também desafiadoras e, na competição por atenção, é preciso inovar constantemente para se destacar. Desde o aumento do tráfego orgânico até o potencial de viralização, os vídeos de curta duração oferecem um terreno fértil para o crescimento de marcas e negócios.

 

Com esse poder em mãos, você pode não apenas se manter relevante no cenário digital, mas também moldar ativamente a forma como a narrativa online se desenrola!

 

Entre em contato com a Atena e saiba mais! (84) 2040-1855 ou nos acompanhe pelo Instagram: @atena.marketing.

 

Vem com a gente!

 

Sobre o autor: Ricardo R. Nunes
Ricardo é estagiário de conteúdo.
Thainá é estudante de publicidade e propaganda na UFRN, nascida em terras potiguares no dia do nordestino. Hoje está formando o time da Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia. Libriana indecisa, de sorriso fácil e cachos no cabelo, acredita que a comunicação é um passo para dar visibilidade e inspirar pessoas.
Maisa é espontaneidade, é arte de museu e poesia de muro. Apreciadora de podcast, Taylor Swift e Clarice Lispector, tem descoberto mais sobre o amor ao ler Bell Hooks. Na procura do seu sonho e fugindo do sol do Piauí (como costuma dizer) veio, não ironicamente, parar na cidade do sol. Hoje, estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, está na Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia.

Caicoense, mãe de uma menina, graduada em Comunicação e Marketing. Atua na Atena como Gestora de Projetos e Consultora. Nas horas vagas, estuda a doutrina espírita, assuntos do mundo da ufologia e atua em um projeto social que teve iniciativa desde 2020  (Instagram @mamaesquedoam).

Estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, Sabrina faz parte do time de Gestão e Estratégia na Atena. Amante das artes e da dança desde pequena, hoje alia sua criatividade e ensinamentos da dança à área comunicação social com profissionalismo e entusiasmo. Para além do trabalho, ela enxerga a comunicação como algo essencial ao ser humano e leva consigo o desejo de impactar o mundo através dos ideais em que acredita.
Formada em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O meu trabalho é voltado para o mercado editorial, criação, aplicação e desenvolvimento de marcas, e mídias sociais.
Estudante de Audiovisual, Ricardo é estagiário de conteúdo. Interessadíssimo em dramaturgia para telas, se pudesse, passaria boa parte do seu dia a frente de uma TV assistindo novelas e séries ou indo a uma sala de cinema para ver filmes. Tem participado do fomento ao audiovisual potiguar, passando por experiências nas áreas de roteiro, direção e produção.
É graduada em Comunicação Social Jornalismo e mestra em Comunicação e Estudos da Mídia pela UFRN. Possui MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio. Tem experiência como repórter, assessora de comunicação e hoje atua como Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena. No Instagram, atende por @larimouraa
Kevin é produtor de conteúdo audiovisual na Atena. Graduado em Publicidade e Propaganda pela UnP, atua no mercado publicitário potiguar desde 2011, quando iniciou sua carreira como social media e diretor de arte. Hoje, dedica-se à sua paixão pela fotografia e criação de vídeos
Amante de todas as artes, é estudante de Design Gráfico na UNP. Já passou pela pintura, teatro, dança entre outros e se encontrou no design onde ela pode expressar a arte de forma mais tecnológica.
Criador de conteúdo na Atena, Eduardo é estudante de Jornalismo na UFRN. Grande admirador das diversas expressões artísticas, ele se aventura na arte da fotografia e escreve textos, poemas e músicas. Os seus hobbies favoritos é ler livros e ouvir e analisar álbuns musicais.

Estudante de Design na UFRN, Eduarda faz parte do time de Criação de Artes na Atena. Ela também ama fazer pinturas, desenhos realistas e artísticos, esculturas e fotografia, buscando sempre deixar um pouco da sua personalidade nos seus trabalhos e artes.

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram: @espacocecissol. Ela acredita que a escrita e arte transformam vidas, e fala isso por experiência própria.

Carol é desenvolvedora front-end nascida em Osasco SP, apaixonada por tecnologia, se formou em redes de computadores e acredita que a tecnologia é um direito de todos e quer mudar o mundo através da tecnologia.

Estudante de Jornalismo na UFRN, paraibana e entusiasta de esportes. Seu passatempo favorito é ler, e a astronomia é uma das coisas que mais a fascina. Acredita na comunicação como forma de ferramenta social.

Designer durante o dia e artista no tempo livre, Asafe é natural de Feira de Santana – BA e desde pequeno sempre gostou de criar coisas. Faz parte do time de criação de artes da Atena e ama ilustração e 3D, mas secretamente tem uma grande paixão por música.

Oi, me chamo Breno. Sou apaixonado pelo mundo do design e da tecnologia. Adoro experimentar coisas novas e aprender com elas.

Alvaro Hendrick é redator e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor e tem alguns trabalhos publicados na Amazon. Ele também produz um podcast chamado “É Sobre Isto Podcast”, disponível em todas as plataformas de streaming.
Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena, Mayse Araújo atua na área de Comunicação desde 2007, e nas áreas Comercial e Financeira desde 2013. É formada em Jornalismo, e atualmente cursa Economia na UFRN. É entusiasta do Marketing Digital e de Conteúdo, estudiosa do Feminismo e acredita na seguinte máxima: se você não entende de pessoas, então você não entende de negócios.
Sócia-diretora, e também gestora de recursos e finanças da Atena, Melissa Zanin tem uma identidade (nada) secreta de atriz e produtora. Com sangue mineiro, adora ir ao teatro, cinema, é estudante de filosofia e adora ler sobre assuntos extraterrenos (não ria). Por aqui, é também conhecida como “a mulher do dinheiro”.
Diretora da Atena, Andressa atua como jornalista e gestora de Marketing Digital desde 2011, já tendo passado pelos setores público, privado e terceiro setor, com experiência na gestão de comunicação em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo (UFRN) e Direito (UFRN), pós graduada em Cinema (UFRN), e possui MBA em Marketing Estratégico (UNI-RN) e Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios (PUCRS).

Jornalismo digital

Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?

Jornalismo e crítica cultural

Gestão do tempo e organização

Como tirar o seu projeto do papel

Marketing para projetos culturais

Divulgação de projetos

Escrita para Web

Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores