O Instagram vai virar o novo TikTok? Conheça as próximas mudanças da plataforma

“O Instagram não é mais um aplicativo de compartilhamento de fotos”.

Foi com essa afirmação que o head da plataforma, Adam Mosseri, causou um certo tumulto na internet após publicar um vídeo em sua conta pessoal, no último dia 30 de junho.

Algumas pessoas ficaram chocadas, outras indignadas, mas vamos combinar: no fundo, no fundo, a notícia não foi surpresa para ninguém.

Há tempos que o Instagram deixou de ser aquela rede social ‘hipster’ para compartilhar fotos poéticas de tamanho quadrado exibindo lugares, comidas e looks do dia. O app não só se tornou um dos principais meios de produção e compartilhamento de conteúdos, como também virou uma máquina de entretenimento e comercialização – seja de produtos, serviços, ideias, trends ou memes.

Abbi Jacobson Instagram GIF by Broad City

Pouco a pouco, a plataforma do grupo Facebook foi se adaptando às novas tendências virtuais e incorporou os formatos que mais fazem sucesso nos concorrentes. Primeiro, mirou nos vídeos do Youtube lançando o IGTV. Agora, busca seu lugar ao sol apostando no Reels, ferramenta disponibilizada em agosto de 2020, para enfrentar o mais novo gigante da internet: o TikTok.

Frente ao rápido e estridente crescimento do adversário chinês, as mudanças anunciadas por Mosseri sugerem que o Instagram agora vai focar ainda mais em vídeos e entretenimento.

O que vem por aí

Instagram Reels GIF by BUSINESSGRAM

Segundo Mosseri, o objetivo da plataforma a partir de agora é criar novas experiências focadas em quatro áreas principais: criadores, vídeo, comércio e mensagens. Em vídeo, ele afirmou:

“Nós não somos mais um aplicativo para compartilhar fotos quadradas. Segundo nossas pesquisas, a principal razão para as pessoas usarem o Instagram é o entretenimento (…). Vamos ser honestos, existe uma concorrência bem forte agora. O TikTok é gigante, o Youtube ainda maior, e tem muitos outros iniciantes também. Então, se o público está procurando se entreter no Instagram, se há uma competição acirrada, e se podemos fazer mais, temos que abraçar isso. E isso significa mudanças”, afirmou.

No vídeo, ele compartilhou algumas das novidades que poderemos ver na plataforma nos próximos meses:

  • Recomendações de vídeos;
  • Tópicos de temas para seguir;
  • Conteúdos no feed de pessoas que o usuário ainda não segue;
  • Formatos mais amigáveis para assistir vídeos (tela cheia, imersivos, divertidos);
  • Prioridade para vídeos de entretenimento e produzidos em dispositivos móveis;

Mosseri não deu muitos detalhes sobre a parte comercial do Instagram, mas afirmou que a plataforma pretende ajudar criadores de conteúdo a fazer dinheiro, fazendo uma relação entre “a transição de poder das instituições para indivíduos em todos os setores”.

Mas calma que você não vai encontrar um Instagram totalmente diferente ao acordar amanhã ou na semana que vem! As mudanças devem acontecer de forma gradativa e, segundo a empresa, todos serão comunicados conforme novas atualizações forem acontecendo.

“Nós temos uma ideia de onde queremos chegar em 6 meses ou um ano, mas tenho certeza que as coisas ainda vão mudar várias vezes até lá. Isso não é algo que podemos fazer do dia para a noite. Então vamos estar sempre reiterando [as novidades] e tentando ser bastante públicos sobre o que e por que estamos fazendo”.

O que esperar do marketing digital com as novas atualizações do Instagram

Com a evolução acelerada e constante das ferramentas digitais, e consequentemente dos formatos de conteúdo, não é novidade que as estratégias de marketing precisam estar sempre atentas e prontas para se reinventar da forma mais rápida e assertiva possível. E também não é de hoje que as produções estão cada vez mais centradas nos vídeos.

Com o Instagram sendo uma das principais plataformas de compartilhamento e divulgação de conteúdo digital pelas marcas e profissionais, é esperado que a tendência audiovisual cresça ainda mais com as novas mudanças na plataforma. No entanto, ainda é cedo para dizer que será o fim definitivo dos posts e fotos no feed.

Apesar disso, essa é uma boa oportunidade para começar a alimentar novas ideias e traçar novos caminhos para aproveitar ao máximo as oportunidades que a plataforma pretende disponibilizar. Afinal, o Instagram não é o único com numerosos e fortes concorrentes. É hora de não só aprender a lidar com o novo Instagram, mas também se inspirar nos passos de quem está aproveitando as tendências do momento para se destacar.

I Think You Should Leave Vanessa Bayer GIF by The Lonely Island

O que você achou das novidades? Você prefere o Instagram antigo ou está animado para a nova versão? Conta para a gente nos comentários!

E se precisar de ajuda para renovar suas estratégias de Marketing Digital e crescer a sua marca junto às novas mudanças do Instagram, conte com a gente! Entre em contato com a Atena para saber mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram @atena.marketing

Sobre o autor: Endy Mahara

Endy é estudante de jornalismo na UFRN e uma incrível criadora de conteúdo na nossa equipe Atena. Seu feed do Instagram coleciona fotos lindas e bem pensadas, demonstrando sua criatividade e cuidado com a estética. Além disso, ela também produz para um blog pessoal e é apaixonada por músicas, viagens e boas histórias.

Deixe um comentário