Tiktok e marketing digital: deu match?

O Tiktok chegou tímido mas veio para ficar. Cada vez mais pessoas estão se rendendo aos vídeos viralizantes da plataforma, seja para passar horas se entretendo no aplicativo, seja para colocar a criatividade em jogo e experimentar uma nova forma de criar conteúdo na internet. Com tamanha força no universo digital e enorme adesão do público, as marcas também não poderiam ficar de fora desse fenômeno. Mas será que dá para levar o marketing digital para o feed do TikTok?

Continue lendo para saber! Vamos falar sobre:

  • O que é e como funciona o TikTok
  • O que diferencia o engajamento no Tiktok das demais redes sociais
  • É possível usar o TikTok como estratégia de Marketing Digital?
  • Case de sucesso: Dunkin Donuts
  • Para quem é o TikTok?
  • Dicas de como inserir a ferramenta na sua estratégia

A pandemia de uma nova tendência viral

2020 foi um ano importante para o crescimento do TikTok. Com a pandemia da Covid-19 e o “novo normal” do isolamento social, cada vez mais pessoas recorreram ao aplicativo tanto para se entreter, como para descobrir uma nova forma de usar a criatividade.

tiktok

Segundo informações do TechTudo, no ano passado, o app ultrapassou o Facebook e o Whatsapp em número de downloads e agora lidera a lista dos aplicativos mais baixados do mundo – tanto em celulares Android, como iOS -, atingindo os 2 bilhões de downloads logo no primeiro trimestre de 2020. Somente no Brasil, a rede social soma cerca de 7 milhões de usuários cadastrados.

Os números não mentem: o TikTok realmente se consolidou como o aplicativo mais popular durante a pandemia.

O que é e como funciona o TikTok?

O TikTok é um aplicativo para criar e compartilhar vídeos curtos de até 60 segundos, em formato vertical, onde você pode navegar pelos vídeos ao rolar a tela para cima e para baixo, como um feed do Instagram, mas sem precisar clicar ou passar para o lado. 

No app , os criadores têm acesso a diversas ferramentas para criar e editar conteúdos criativos, inovadores e viralizantes, como filtros, efeitos gráficos, músicas de fundo e dublagens divertidas. Com ele, é fácil se tornar um filmmaker ou um editor, mas o principal diferencial da plataforma é o seu poder de alcance e engajamento, e, sobretudo, seu algoritmo de recomendação.

O orgânico que nasce do automático

tiktok marketing digital

Diferente de redes como o Facebook, Instagram ou Twitter, você não precisa necessariamente seguir ou adicionar pessoas para receber ou compartilhar seus conteúdos. Não é necessário construir um público para exibir o que você tem para compartilhar. As configurações automáticas do aplicativo são assertivas e desenvolvidas justamente para aumentar a interação. Toda a experiência é baseada na observação e na inferência algorítmica.

Quer uma prova? Basta abrir o app agora mesmo no seu celular: a primeira coisa que você vê não é o feed dos seus amigos ou de quem você segue, mas uma página chamada “Para você”, repleta de conteúdos baseados nos vídeos que você já assistiu e de coisas que você demonstrou interesse em ver – mesmo sem ter dito, realmente, que queria.

A pergunta “o que eu devo assistir agora?” deixa de fazer parte dos seus questionamentos diários porque, com o TikTok, nunca faltará material que te interesse para você assistir.

O TikTok incentiva os usuários a pular de público em público, de tendência e tendência, e esses estímulos constantes geram uma viralidade muito forte e, sem dúvidas, viciantes.

Ou vai dizer que você nunca parou para ver um único vídeo e ficou horas rolando o feed, “pulando de galho em galho”?

Holly Logan GIF

Essa intensa viralização do conteúdo do TikTok é fácil de ser percebida, por exemplo, através das músicas utilizadas nas trends do aplicativo. Várias faixas estão se tornando famosas como “aquela lá do TikTok”, sem as pessoas nunca terem ouvido antes e sequer saberem quem é o artista – mas certamente quando a ouvem em um ambiente público, logo imaginam que há alguém rolando um feed por perto ou associam a uma dancinha famosa.

O TikTok pode até ter começado tímido, mas a sua força de alcance, influência e engajamento sobre o público atualmente é inegável.

Espera… Alcance? Influência? Engajamento? Seria essa uma mina de ouro para o Marketing Digital?

Pois é, caro leitor, nem só de coreografias decoradas vive o tal do “tico teco”.

É possível usar o TikTok de forma estratégica no marketing digital

Sim, estamos afirmando!

O crescimento assombroso do TikTok em 2020, junto com a rápida ascensão e a grande popularidade do app entre os usuários de todo o mundo, têm chamado cada vez mais a atenção de marcas e influenciadores, que rapidamente passaram a enxergar potencial na plataforma para se tornar um novo meios de produção e compartilhamento de conteúdos.

Entre as vantagens do uso estratégico da rede social pelas marcas, está o fácil acesso e diálogo com o público – especialmente os mais jovens. Com o seu caráter de entretenimento, o aplicativo trabalha justamente com o que mais chama e prende a atenção dos usuários, o que pode ser um diferencial importante para uma organização que está buscando se destacar – se usado de forma inteligente, claro.

Case: Dunkin Donuts

Dunkin Donuts America GIF by Dunkin’

Um exemplo de case de sucesso é do Dunkin Donuts: a famosa rede americana de cafeterias, no lugar de proibir o uso de redes sociais entre os funcionários, está estimulando (e pagando!) o compartilhamento de vídeos no TikTok pelos colaboradores durante o trabalho.

A ação faz parte de uma nova estratégia chamada Employee Influence e tem como objetivo tornar os funcionários embaixadores da marca. A teoria por trás da ideia surge de análises que afirmam que os clientes enxergam os colaboradores como uma das fontes mais confiáveis para aprender sobre uma marca.

E ambos saem ganhando com isso! Não só os funcionários têm mais momentos de descontração enquanto trabalham e ainda ganham uma renda extra, como também a marca passa a alcançar mais pessoas de uma forma orgânica, humana e descontraída.

“Então quer dizer que preciso transformar meus funcionários em tiktokers?”

Não necessariamente! Essa é apenas uma das diversas formas possíveis que você tem para aproveitar o TikTok na sua estratégia de marketing digital. O segredo aqui, acima de tudo, é usar a criatividade, afinal, ela é o fator primordial para o sucesso na plataforma.

É importante entender também que o app não deve ser usado somente como mais um canal de distribuição de um mesmo conteúdo ou campanha. Da mesma forma que os usuários buscam vídeos criativos e inovadores, eles também querem originalidade e constância. Portanto, é essencial estudar a plataforma e pensar de que forma a sua marca pode se comunicar através dela.

Socialize Tik Tok GIF by Adult Swim

Precisa de ideias?

Faça vídeos do cotidiano da empresa, mostre o processo de produção e embalagem dos produtos, crie vídeos curtos e informativos sobre algum conteúdo de interesse para o seu público, planeje ações em conjunto com influenciadores e até com os próprios clientes através da criação de vídeos no app.

O TikTok não é para todo mundo – e tá tudo bem!

Muitas empresas têm receio de investir no TikTok pela rede ser muito jovem. De fato, a maioria dos usuários são adolescentes ou jovens adultos, mas isso não é realmente uma questão limitadora.

Para as marcas voltadas à Geração Z (nascidos entre os anos 90 e 2010), a plataforma pode ser o lugar ideal para se conectar ao público. No entanto, a rede tem amadurecido e o número de usuários adultos vem crescendo significativamente.

O que realmente precisa ser levado em consideração na hora de escolher se aventurar pelo TikTok é o mesmo princípio usado em qualquer outra rede social: não faça só porque todo mundo está fazendo, mas sim porque sua persona está lá.

Ora, se o seu consumidor não está lá, por que você deveria?

tik tok marketing digita

Trabalhar o marketing digital do seu negócio não significa fincar raízes em todas as plataformas – às vezes nem todas conversam com o seu público ou são capazes de traduzir a sua língua. Portanto, aqui vão algumas dicas:

  • Defina o propósito da sua estratégia e quais objetivos deseja alcançar
  • Entenda quem é a sua persona, o que ela procura, onde está e, principalmente, o que espera de você
  • Encontre e defina o tom de voz da sua marca. Pense: estar em um ambiente de entretenimento e humor casa com a imagem que você que transmitir?
  • Planeje seus conteúdos e ações – viralizar é bom mas não é tão fácil assim!

Por último, conte com o apoio de quem entende do assunto e pode te ajudar a encontrar os caminhos mais assertivos e estratégicos para o sucesso do marketing da sua empresa. Entre em contato com a Atena para saber mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram @atena.marketing

Gostou desse conteúdo? Viralize nas suas redes sociais 😉

Sobre o autor: Endy Mahara

Endy é estudante de jornalismo na UFRN e uma incrível criadora de conteúdo na nossa equipe Atena. Seu feed do Instagram coleciona fotos lindas e bem pensadas, demonstrando sua criatividade e cuidado com a estética. Além disso, ela também produz para um blog pessoal e é apaixonada por músicas, viagens e boas histórias.

Deixe um comentário