Tráfego orgânico: como arrasar nas métricas do seu site

Todo mundo gosta de ter um site ou blog com muitas visitas, não é? Os cliques, além de serem um símbolo do sucesso do seu conteúdo, também representam uma maior probabilidade de conversão em vendas.

Porém, para alcançar um bom tráfego orgânico — aquelas pessoas que descobrem o seu site de forma natural, através de pesquisas em buscadores como Google e Bing — é preciso muito trabalho e paciência para aguardar os resultados.

Para te ajudar nessa jornada, vamos dar algumas dicas de como melhorar a estrutura do seu texto. Se você quiser saber mais, vale a pena dar uma olhada nos posts mais antigos do Blog da Atena, ok?

Vem com a gente!

Pense muito bem no título

Gif do ator Evan Peters fazendo uma pesquisa no Google.

O título é essencial para atrair pessoas para o seu site. Ele precisa ser claro, objetivo e chamativo.

Mas por onde começar? É essencial que você tenha uma palavra-chave ou frase-chave que seja uma síntese do seu post. 

Por exemplo, esse post que você está lendo tem a palavra chave “tráfego orgânico”, mas poderia ser ainda mais específica como “tráfego orgânico o que é” ou “como fazer tráfego orgânico”.

Dessa forma, quando o usuário pesquisar pela palavra ou frase, o buscador pode orientar o seu link.

Atenda uma necessidade do público

Ilustração colorida de 4 pessoas, homens e mulheres, representando diversidade de público.

Criar conteúdo útil para o seu cliente é uma forma muito eficiente de criar ligações e tornar-se uma fonte de credibilidade no assunto.

Quando você conhece o seu público, fica mais fácil conhecer as necessidades, dúvidas e potenciais pesquisas que ele pode fazer. Gênero, etnia, idade, hobbies… Tudo isso é relevante.

Você já ouviu falar em “personas”? É um ótimo jeito de conhecer o seu público e criar conteúdos úteis para estas pessoas. Recomendamos a leitura do nosso texto “7 passos para fazer um Mapa de Empatia para Negócios“, que fala sobre este assunto.

Atenção aos links

É importante que o seu texto tenha links relevantes, tanto internos — do seu próprio site — quanto externos — para fontes confiáveis, de preferência.

Para os buscadores, esta técnica é chamada de “link building” e aumenta a credibilidade da sua página, pois demonstra para os algoritmos que os assuntos estão conectados.

Invista em SEO

SEO é uma das siglas mais importantes da década para os criadores de conteúdo e significa Search Engine Optimization, em tradução: “Otimização para motores de busca”.

Mas o que é isso? De maneira simplificada, é uma série de técnicas que são utilizadas no seu site e em textos em blogs. O SEO ajuda os buscadores a encontrarem o seu conteúdo e mostra para eles que o seu post é relevante para quem está realizando uma pesquisa.

É importante investir em posts bem escritos, com uma estrutura adequada e uma leitura fluida que facilite o “scanning” — uma leitura mais superficial realizada pelo leitor quando ele(a) precisa encontrar uma informação rapidamente. 

Se você quer saber um pouco mais sobre como funciona este processo, vale a pena conferir o texto “Google? SEO? O que você precisa saber para começar?”.

Gif ilustrado de uma mão verificando métricas de site com uma lupa

Quer aumentar a produção de conteúdo de qualidade no seu site? Converse com a Atena Marketing!

Sobre o autor: Alvaro Hendrick

Alvaro Hendrick é redator, supervisor e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor (tem alguns trabalhos publicados na Amazon e no Medium) e podcaster independente.

Deixe um comentário