O poder do Branded Content: quando o conteúdo fortalece a voz da marca

O termo “branded content” pode não ser muito conhecido fora das agências publicitárias, mas ele já está entre nós há décadas. Hoje, entretanto, com uma face muito mais moderna, adaptável e focada em nichos específicos e pode ser realizado nos mais diversos formatos.

Branded content: o que é?

Branded content pode ser traduzido livremente como conteúdo de marca, se referindo à origem publicitária e comercial de um conteúdo veiculado. Normalmente, conteúdos de marca possuem informações úteis que atendem às necessidades do seu público.

Vídeos, podcasts, sites especiais com conteúdo gratuito, livros e e-books… O branded content pode ser explorado de diversas maneiras, para os mais diversos objetivos da sua marca: 

  • Quer gerar mais engajamento com conteúdo de relevância? 
  • Quer investir em credibilidade para se tornar uma referência na área? 
  • Prefere focar em fidelização dos seus consumidores?
  • Precisa aumentar a sua presença na internet?

Quais os benefícios do branded content?

Você pode estar se perguntando quais são os benefícios de inserir estratégias de branded content no planejamento de Marketing Digital. Confira:

  • Credibilidade e relevância

Criar branded content demonstra que você tem o domínio sobre uma especialidade ou assunto. Buscar especialistas que tragam informações seguras e úteis pode ser uma boa maneira de tornar-se mais relevante tanto no digital quanto no “off”.

  • Reconhecimento de marca

Quando uma pessoa se dispõe a ouvir o que sua empresa tem a dizer, ela provavelmente já tem alguma familiaridade com o assunto ou com a marca. Com o tempo, essa relação é estreitada através de ações, diálogo e, claro, conteúdo.

  • Agrega valores

Qual é a essência do seu negócio? Quais valores podem ser agregados à linguagem da sua marca? O branded content é uma das maneiras de mostrar que alguns valores do usuário também se aplicam à identidade da marca, gerando identificação. 

  • Relacionamento

Um dos principais objetivos da realização do branded content é manter um bom relacionamento com fãs e usuários da marca. O engajamento através das interações gera fidelização dos ouvintes que, por sua vez, pode gerar conversão.

  • Conversão a médio e longo prazo

O espaço do branded content é seu. Isso significa que você pode usar de maneira inteligente para converter em vendas de serviços ou produtos. Seja em um “anúncio” tradicional inserido entre blocos de conteúdo ou em forma de “testemunhal”.

  • Maior presença digital 

Ter um site e redes sociais, às vezes, pode não ser o suficiente para a sua estratégia. Nesses casos, o branded content surge como uma atividade que fortalece a imagem da empresa e movimenta as postagens com conteúdos úteis para o usuário. Além disso, sua empresa estará em um ambiente virtual muito menos saturado de publicidade, o que facilita o alcance.

Conheça exemplos de branded content

Você provavelmente já deve ter visto algum site de receitas feito por uma empresa de maioneses, um videoclipe/single patrocinado por refrigerantes ou até mesmo um canal do YouTube com dicas para cuidar da casa.

O branded content já está na nossa sociedade, nos mais variados formatos. Os podcasts, por exemplo, são uma grande potência desse setor, abrindo as possibilidades para os mais diferentes temas. Veja três cases interessantes:

  • Fluency Academy – Fluency TV (podcasts e web)

Imagem de episódio

Imagem: Reprodução/Fluency TV

 

A Fluency Academy é uma escola online de idiomas que optou por oferecer, gratuitamente, materiais em áudio com aulas e dicas diretamente nas plataformas de podcast (Spotify, Google Podcasts, Deezer e Apple Podcasts) e um website chamado Fluency TV. Existem séries específicas para quem quer aprender inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. Clique aqui e ouça o podcast Fluency TV Inglês.

  • Uber – Fala Parceiro (podcast)

Reprodução: Google Podcasts/Fala, Parceiro (Uber)

O Uber optou por fortalecer a comunicação com os motoristas parceiros com o podcast “Fala Parceiro”. Como? Oferecendo notícias, informações úteis, dicas de segurança, tecnologia e até mesmo pautas de cunho social e posicionamento de marca.

Clique aqui e ouça o podcast “Fala Parceiro”.

  • Itaú – Leia para uma criança (livros, aplicativo e web)

Celulares mostram alguns livros disponíveis na estante virtual do site do Itaú.

Reprodução: Itaú

Reprodução: Itaú

Uma ação muito popular no Brasil é a distribuição de livros infantis realizada pelo Itaú na campanha anual “Leia para uma Criança” que, além de estimular a leitura de livros físicos, também passou a oferecer materiais interativos no aplicativo especial e uma estante virtual com livros gratuitos e digitais para crianças (sendo possível recebê-los até mesmo pelo WhatsApp).

 

Curtiu as iniciativas e já está pensando na sua criação de conteúdo? Deixe seu comentário!

——–

Ficou curioso(a) para saber mais sobre essas plataformas? Quer saber o que é preciso fazer antes de colocar a mão na massa? Fique atento ao blog da Atena Marketing e descubra na segunda parte desse post que vai ao ar na próxima semana: “Branded Content: por onde começar?”! 

Você também pode entrar em contato com a Atena para saber mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing ⚔️

Sobre o autor: Alvaro Hendrick

Alvaro Hendrick é redator, supervisor e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor (tem alguns trabalhos publicados na Amazon e no Medium) e podcaster independente.

Deixe um comentário