Popularidade é diferente de influência

Popularidade não é a mesma coisa que influência. 

Se você pretende, no futuro próximo, contratar influenciadores que possam dar um boost na sua marca, é melhor seguir com precaução. 

Antes de tudo, é essencial ter uma equipe especializada em publicidade e marketing digital que entenda seu público, as necessidades dos seus consumidores e, claro, as suas necessidades. Como o investimento em marketing de influência não é a coisa mais barata do mundo, ter precaução pode te salvar de uma grande enrascada com custos altíssimos — percepção de marca destruída, identificação zero por parte do público do influenciador e até mesmo repercussão negativa.

Marketing de Influência: por onde começar

É muito importante verificar de que maneira aquela pessoa ou canal pode adicionar valor ao seu negócio. Criar a sua estratégia utilizando apenas “influenciadores” com centenas de milhares de seguidores talvez não seja uma boa ideia.

Para facilitar a compreensão, vamos criar uma figura imaginária chamada Chuck, que será o nosso influenciador para esta explicação.

Mais do que tudo, Chuck tem uma persona digital — algo fabricado ao longo do tempo através da criação de conteúdo e de imagem — e precisa gerar engajamento com outras pessoas com interesses parecidos. Não adianta muito, por exemplo, se ele anunciar um produto de cabelo sendo um influencer de tecnologia.

Não me entenda mal: isso não quer dizer que ele não possa gerar resultados, mas pode parecer muito mais artificial e os seguidores de Chuck talvez não se importem tanto com aquela mensagem no fim das contas.

Conteúdo e influência: tenha atenção!

Conteúdo precisa de autenticidade e credibilidade. Esses valores, tão requisitados atualmente, precisam ser construído com muito cuidado. Se o conteúdo parece falso, pode haver um backfire (expressão que significa, basicamente, que o “tiro saiu pela culatra) para a marca. 

Um desses exemplos aconteceu recentemente no mundo dos games. A Microsoft, proprietária da marca de consoles de videogame Xbox, investiu em influenciadores para a divulgação de jogos originais exclusivos e do próprio console.

Reprodução: Microsoft

Se você não está por dentro desse mundo, vou dar um pouco de contexto: jogos exclusivos são um grande peso na balança na hora da compra. Se você, por exemplo, comprar o console da concorrência, jamais poderá aproveitar aquele título específico. Por esse motivo, os jogos exclusivos são uma grande cartada para conquistar o consumidor final.

Voltando ao exemplo do Xbox: algo deu errado na comunidade de fãs da marca. Os jogadores que são advogados do console relembraram episódios em que alguns dos influenciadores contratados falavam mal do produto. Palavras de baixo calão, generalizações, xingamentos que dizem respeito ao desempenho da máquina e muito mais.

Os resultados da campanha, que procurava não apenas divulgar o produto para novos consumidores em potencial, mas também fidelizar os fãs, não teve a repercussão esperada. Comentários nos vídeos apontavam a ineficiência da empresa em conhecer as pessoas da própria comunidade e cobravam um reposicionamento. Até o momento em que este post foi escrito, isso não foi feito e não houve menção nos canais oficiais da Microsoft no Brasil.

Existem inúmeros cases de fracasso desse tipo

Por falta de planejamento ou visão, uma marca de relógios digitais estava utilizando o alcance dos ex-BBBs (da vigésima edição do programa) quando eles saíam da casa. Quase todos receberam o produto e fizeram uma “leitura” ou interpretação de um texto pronto. O problema aconteceu quando o participante Felipe Prior fez o “anúncio” de forma robotizada e sem envolvimento pessoal. 

Além das polêmicas envolvendo o participante fora da casa, a publicidade deu totalmente errado. Nota zero para esse marketing de influência que levou em consideração apenas o número expressivo de seguidores (cerca de 6,2 milhões).

Para finalizar…

Marketing precisa de pesquisa, planejamento e estudos. Só assim os efeitos virão da maneira certa: com resultados e eficiência. 

Lembre-se: mais do que quantidade, precisamos de qualidade.

 

Ficou com dúvidas? Marketing digital é a resposta! Entre em contato com a Atena e saiba mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing

Compartilhe

Escrito por: Alvaro Hendrick
Alvaro Hendrick é redator, supervisor e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor (tem alguns trabalhos publicados na Amazon e no Medium) e podcaster independente.
Évora (ou Ervs) é estudante de Publicidade e Propaganda pela UFRN e é apaixonada pelo seu curso. Por falar em paixão, se encontrou na área de Gestão e Estratégia graças ao estágio na Atena. Fora essa, também coleciona muitas outras como o amor incansável por Beyoncé, Sitcoms e seus times do coração. Sagitariana e sonhadora, enxerga a comunicação como uma oportunidade linda e inigualável de ser quem realmente é, e alcançar voos altos.

Gisele Viçosa é estudante de publicidade e propaganda (UFRN). Sua criatividade passa em aquarelas, desenhos abstratos e uma trilha sonora que inclui Liniker, Florais da Terra Quente, Chapéu de Palha, Tim Bernardes, Terno Rei e, principalmente, Anavitória. Apegada às memórias, Gi registra sua vida em fotos, vídeos e cartas, e tem um amor por pizzas. Interessada em conceitos como energias, universos, efeito borboleta, destino e conexões, ela encara a vida como uma eterna descoberta, especialmente em sua nova jornada em Natal (e próximos destinos).

Thainá é estudante de publicidade e propaganda na UFRN, nascida em terras potiguares no dia do nordestino. Hoje está formando o time da Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia. Libriana indecisa, de sorriso fácil e cachos no cabelo, acredita que a comunicação é um passo para dar visibilidade e inspirar pessoas.
Maisa é espontaneidade, é arte de museu e poesia de muro. Apreciadora de podcast, Taylor Swift e Clarice Lispector, tem descoberto mais sobre o amor ao ler Bell Hooks. Na procura do seu sonho e fugindo do sol do Piauí (como costuma dizer) veio, não ironicamente, parar na cidade do sol. Hoje, estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, está na Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia.

Caicoense, mãe de uma menina, graduada em Comunicação e Marketing. Atua na Atena como Gestora de Projetos e Consultora. Nas horas vagas, estuda a doutrina espírita, assuntos do mundo da ufologia e atua em um projeto social que teve iniciativa desde 2020  (Instagram @mamaesquedoam).

Estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, Sabrina faz parte do time de Gestão e Estratégia na Atena. Amante das artes e da dança desde pequena, hoje alia sua criatividade e ensinamentos da dança à área comunicação social com profissionalismo e entusiasmo. Para além do trabalho, ela enxerga a comunicação como algo essencial ao ser humano e leva consigo o desejo de impactar o mundo através dos ideais em que acredita.
Formada em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O meu trabalho é voltado para o mercado editorial, criação, aplicação e desenvolvimento de marcas, e mídias sociais.
Estudante de Audiovisual, Ricardo é estagiário de conteúdo. Interessadíssimo em dramaturgia para telas, se pudesse, passaria boa parte do seu dia a frente de uma TV assistindo novelas e séries ou indo a uma sala de cinema para ver filmes. Tem participado do fomento ao audiovisual potiguar, passando por experiências nas áreas de roteiro, direção e produção.
É graduada em Comunicação Social Jornalismo e mestra em Comunicação e Estudos da Mídia pela UFRN. Possui MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio. Tem experiência como repórter, assessora de comunicação e hoje atua como Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena. No Instagram, atende por @larimouraa
Kevin é produtor de conteúdo audiovisual na Atena. Graduado em Publicidade e Propaganda pela UnP, atua no mercado publicitário potiguar desde 2011, quando iniciou sua carreira como social media e diretor de arte. Hoje, dedica-se à sua paixão pela fotografia e criação de vídeos
Amante de todas as artes, é estudante de Design Gráfico na UNP. Já passou pela pintura, teatro, dança entre outros e se encontrou no design onde ela pode expressar a arte de forma mais tecnológica.
Criador de conteúdo na Atena, Eduardo é estudante de Jornalismo na UFRN. Grande admirador das diversas expressões artísticas, ele se aventura na arte da fotografia e escreve textos, poemas e músicas. Os seus hobbies favoritos é ler livros e ouvir e analisar álbuns musicais.

Estudante de Design na UFRN, Eduarda faz parte do time de Criação de Artes na Atena. Ela também ama fazer pinturas, desenhos realistas e artísticos, esculturas e fotografia, buscando sempre deixar um pouco da sua personalidade nos seus trabalhos e artes.

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram: @espacocecissol. Ela acredita que a escrita e arte transformam vidas, e fala isso por experiência própria.

Carol é desenvolvedora front-end nascida em Osasco SP, apaixonada por tecnologia, se formou em redes de computadores e acredita que a tecnologia é um direito de todos e quer mudar o mundo através da tecnologia.

Estudante de Jornalismo na UFRN, paraibana e entusiasta de esportes. Seu passatempo favorito é ler, e a astronomia é uma das coisas que mais a fascina. Acredita na comunicação como forma de ferramenta social.

Designer durante o dia e artista no tempo livre, Asafe é natural de Feira de Santana – BA e desde pequeno sempre gostou de criar coisas. Faz parte do time de criação de artes da Atena e ama ilustração e 3D, mas secretamente tem uma grande paixão por música.

Oi, me chamo Breno. Sou apaixonado pelo mundo do design e da tecnologia. Adoro experimentar coisas novas e aprender com elas.

Alvaro Hendrick é redator e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor e tem alguns trabalhos publicados na Amazon. Ele também produz um podcast chamado “É Sobre Isto Podcast”, disponível em todas as plataformas de streaming.
Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena, Mayse Araújo atua na área de Comunicação desde 2007, e nas áreas Comercial e Financeira desde 2013. É formada em Jornalismo, e atualmente cursa Economia na UFRN. É entusiasta do Marketing Digital e de Conteúdo, estudiosa do Feminismo e acredita na seguinte máxima: se você não entende de pessoas, então você não entende de negócios.
Sócia-diretora, e também gestora de recursos e finanças da Atena, Melissa Zanin tem uma identidade (nada) secreta de atriz e produtora. Com sangue mineiro, adora ir ao teatro, cinema, é estudante de filosofia e adora ler sobre assuntos extraterrenos (não ria). Por aqui, é também conhecida como “a mulher do dinheiro”.
Diretora da Atena, Andressa atua como jornalista e gestora de Marketing Digital desde 2011, já tendo passado pelos setores público, privado e terceiro setor, com experiência na gestão de comunicação em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo (UFRN) e Direito (UFRN), pós graduada em Cinema (UFRN), e possui MBA em Marketing Estratégico (UNI-RN) e Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios (PUCRS).

Jornalismo digital

Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?

Jornalismo e crítica cultural

Gestão do tempo e organização

Como tirar o seu projeto do papel

Marketing para projetos culturais

Divulgação de projetos

Escrita para Web

Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores