3 motivos para não abandonar a comunicação durante a crise

Em momentos de crise financeira ou algum acontecimento negativo, é comum que algumas empresas entrem em “modo de defesa” ao cortar gastos e priorizar determinados setores. Temos três motivos para você não fazer isso — e manter a comunicação ativa.

01. PROTEJA-SE DA CHUVA

Você precisa ter alguém para segurar o guarda-chuva enquanto você trabalha. Esta analogia é clara, mas merece explicação: dependendo do tamanho da sua empresa, não tem como você focar na resolução de problemas e manter uma comunicação eficiente de maneira independente.

Cuidado pra não se molhar!

É bem provável que a sua empresa não tenha um setor de marketing definido, portanto, é necessário manter profissionais habilitados para “segurar a onda” enquanto você resolve o principal: a crise. Nesse caso, é preciso confiar no investimento em comunicação e acreditar na volta por cima.

02. VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO? 

Manter uma boa comunicação com seus clientes em momentos de crise é essencial para o bom gerenciamento da mesma. Se a crise foi tratada com transparência desde o início do problema, é esperado que haja uma grande demanda de comunicação por parte dos clientes com a empresa. Isso é válido para cancelamentos, pedidos de desculpas ou dificuldades aleatórias que possam ocorrer.

Manter todos os clientes bem informados, com suas perguntas respondidas e um sentimento de “honestidade” é o cenário ideal para criar “advogados” da sua marca. Advogados são pessoas que entendem e defendem a sua empresa mesmo em momentos de crise e é para elas que boa parte da comunicação, em casos negativos, precisa ser direcionada.

03. O TEMPO PASSA

Antes de tudo, mantenha a calma diante da crise. Se você passar por uma situação negativa, interna ou externamente, é preciso saber que o tempo (e o trabalho eficiente realizado nesse período) pode trazer resoluções para os problemas. É difícil manter o foco e a paciência, mas, ter profissionais por perto pode ajudar.

Seja com tratamento de imagem, promoções ou gratificações que recuperarão a confiança dos clientes, a comunicação e o marketing podem ajudar a diminuir (e até mesmo anular!) os efeitos do problema.

Todas as empresas podem passar por crises, afinal, são geridas por pessoas que podem cometer erros. É natural. Entretanto, é preciso manter a calma e verificar as prioridades para não aumentar a “bola de neve”. Converse com o seu profissional de comunicação e estude as melhores alternativas para a sua situação!

Ficou com dúvidas? Marketing digital é a resposta! Entre em contato com a Atena e saiba mais! ? (84) 2040-1855

Sobre o autor: Alvaro Hendrick

Alvaro Hendrick é redator, supervisor e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor (tem alguns trabalhos publicados na Amazon e no Medium) e podcaster independente.

Deixe um comentário