O que é storytelling? A arte de encantar contando histórias

O ser humano já se desenvolve com a habilidade de contar histórias, seja quando relatamos algum momento das nossas vidas ou simplesmente quando há o desejo de inventar algo novo, colocar um brilho nos olhos de quem escuta.

O storytelling nada mais é do que um momento em que você contará uma história, mesmo que isso ultrapasse uma narrativa comum. Com essa técnica, você pode se sentir o próprio roteirista de um filme Hollywoodiano e, ainda por cima, conseguir transmitir a sua mensagem de uma maneira que o público-alvo simpatize.

Preparado para saber mais a respeito do que é storytelling?

O que é storytelling?

Storytelling

Você já deve ter captado, mais ou menos, a alma da estratégia. No entanto, muito além de uma narrativa comum, a técnica de storytelling envolve todo o processo de encantamento e elementos de escrita que vão trazer os seus leitores para mais perto.

Como estamos submetidos aos conteúdos durante boa parte dos nossos dias, o ideal é buscar um ponto diferencial para não acabar fazendo mais do mesmo. Por isso, ser exclusivo aos olhos do cliente, sem dúvida alguma, é uma jogada de mestre.

Para que isso seja possível, e o seu negócio possa prosperar, é preciso saber que o storytelling é uma arte. Sim, exatamente, como a literatura. Você precisa saber contar, desenvolver e adaptar histórias, não basta jogá-las no ar.

Dentro dessa técnica, você pode utilizar personagens, ambientes, conflitos e, por fim, uma mensagem. Sabe quando líamos contos de fadas na infância e sempre havia uma lição no final de tudo? Agora temos a oportunidade de reviver tudo isso. No entanto, agora, o seu principal objetivo é conseguir criar um vínculo emocional com o leitor.

Importância da estratégia

Quando somos capazes de contar boas histórias, a possibilidade de gerar um interesse no leitor é ainda maior. Assim, você garante para o seu negócio um material único. Mesmo que o tema seja desgastado, se há a possibilidade de inserir um toque inovador nele, uma nova perspectiva irá surgir.

As histórias levam o nosso público para uma nova jornada, seja ela em Marte ou aqui mesmo, na Terra. Não há nenhum motivo para que você comece a escrever uma enciclopédia na internet, então, volte-se para o lúdico e toque na emoção do público-alvo.

A empatia também faz parte do processo do storytelling, já que é necessário pensar no seu público, imaginando quais reações e emoções serão desencadeadas com um novo conteúdo. Por isso, esteja sempre de olho em seus interesses para oferecer o que se espera.

Quais os principais pontos do storytelling?

Storytelling

Mesmo que o método não possa ser seguido como uma receita da nossa comida favorita, existem alguns pontos que podem, sim, ser abordados para ampliar os seus horizontes.

Tendo em vista que você já sabe o que é storytelling, vai ser fácil conseguir inserir os elementos na sua narrativa.

1- Mensagem

O método pode ser dividido em duas partes:

 

  • story: a história em si e a mensagem que será transmitida por meio dela;
  • telling: o modo como essa mensagem será apresentada para o público.

 

Ainda que a mensagem seja forte, é possível que ela apresente resultados positivos, mesmo com um telling fraco. No entanto, se o recado a ser transmitido não tenha sustentação, então será bem difícil conseguir salvar o conteúdo.

A ideia que o seu negócio deseja passar precisa deixar marcas, permitindo que o público reflita a respeito. Saber conciliar ambas as partes é o ideal.

2- Ambiente

Toda história precisa ter uma ambientação, então por que a sua precisaria ser diferente? Escolha um local onde a narrativa será passada. Descreva-o para que o público consiga se inserir naquela nova realidade.

3- Personagem

Da mesma maneira que uma história não sobrevive sem um cenário, ela também não existe sem os seus personagens. São eles quem irão encarar toda a jornada proposta no roteiro e, por meio deles, será possível transmitir a mensagem central.

4- Conflito

Um dos fatores que mais traz audiência para uma história é, justamente, o conflito. Dessa maneira, o desafio deve ser imposto para que o personagem tenha uma motivação para seguir adiante. Um conflito ilógico e com pouco detalhamento, com toda a certeza, não chamará a atenção.

Esse elemento em específico deve receber uma atenção redobrada. Quanto mais elaborado e coerente, mais fácil será chamar a atenção do público. Conquistas que vêm com muita facilidade não são valorizadas.

Storytelling no Marketing de Conteúdo

Storytelling

Se você começou a ler este conteúdo justamente por estar em busca de uma ajudinha com o Marketing de Conteúdo, então saiba que conseguiu chutar para o gol. Os quatro elementos citados anteriormente vão se encaixar direitinho nos seus propósitos.

Nesse caso, o personagem da história é você mesmo, que encontrou uma motivação para encarar o conflito de descobrir o que é storytelling. Dessa maneira, acabou se envolvendo em uma jornada, consumindo conteúdos para alimentar a sua experiência.

O ambiente, de modo geral, é a internet e os meios que você utiliza para a divulgação. A mensagem fica por sua conta, de acordo com o que deseja passar. No Marketing de Conteúdo, os conceitos relacionados à persona e intenção do usuário acabam por se ligar diretamente ao storytelling.

—-

Agora que você já sabe o que é storytelling, é bem provável que tenha saído deste artigo um pouco mais preparado para encarar o mundo digital. Lembre-se sempre de criar um enredo completo, detalhado e que vise os sentimentos e interesses do seu público-alvo.

Quer saber mais sobre esse tema? Então não precisa encarar uma árdua jornada! Entre em contato com a Atena Marketing! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing ⚔️

Sobre o autor: Ana Luiza Lisboa
Ana Luiza é estagiária em produção de conteúdo na Atena. Atualmente, cursa Letras (Língua Portuguesa), é escritora independente de ficção e faz pesquisas na área de Linguística Cognitiva.
Thainá é estudante de publicidade e propaganda na UFRN, nascida em terras potiguares no dia do nordestino. Hoje está formando o time da Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia. Libriana indecisa, de sorriso fácil e cachos no cabelo, acredita que a comunicação é um passo para dar visibilidade e inspirar pessoas.
Maisa é espontaneidade, é arte de museu e poesia de muro. Apreciadora de podcast, Taylor Swift e Clarice Lispector, tem descoberto mais sobre o amor ao ler Bell Hooks. Na procura do seu sonho e fugindo do sol do Piauí (como costuma dizer) veio, não ironicamente, parar na cidade do sol. Hoje, estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, está na Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia.

Caicoense, mãe de uma menina, graduada em Comunicação e Marketing. Atua na Atena como Gestora de Projetos e Consultora. Nas horas vagas, estuda a doutrina espírita, assuntos do mundo da ufologia e atua em um projeto social que teve iniciativa desde 2020  (Instagram @mamaesquedoam).

Estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, Sabrina faz parte do time de Gestão e Estratégia na Atena. Amante das artes e da dança desde pequena, hoje alia sua criatividade e ensinamentos da dança à área comunicação social com profissionalismo e entusiasmo. Para além do trabalho, ela enxerga a comunicação como algo essencial ao ser humano e leva consigo o desejo de impactar o mundo através dos ideais em que acredita.
Formada em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O meu trabalho é voltado para o mercado editorial, criação, aplicação e desenvolvimento de marcas, e mídias sociais.
Estudante de Audiovisual, Ricardo é estagiário de conteúdo. Interessadíssimo em dramaturgia para telas, se pudesse, passaria boa parte do seu dia a frente de uma TV assistindo novelas e séries ou indo a uma sala de cinema para ver filmes. Tem participado do fomento ao audiovisual potiguar, passando por experiências nas áreas de roteiro, direção e produção.
É graduada em Comunicação Social Jornalismo e mestra em Comunicação e Estudos da Mídia pela UFRN. Possui MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio. Tem experiência como repórter, assessora de comunicação e hoje atua como Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena. No Instagram, atende por @larimouraa
Kevin é produtor de conteúdo audiovisual na Atena. Graduado em Publicidade e Propaganda pela UnP, atua no mercado publicitário potiguar desde 2011, quando iniciou sua carreira como social media e diretor de arte. Hoje, dedica-se à sua paixão pela fotografia e criação de vídeos
Amante de todas as artes, é estudante de Design Gráfico na UNP. Já passou pela pintura, teatro, dança entre outros e se encontrou no design onde ela pode expressar a arte de forma mais tecnológica.
Criador de conteúdo na Atena, Eduardo é estudante de Jornalismo na UFRN. Grande admirador das diversas expressões artísticas, ele se aventura na arte da fotografia e escreve textos, poemas e músicas. Os seus hobbies favoritos é ler livros e ouvir e analisar álbuns musicais.

Estudante de Design na UFRN, Eduarda faz parte do time de Criação de Artes na Atena. Ela também ama fazer pinturas, desenhos realistas e artísticos, esculturas e fotografia, buscando sempre deixar um pouco da sua personalidade nos seus trabalhos e artes.

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram: @espacocecissol. Ela acredita que a escrita e arte transformam vidas, e fala isso por experiência própria.

Carol é desenvolvedora front-end nascida em Osasco SP, apaixonada por tecnologia, se formou em redes de computadores e acredita que a tecnologia é um direito de todos e quer mudar o mundo através da tecnologia.

Estudante de Jornalismo na UFRN, paraibana e entusiasta de esportes. Seu passatempo favorito é ler, e a astronomia é uma das coisas que mais a fascina. Acredita na comunicação como forma de ferramenta social.

Designer durante o dia e artista no tempo livre, Asafe é natural de Feira de Santana – BA e desde pequeno sempre gostou de criar coisas. Faz parte do time de criação de artes da Atena e ama ilustração e 3D, mas secretamente tem uma grande paixão por música.

Oi, me chamo Breno. Sou apaixonado pelo mundo do design e da tecnologia. Adoro experimentar coisas novas e aprender com elas.

Alvaro Hendrick é redator e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor e tem alguns trabalhos publicados na Amazon. Ele também produz um podcast chamado “É Sobre Isto Podcast”, disponível em todas as plataformas de streaming.
Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena, Mayse Araújo atua na área de Comunicação desde 2007, e nas áreas Comercial e Financeira desde 2013. É formada em Jornalismo, e atualmente cursa Economia na UFRN. É entusiasta do Marketing Digital e de Conteúdo, estudiosa do Feminismo e acredita na seguinte máxima: se você não entende de pessoas, então você não entende de negócios.
Sócia-diretora, e também gestora de recursos e finanças da Atena, Melissa Zanin tem uma identidade (nada) secreta de atriz e produtora. Com sangue mineiro, adora ir ao teatro, cinema, é estudante de filosofia e adora ler sobre assuntos extraterrenos (não ria). Por aqui, é também conhecida como “a mulher do dinheiro”.
Diretora da Atena, Andressa atua como jornalista e gestora de Marketing Digital desde 2011, já tendo passado pelos setores público, privado e terceiro setor, com experiência na gestão de comunicação em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo (UFRN) e Direito (UFRN), pós graduada em Cinema (UFRN), e possui MBA em Marketing Estratégico (UNI-RN) e Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios (PUCRS).

Jornalismo digital

Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?

Jornalismo e crítica cultural

Gestão do tempo e organização

Como tirar o seu projeto do papel

Marketing para projetos culturais

Divulgação de projetos

Escrita para Web

Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores