Gatilhos mentais: descubra como aplicar essa estratégia de marketing de conteúdo

No marketing de conteúdo, os gatilhos mentais funcionam como motivadores psicológicos que levam às pessoas à ação. Eles são um elemento essencial da escrita persuasiva e ajudam a despertar emoções por meio de frases ou palavras de impacto. Em suma, são utilizados com o objetivo de convencer o leitor/consumidor a realizar uma ação – neste caso, a compra do um produto ou serviço.

Uma espécie de facilitador do cérebro para tomada de decisão, os gatilhos mentais são elementos que partem de princípios psicológicos que estruturam o nosso comportamento e, quando usados de maneira inteligente e estratégica, são o principal segredo para prender a atenção e convencer o seu público sobre o que está sendo oferecido.

Dentre esses princípios, os mais utilizados na publicidade são:

Reciprocidade

Usado para conquistar a confiança do público, estimulando o sentimento de retribuição.

Exemplo: “Cadastre-se na nossa plataforma e experimente os primeiros 30 dias grátis”

Compromisso e coerência

Funciona a partir das interações entre persona e marca, e demanda a honestidade no conteúdo produzido, ou seja: apresente apenas informações verdadeiras, não faça promessas que não irá cumprir e assuma uma posição coerente em todas as suas ações.

Aprovação social

O ser humano tem a tendência de agir conforme o coletivo, portanto, são mais facilmente convencidas sobre um produto/serviço após receberem feedbacks de quem já utilizou –  afinal, ninguém quer ser o primeiro a testar algo novo. Neste caso, a dica é utilizar depoimentos, cases de sucesso e números que validam o seu argumento. 

Afeição

Criar um vínculo, uma conexão, com o seu público é uma das melhores formas de engajar e persuadir. Por isso, conheça a sua persona, suas dores e necessidades, e utilize uma linguagem simples e que dialogue com o que ela precisa e quer ouvir. Faça-a se identificar com a sua marca.

Autoridade

Pessoas públicas, famosos ou especialistas transmitem um alto nível de confiança e credibilidade sobre um produto/serviço. Por isso, uma outra dica é apostar em nomes ou instituições que podem ser reconhecidos pelo seu público – e, claro, que sejam coerentes com o que você tem a oferecer.

Escassez

Fale sobre o que é único ou exclusivo na sua empresa e destaque o que está faltando ou prestes acabar. Oportunidades menos disponíveis tendem a ser mais valiosas em um texto persuasivo e gera mais desejo no consumidor.

Exemplos: “Esta promoção acaba em X horas e Y minutos”; “Últimas vagas disponíveis”;

E então, deu para entender o que são e como funcionam os gatilhos mentais? Quer saber mais sobre como usá-los na sua estratégia de marketing digital? Entre em contato com a Atena Marketing! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing ⚔️

Sobre o autor: Endy Mahara

Endy é estudante de jornalismo na UFRN e uma incrível criadora de conteúdo na nossa equipe Atena. Seu feed do Instagram coleciona fotos lindas e bem pensadas, demonstrando sua criatividade e cuidado com a estética. Além disso, ela também produz para um blog pessoal e é apaixonada por músicas, viagens e boas histórias.

Deixe um comentário