Mapa de Empatia: o que é, por que é importante e como criá-lo
Ilustração sobre Mapa de Empatia

Criar um Mapa de Empatia para Negócios pode ser uma excelente maneira de entender o seu cliente a partir da persona. 

No mapa desenvolvido pelo site Gamestorming que ilustra o nosso post, é possível colocar no papel tudo de mais importante para entender as nuances da personalidade de cada cliente ilustrado no planejamento.

Continue lendo este post e descubra mais sobre o que é e como aplicar no dia a dia da sua empresa, especialmente se você precisa começar a criar um planejamento de Marketing Digital.

Afinal, o que é o Mapa de Empatia? 

O Mapa de Empatia é uma ferramenta visual que visa criar um entendimento profundo e holístico do cliente, indo além de simples dados demográficos

Ilustração Mapa de Empatia para Negócios

 

Desenvolvido para que as empresas possam se colocar no lugar do consumidor, esse mapa oferece uma representação gráfica das emoções, comportamentos, desafios e aspirações que moldam a jornada do cliente.

Ao invés de se concentrar apenas em dados quantitativos, o Mapa de Empatia busca compreender o que motiva e influencia as decisões do cliente. 

Ele é dividido em seções que exploram aspectos como as dores e ganhos do cliente, suas preocupações e desejos, permitindo uma visão completa da experiência do cliente

Em última análise, o Mapa de Empatia se torna uma ferramenta estratégica, capacitando as empresas a desenvolverem campanhas e mensagens que ressoam genuinamente com seu público.

Como o nome sugere, a ideia é colocar sobre o papel todas as informações a respeito da personalidade do cliente.

  • Por quem estamos tendo empatia? Quem é esta pessoa?
  • O que ele precisa fazer? Que decisões ele tem que fazer?
  • O que ele vê? O que ele consome? Por onde ele navega?
  • O que ele diz? O que ele tem a dizer?
  • O que ele faz? Qual o seu comportamento?
  • O que ele escuta? O que outros estão dizendo a ele? O que ele ouve dos amigos?
  • O que ele pensa e sente?
  • Quais as suas dores (frustrações, medos, ansiedades)? Quais as suas necessidades (esperanças, sonhos, desejos)?

7 passos para utilizar o mapa de empatia na sua empresa

Ilustração de mapa de empatia para negócios

Se você já criou uma persona para a sua empresa, baseada em pesquisas e dados sobre os seus clientes ou público-alvo, provavelmente já tem uma base para começar o mapa de empatia. 

Veja agora os sete passos apontados pelo mapa:

1- Por quem estamos tendo empatia? 

Precisamos saber quem é a pessoa que queremos entender. Neste ponto é importante “calçar os sapatos” da sua persona para construir este tópico. 

Como é a sua vida atualmente, que situação ela está vivendo? Outra coisa importante é saber de que forma aquela pessoa se encaixa no mundo.

Quando praticamos este exercício de empatia, podemos entender os próximos pontos que serão analisados.

2- O que ele precisa fazer?  

Que decisões ele tem que fazer?

É preciso pensar em potenciais necessidades que a persona possa ter. De que maneira o seu produto ou serviço pode ajudar o usuário a resolver um problema? 

Quais decisões o seu cliente tem que fazer e como ele saberá que fez as escolhas certas?

 3- O que ele vê? 

Agora vamos observar não apenas quem ele é, mas o que está ao seu redor. Como a persona enxerga o que os outros falam e fazem?

Enxergar através dos olhos da persona pode ajudar a entender, até mesmo, seus hábitos de consumo ou de navegação na internet.

 4- O que ele diz? 

Quando a empresa sabe escutar o que o cliente tem a dizer, boas ideias podem surgir. 

Entender qual a opinião da sua persona ou o que ele tem a dizer, pode ajudar a maneira que ele se comunica com as pessoas ou nas redes sociais.

Outro bom exercício é imaginar o que eles poderiam falar em determinadas situações.

5- O que ele faz? 

O que ele faz? Qual o seu comportamento?

Você sabe o que a sua persona fez hoje? Observação de comportamento é algo que já é normalmente feito em planejamentos. Entretanto, no caso da persona, é preciso colocar a imaginação pra funcionar.

De que maneira a sua empresa pode fazer parte do comportamento de uma pessoa? Em que lugares é possível estar para receber a devida atenção daquela pessoa.

6- O que ele escuta?   

O que a sua persona escuta diariamente? O que os outros falam pra ele? O que ele escuta dos amigos ou colegas de trabalho? 

É nesse ponto, por exemplo, que podemos apontar quais informações a persona recebe diariamente e quais os seus influenciadores (sejam virtuais ou não).

7- O que ele pensa e sente?  

Outros pensamentos ou sentimentos podem afetar a maneira que a persona se comporta. 

Seja de maneira positiva ou negativa, estes fatores podem alterar a percepção sobre o seu produto ou serviço.

Descubra quais são as principais tendências de Marketing para 2024

Quais as suas dores? 

Podem ser consideradas “dores” da persona os medos, frustrações, traumas ou ansiedades.

Durante a realização do planejamento, leve esses pontos em consideração e desenvolva tópicos e descrições efetivas sobre eles. 

Quais as suas necessidades? 

Também é possível incluir pontos de “oportunidade” na personalidade, como os desejos, necessidades, esperanças e sonhos.

Assim como os medos, as necessidades também devem ser descritas com prontidão. Acredite: isso fará toda a diferença no resultado final!

É hora de começar! 

Com base em todas essas informações, já dá pra deixar a sua persona bem mais completa, não é? 

Agora é hora de fazer um exercício de criatividade para deixar a sua comunicação ou planejamento ainda mais completos.

 Marketing de Comunidade: entenda o que é, como usá-lo e mais!

Ficou com dúvidas? Marketing digital é a resposta! Entre em contato com a Atena e saiba mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing ⚔️

Fontes: Gamestorming |Sebrae |Resultados Digitais

Sobre o autor: Eduardo Aquino
Redator e criador de conteúdo na Atena, Eduardo é estudante de Jornalismo na UFRN. Ele se aventura na escrita, leitura e fotografia como uma forma de expressão e autoconhecimento.
Thainá é estudante de publicidade e propaganda na UFRN, nascida em terras potiguares no dia do nordestino. Hoje está formando o time da Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia. Libriana indecisa, de sorriso fácil e cachos no cabelo, acredita que a comunicação é um passo para dar visibilidade e inspirar pessoas.
Maisa é espontaneidade, é arte de museu e poesia de muro. Apreciadora de podcast, Taylor Swift e Clarice Lispector, tem descoberto mais sobre o amor ao ler Bell Hooks. Na procura do seu sonho e fugindo do sol do Piauí (como costuma dizer) veio, não ironicamente, parar na cidade do sol. Hoje, estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, está na Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia.

Caicoense, mãe de uma menina, graduada em Comunicação e Marketing. Atua na Atena como Gestora de Projetos e Consultora. Nas horas vagas, estuda a doutrina espírita, assuntos do mundo da ufologia e atua em um projeto social que teve iniciativa desde 2020  (Instagram @mamaesquedoam).

Estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, Sabrina faz parte do time de Gestão e Estratégia na Atena. Amante das artes e da dança desde pequena, hoje alia sua criatividade e ensinamentos da dança à área comunicação social com profissionalismo e entusiasmo. Para além do trabalho, ela enxerga a comunicação como algo essencial ao ser humano e leva consigo o desejo de impactar o mundo através dos ideais em que acredita.
Formada em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O meu trabalho é voltado para o mercado editorial, criação, aplicação e desenvolvimento de marcas, e mídias sociais.
Estudante de Audiovisual, Ricardo é estagiário de conteúdo. Interessadíssimo em dramaturgia para telas, se pudesse, passaria boa parte do seu dia a frente de uma TV assistindo novelas e séries ou indo a uma sala de cinema para ver filmes. Tem participado do fomento ao audiovisual potiguar, passando por experiências nas áreas de roteiro, direção e produção.
É graduada em Comunicação Social Jornalismo e mestra em Comunicação e Estudos da Mídia pela UFRN. Possui MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio. Tem experiência como repórter, assessora de comunicação e hoje atua como Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena. No Instagram, atende por @larimouraa
Kevin é produtor de conteúdo audiovisual na Atena. Graduado em Publicidade e Propaganda pela UnP, atua no mercado publicitário potiguar desde 2011, quando iniciou sua carreira como social media e diretor de arte. Hoje, dedica-se à sua paixão pela fotografia e criação de vídeos
Amante de todas as artes, é estudante de Design Gráfico na UNP. Já passou pela pintura, teatro, dança entre outros e se encontrou no design onde ela pode expressar a arte de forma mais tecnológica.
Criador de conteúdo na Atena, Eduardo é estudante de Jornalismo na UFRN. Grande admirador das diversas expressões artísticas, ele se aventura na arte da fotografia e escreve textos, poemas e músicas. Os seus hobbies favoritos é ler livros e ouvir e analisar álbuns musicais.

Estudante de Design na UFRN, Eduarda faz parte do time de Criação de Artes na Atena. Ela também ama fazer pinturas, desenhos realistas e artísticos, esculturas e fotografia, buscando sempre deixar um pouco da sua personalidade nos seus trabalhos e artes.

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram: @espacocecissol. Ela acredita que a escrita e arte transformam vidas, e fala isso por experiência própria.

Carol é desenvolvedora front-end nascida em Osasco SP, apaixonada por tecnologia, se formou em redes de computadores e acredita que a tecnologia é um direito de todos e quer mudar o mundo através da tecnologia.

Estudante de Jornalismo na UFRN, paraibana e entusiasta de esportes. Seu passatempo favorito é ler, e a astronomia é uma das coisas que mais a fascina. Acredita na comunicação como forma de ferramenta social.

Designer durante o dia e artista no tempo livre, Asafe é natural de Feira de Santana – BA e desde pequeno sempre gostou de criar coisas. Faz parte do time de criação de artes da Atena e ama ilustração e 3D, mas secretamente tem uma grande paixão por música.

Oi, me chamo Breno. Sou apaixonado pelo mundo do design e da tecnologia. Adoro experimentar coisas novas e aprender com elas.

Alvaro Hendrick é redator e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor e tem alguns trabalhos publicados na Amazon. Ele também produz um podcast chamado “É Sobre Isto Podcast”, disponível em todas as plataformas de streaming.
Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena, Mayse Araújo atua na área de Comunicação desde 2007, e nas áreas Comercial e Financeira desde 2013. É formada em Jornalismo, e atualmente cursa Economia na UFRN. É entusiasta do Marketing Digital e de Conteúdo, estudiosa do Feminismo e acredita na seguinte máxima: se você não entende de pessoas, então você não entende de negócios.
Sócia-diretora, e também gestora de recursos e finanças da Atena, Melissa Zanin tem uma identidade (nada) secreta de atriz e produtora. Com sangue mineiro, adora ir ao teatro, cinema, é estudante de filosofia e adora ler sobre assuntos extraterrenos (não ria). Por aqui, é também conhecida como “a mulher do dinheiro”.
Diretora da Atena, Andressa atua como jornalista e gestora de Marketing Digital desde 2011, já tendo passado pelos setores público, privado e terceiro setor, com experiência na gestão de comunicação em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo (UFRN) e Direito (UFRN), pós graduada em Cinema (UFRN), e possui MBA em Marketing Estratégico (UNI-RN) e Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios (PUCRS).

Jornalismo digital

Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?

Jornalismo e crítica cultural

Gestão do tempo e organização

Como tirar o seu projeto do papel

Marketing para projetos culturais

Divulgação de projetos

Escrita para Web

Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores