Humor no Marketing Digital: você já adotou essa estratégia poderosa?
Humor no Marketing Digital

Você já se pegou rindo de um meme, de um vídeo engraçado ou de uma piada nas redes sociais? Se a resposta for sim, você é um exemplo do poder que o humor tem de atrair e envolver as pessoas. 

E é por isso que o humor também pode ser uma ótima estratégia de Marketing Digital para a sua marca. 

O conteúdo leve e humorístico é aquele que não tem a intenção de ser sério ou formal, mas sim de gerar empatia, simpatia e identificação com a audiência.

Mas por que usar humor no marketing digital? Quais são os benefícios e os desafios dessa estratégia? Como criar um conteúdo humorístico que seja relevante, original e adequado para a sua marca e para o seu público-alvo?

Se você quer saber as respostas para essas perguntas, continue lendo este texto e descubra como o humor pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio.

Colocando em prática: conheça os tipos de conteúdos leves, suas vantagens e desvantagens!

Existem diversos tipos de conteúdo leve e humorístico que podem ser usados nas redes sociais, dependendo do formato, do canal, do tom e do propósito. Veja alguns deles:

1- Memes:

São imagens, vídeos, áudios ou textos que se tornam virais na internet, geralmente com uma mensagem cômica ou irônica. 

Os memes podem ser usados para fazer referências à cultura pop, à atualidade, aos problemas cotidianos ou aos próprios produtos ou serviços da marca.

O Mc Donalds é uma marca que sempre utiliza memes em sua comunicação com o público. Um exemplo disso são as referências diretas ao BBB24, veja:

Humor no Marketing Digital - Mc Donald

2- Roteiros: 

Textos que contam uma história ou uma situação com humor, podendo ser adaptados para diferentes formatos, como vídeos, podcasts, quadrinhos ou animações. 

Os roteiros podem ser usados para criar personagens, cenários e conflitos que envolvam a marca ou o seu público-alvo. 

Um exemplo de sucesso é o caso do Porta dos Fundos, que produz vídeos de humor com roteiros originais e bem elaborados.

3- Interações:

Respostas ou comentários que a marca faz nas redes sociais, usando o humor para se aproximar do público, gerar empatia e resolver dúvidas ou reclamações.

As interações podem ser usadas para mostrar a personalidade da marca, criar um diálogo com os seguidores e aproveitar as oportunidades de engajamento. 

A Netflix dá aulas de como fazer isso. Confira:

Humor no Marketing Digital - Netflix

Descubra as vantagens e desvantagens de usar o humor no Marketing

Humor no Marketing Digital - GIF do Batman

Usar o humor no Marketing Digital pode trazer muitos benefícios para a sua marca, como:

  • Aumentar o alcance e a visibilidade nas redes sociais, pois o conteúdo humorístico tende a ser mais compartilhado e comentado;
  • Cultivar conexões sólidas e a lealdade do público, capitalizando a capacidade do humor em gerar simpatia, confiança e identificação;
  • Estabelecer uma identidade única para a marca em comparação com os concorrentes, destacando a originalidade, criatividade e autenticidade por meio do uso do humor;
  • Transmitir valores e mensagens da marca, visto que o humor pode ser usado para abordar temas relevantes, educativos ou sociais de forma leve e descontraída.

No entanto, se a estratégia não for colocada em prática de maneira assertiva, também pode trazer alguns riscos, como:

  • Evitar ofensas ou desagrados ao público, já que o humor pode ser interpretado de maneira equivocada, sendo considerado inapropriado, preconceituoso ou desrespeitoso;
  • Preservar a credibilidade e autoridade da marca, pois o uso excessivo de humor pode ser percebido como falta de seriedade ou profissionalismo;
  • Evitar crises ou polêmicas nas redes sociais, uma vez que o humor pode provocar reações negativas ou conflitos com outros usuários ou marcas;
  • Manter o foco no objetivo e na proposta da marca, utilizando o humor de maneira equilibrada e relevante, a fim de agregar valor e gerar resultados positivos.

Conecte-se com seu público e se destaque no mercado com um rebranding

Fique atento aos fatores que influenciam na escolha

Humor no Marketing Digital

Para escolher o tipo de conteúdo leve e humorístico mais adequado para o seu negócio, é preciso levar em conta alguns fatores, como:

Público-alvo: conhecer o perfil, as preferências, os interesses e o comportamento do seu público nas redes sociais é fundamental. 

Isso permitirá identificar o tipo de humor que ele consome, aprecia e compartilha.

Objetivo: definir o que se pretende alcançar com o conteúdo humorístico é importante.

Essa definição pode incluir aumentar o tráfego, gerar leads, impulsionar vendas, educar o mercado, entre outros objetivos.

Canal: escolher o canal mais adequado para o conteúdo humorístico é essencial. Seja o blog, o YouTube, o Instagram, o Twitter, entre outros, é necessário levar em conta as características, possibilidades e limitações de cada um.

Tom: definir o tom a ser utilizado no conteúdo humorístico é necessário. Seja mais leve, ácido, irônico, sarcástico, entre outros, é importante alinhar o tom com a personalidade, os valores e a imagem da sua marca.

Fique por dentro de todas as pautas atuais, leve os seus novos conhecimentos em consideração e pratique. Aos poucos, você colherá os frutos que conteúdos leves podem trazer para a sua marca!

Descubra quais são as principais tendências de Marketing Digital para 2024

Quer ficar por dentro de todas as tendências, novidades e as melhores estratégias de marketing em 2024? Nós podemos te ajudar!

Entre em contato com a Atena e saiba mais! (84) 2040-1855 ou nos acompanhe pelo Instagram: @atena.marketing. Vem com a gente!

Sobre o autor: Eduardo Aquino
Eduardo Aquino é criador de conteúdo na Atena. Formando em Jornalismo, ele é um grande apreciador da arte, ama música e gosta de fotografia.
Thainá é estudante de publicidade e propaganda na UFRN, nascida em terras potiguares no dia do nordestino. Hoje está formando o time da Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia. Libriana indecisa, de sorriso fácil e cachos no cabelo, acredita que a comunicação é um passo para dar visibilidade e inspirar pessoas.
Maisa é espontaneidade, é arte de museu e poesia de muro. Apreciadora de podcast, Taylor Swift e Clarice Lispector, tem descoberto mais sobre o amor ao ler Bell Hooks. Na procura do seu sonho e fugindo do sol do Piauí (como costuma dizer) veio, não ironicamente, parar na cidade do sol. Hoje, estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, está na Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia.

Caicoense, mãe de uma menina, graduada em Comunicação e Marketing. Atua na Atena como Gestora de Projetos e Consultora. Nas horas vagas, estuda a doutrina espírita, assuntos do mundo da ufologia e atua em um projeto social que teve iniciativa desde 2020  (Instagram @mamaesquedoam).

Estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, Sabrina faz parte do time de Gestão e Estratégia na Atena. Amante das artes e da dança desde pequena, hoje alia sua criatividade e ensinamentos da dança à área comunicação social com profissionalismo e entusiasmo. Para além do trabalho, ela enxerga a comunicação como algo essencial ao ser humano e leva consigo o desejo de impactar o mundo através dos ideais em que acredita.
Formada em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O meu trabalho é voltado para o mercado editorial, criação, aplicação e desenvolvimento de marcas, e mídias sociais.
Estudante de Audiovisual, Ricardo é estagiário de conteúdo. Interessadíssimo em dramaturgia para telas, se pudesse, passaria boa parte do seu dia a frente de uma TV assistindo novelas e séries ou indo a uma sala de cinema para ver filmes. Tem participado do fomento ao audiovisual potiguar, passando por experiências nas áreas de roteiro, direção e produção.
É graduada em Comunicação Social Jornalismo e mestra em Comunicação e Estudos da Mídia pela UFRN. Possui MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio. Tem experiência como repórter, assessora de comunicação e hoje atua como Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena. No Instagram, atende por @larimouraa
Kevin é produtor de conteúdo audiovisual na Atena. Graduado em Publicidade e Propaganda pela UnP, atua no mercado publicitário potiguar desde 2011, quando iniciou sua carreira como social media e diretor de arte. Hoje, dedica-se à sua paixão pela fotografia e criação de vídeos
Amante de todas as artes, é estudante de Design Gráfico na UNP. Já passou pela pintura, teatro, dança entre outros e se encontrou no design onde ela pode expressar a arte de forma mais tecnológica.
Criador de conteúdo na Atena, Eduardo é estudante de Jornalismo na UFRN. Grande admirador das diversas expressões artísticas, ele se aventura na arte da fotografia e escreve textos, poemas e músicas. Os seus hobbies favoritos é ler livros e ouvir e analisar álbuns musicais.

Estudante de Design na UFRN, Eduarda faz parte do time de Criação de Artes na Atena. Ela também ama fazer pinturas, desenhos realistas e artísticos, esculturas e fotografia, buscando sempre deixar um pouco da sua personalidade nos seus trabalhos e artes.

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram: @espacocecissol. Ela acredita que a escrita e arte transformam vidas, e fala isso por experiência própria.

Carol é desenvolvedora front-end nascida em Osasco SP, apaixonada por tecnologia, se formou em redes de computadores e acredita que a tecnologia é um direito de todos e quer mudar o mundo através da tecnologia.

Estudante de Jornalismo na UFRN, paraibana e entusiasta de esportes. Seu passatempo favorito é ler, e a astronomia é uma das coisas que mais a fascina. Acredita na comunicação como forma de ferramenta social.

Designer durante o dia e artista no tempo livre, Asafe é natural de Feira de Santana – BA e desde pequeno sempre gostou de criar coisas. Faz parte do time de criação de artes da Atena e ama ilustração e 3D, mas secretamente tem uma grande paixão por música.

Oi, me chamo Breno. Sou apaixonado pelo mundo do design e da tecnologia. Adoro experimentar coisas novas e aprender com elas.

Alvaro Hendrick é redator e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor e tem alguns trabalhos publicados na Amazon. Ele também produz um podcast chamado “É Sobre Isto Podcast”, disponível em todas as plataformas de streaming.
Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena, Mayse Araújo atua na área de Comunicação desde 2007, e nas áreas Comercial e Financeira desde 2013. É formada em Jornalismo, e atualmente cursa Economia na UFRN. É entusiasta do Marketing Digital e de Conteúdo, estudiosa do Feminismo e acredita na seguinte máxima: se você não entende de pessoas, então você não entende de negócios.
Sócia-diretora, e também gestora de recursos e finanças da Atena, Melissa Zanin tem uma identidade (nada) secreta de atriz e produtora. Com sangue mineiro, adora ir ao teatro, cinema, é estudante de filosofia e adora ler sobre assuntos extraterrenos (não ria). Por aqui, é também conhecida como “a mulher do dinheiro”.
Diretora da Atena, Andressa atua como jornalista e gestora de Marketing Digital desde 2011, já tendo passado pelos setores público, privado e terceiro setor, com experiência na gestão de comunicação em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo (UFRN) e Direito (UFRN), pós graduada em Cinema (UFRN), e possui MBA em Marketing Estratégico (UNI-RN) e Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios (PUCRS).

Jornalismo digital

Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?

Jornalismo e crítica cultural

Gestão do tempo e organização

Como tirar o seu projeto do papel

Marketing para projetos culturais

Divulgação de projetos

Escrita para Web

Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores