Uma trajetória no Marketing que está só começando, mas já tem muita história para contar: Conheça Amanda Vasconcelos, a nova gestora de projetos da Atena

Nesse bate papo, ela conta como o Marketing se tornou sua paixão e compartilha estratégias para aplicar seus conhecimentos no dia a dia do seu cargo.

 

Natural de Caicó, Amanda Vasconcelos cresceu em meio ao Seridó potiguar. Em um solo árido, mas sempre fértil de muita criatividade, encontrou no Universo do Marketing uma morada de boas ideias e oportunidades profissionais e pessoais.

 

Apesar de uma jornada iniciada ainda recente, com pouco mais de cinco anos, Amanda tem uma trajetória extensa e antenada no mercado e no campo do Marketing. A paixão pela parte estratégica e criativa do Marketing era algo que parecia já estar escrito nas estrelas para acontecer. 

 

Ao assumir o cargo de Gestora de Projetos na Atena, Amanda se vê como uma facilitadora, unindo os desejos dos clientes, em parceria de sua equipe, para criar soluções inovadoras e criativas. Um esforço mútuo entre todos da empresa, que segundo ela, constrói confiança tanto internamente quanto com os clientes

 

Vamos conhecer mais a nossa querida Amanda? Bati um papo bem especial com ela, para saber mais sobre o seu cargo aqui na Atena e muito mais. Confira o resultado abaixo! <3

 

Cecília: Primeiramente, quero que você se apresente aos nossos leitores… Conte um pouco sobre quem é Amanda Vasconcelos. Idade? De onde veio? O que faz? 

 

Amanda: Tenho 26 anos, sou de Caicó, interior do Rio Grande do Norte. Em 2023, me formei  em Comunicação e Marketing e atualmente faço pós-graduação em Neuromarketing.

 

C: Como foi a trajetória até chegar no universo do Marketing?

 

A: Minha trajetória no Marketing começou há mais tempo. Até os meus 21 anos, eu trabalhava como influencer na minha região e acabei conquistando uma rede boa de networking na área – uma coisa que observei é que aprendemos muito mais na prática do que em si nas formações. 

 

C: Que incrível, Amanda, isso é verdade mesmo. E o que aconteceu logo depois dessa experiência? 

 

A: Após esse período, eu trabalhei em uma empresa de Marketing especializada em Tráfego Pago, depois tive a honra de fazer estágio em um órgão do Governo em Caicó, a Casa do Artesão do Seridó, local onde conheci minha “chefa” (apelido carinhoso), Andressa, e agora estou na Atena como Gestora de Projetos, não pensei duas vezes. 

 

C: Nossa “chefa”, né? Rs. Como foi sua trajetória até chegar ao cargo de gestora de projetos na Atena.

 

A: Eu sempre tive uma intuição muito forte de que trabalharia com Comunicação, porque sou muito chegada a criatividade e inovação (4 planetas no mapa astral em Aquário) e também porque eu amo ensinar, foi um sentimento que fortaleceu bastante no período que estive na Casa do Artesão do Seridó. Além da parte estratégica do Marketing, me encanto a parte criativa e a capacidade que o Marketing tem de transformar a imagem de uma empresa. 

 

C:  E então quando Andressa entra na sua história profissional e pessoal? Como foi?

 

A: Quando Andressa falou comigo e me deu a chance de ingressar de forma mais assertiva no dia a dia estratégico das empresas. Atuando mais próxima dos clientes e podendo ajudá-los através de oficinas com dores do dia-a-dia, senti que era uma grande oportunidade de vida.

 

C: Nessa jornada até aqui, quais foram os principais aprendizados e desafios que enfrentou?

 

A: Acredito que o maior desafio da jornada, o qual deve ser igual em todos as profissões, é encarar a teoria versus a prática. Quando estamos na graduação, aprendemos o que deve ser feito, mas na prática há inúmeros fatores que podem interferir no resultado. Somos desafiados a ir além e resolver problemas que podem influenciar diretamente na vida de outras pessoas. É desafiante, mas ao mesmo tempo instigante, porque você está sempre em um eterno crescimento.

 

eu tenho a possibilidade de ser como um maestro dos grandes sonhos de outras pessoas. O cliente me dá a ideia e eu organizo como executar, unindo os desejos do cliente com a força do time, é muito bom poder contribuir nessa criação de algo que não existia. 
“Eu tenho a possibilidade de ser como um maestro dos grandes sonhos de outras pessoas.” – Arquivo pessoal

 

 

C: Você tem razão nisso, é desafiador. Mas e aqui na Atena, o que significa para você assumir esse cargo? 

 

A: Como Gestora de Projetos, eu tenho a possibilidade de ser como um maestro dos grandes sonhos de outras pessoas. O cliente me dá a ideia e eu organizo como executar, unindo os desejos do cliente com a força do time, é muito bom poder contribuir nessa criação de algo que não existia. 

 

C: Quase uma fada madrinha e um gênio da lâmpada (risos). Como você enxerga quais são suas principais responsabilidades e atribuições por aqui?

 

A: Na rotina de gestão, sou responsável pelo contato direto com o cliente e transmito o desejo dele para os outros membros da equipe. Após esse período inicial de contato, eu sou a responsável por garantir que saia como ele pensou, então é algo delicado, porque você precisa aprender a entender a mente do cliente, extrair coisas que normalmente ele nem sabe que quer. 

 

C: Realmente, são responsabilidades mesmo… O que você na prática mesmo? Cite alguns exemplos para ficar mais claro.

 

A: Dentro do dia a dia, cabe a mim coordenar a execução de planejamentos estratégicos de marketing junto de acompanhamento de mídias sociais, identidades visuais e sites. 

 

C: No seu cargo, quais são as habilidades e competências que você considera essenciais?

 

A: Acredito que a coisa mais importante que existe nesse cargo, além do fato de ter conhecimento técnico, é ter a empatia para construir algo que realmente brilha aos olhos do cliente. Como em sua maioria são projetos pontuais, a gente precisa estar ciente que essa entrega pode ser um diferencial na vida da empresa que contratou a Atena, não é um produto que tem tanta rotatividade, como mídias sociais. Fora isso, destaco para mim a questão do cumprimento de prazos, organização interna e orientação/consultoria mais próxima do cliente. 

 

C: E quais são os principais benefícios que a gestão de projetos para a empresa?

 

A: Para a empresa, como dizia Andressa, acho que tira muitas preocupações internas, porque como tem alguém responsável diretamente por projetos, há uma coordenação mais especializada e um cuidado mais próximo de como devem sair as demandas. 

 

C: E para os clientes? 

 

A: Para os clientes com certeza deve ser a confiança de que tem alguém que se capacita para prestar um serviço especializado para você, se preocupando em entender o universo da empresa e ajudando com as mudanças. 

 

C: De um modo geral, como você enxerga o papel do seu trabalho no crescimento da empresa e da satisfação dos clientes?

 

A: Eu acredito na força do coletivo, então não imagino que somente meu trabalho vá garantir o crescimento da empresa e a satisfação dos clientes. Porém, acredito que quando você se empenha em algo, acaba inspirando outras pessoas a fazerem junto e também quando você se põe a se importar com o resultado do outro, constrói uma comunidade de ajuda mútua, o que consequentemente trará bons resultados. 

 

C: Quando você está realizando seus planejamentos, quais são os recursos que mais utiliza? A tecnologia vem te auxiliando nisso?

 

A: Eu sou uma fã assumida da tecnologia. Óbvio que entendo que ela não substitui a criatividade humana, porque ela não tem uma coisa que só os humanos têm, que é a imaginação, mas eu acho que sabendo usá-la de forma inteligente, você consegue ler todas as tendências que rondam o marketing atual. Afinal, tudo no Marketing tem prazo mais curto, precisamos não somente estudar a teoria mas saber ler o mercado… Então, nos planejamentos costumo usar tanto o conhecimento técnico, tecnologia e criatividade. Quanto às tecnologias, vou deixar vocês na curiosidade de quais são. 

 

Natural de Caicó, Amanda Vasconcelos cresceu em meio ao Seridó potiguar. Em um solo árido, mas sempre fértil de muita criatividade, encontrou no Universo do Marketing uma morada de boas ideias e oportunidades profissionais e pessoais.
Natural de Caicó, Amanda Vasconcelos cresceu em meio ao Seridó potiguar. Em um solo árido, mas sempre fértil de muita criatividade, encontrou no Universo do Marketing uma morada de boas ideias e oportunidades profissionais e pessoais. – Arquivo pessoal

 

C: Quais são os próximos passos dentro do seu cargo? 

 

A: Eu me imagino construindo confiança junto da equipe interna e clientes a ponto de conseguir contribuir mais efetivamente no crescimento tanto das empresas quanto do profissional da equipe. Não acredito que sou a detentora de todos os conhecimentos de Marketing do mundo, muito pelo contrário, mas sim de uma vontade muito grande de fazer as coisas darem certo pra todo mundo. 

 

C: Isso é realmente inspirador e forte, parabéns pela trajetória que você está construindo. Deseja compartilhar algo que não foi perguntado, mas você acha que é válido ser falado aqui?

 

A:  Acredito que hoje o que eu quero compartilhar é o prazer que eu tenho de dividir meu trabalho numa empresa composta em sua maioria de mulheres e que demonstram tantas qualidades que me inspiram. Acredito que quando eu era criança e com meu espírito aquariano de ser, com certeza esse era um modelo de empresa que eu gostaria de trabalhar. Apenas gratidão as meninas por terem acreditado em mim e vamos pra frente! 

 

Uma trajetória que está só começando e, claro, toda a equipe da Atena sente-se orgulhosa e inspirada com a dedicação, criatividade e força de Amanda. 

 

Quer saber mais sobre o trabalho de Amanda? Acompanhe nas suas redes sociais! @amandazevd

Sobre o autor: Cecília Costa
Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é formada em Jornalismo pela UFRN e traz consigo o amor pela arte de comunicar. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do @espacocecissol e suas leituras no @ceciacaboudeler. Ela acredita que a escrita e arte transformam, e fala isso por experiência própria.
Thainá é estudante de publicidade e propaganda na UFRN, nascida em terras potiguares no dia do nordestino. Hoje está formando o time da Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia. Libriana indecisa, de sorriso fácil e cachos no cabelo, acredita que a comunicação é um passo para dar visibilidade e inspirar pessoas.
Maisa é espontaneidade, é arte de museu e poesia de muro. Apreciadora de podcast, Taylor Swift e Clarice Lispector, tem descoberto mais sobre o amor ao ler Bell Hooks. Na procura do seu sonho e fugindo do sol do Piauí (como costuma dizer) veio, não ironicamente, parar na cidade do sol. Hoje, estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, está na Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia.

Caicoense, mãe de uma menina, graduada em Comunicação e Marketing. Atua na Atena como Gestora de Projetos e Consultora. Nas horas vagas, estuda a doutrina espírita, assuntos do mundo da ufologia e atua em um projeto social que teve iniciativa desde 2020  (Instagram @mamaesquedoam).

Estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, Sabrina faz parte do time de Gestão e Estratégia na Atena. Amante das artes e da dança desde pequena, hoje alia sua criatividade e ensinamentos da dança à área comunicação social com profissionalismo e entusiasmo. Para além do trabalho, ela enxerga a comunicação como algo essencial ao ser humano e leva consigo o desejo de impactar o mundo através dos ideais em que acredita.
Formada em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O meu trabalho é voltado para o mercado editorial, criação, aplicação e desenvolvimento de marcas, e mídias sociais.
Estudante de Audiovisual, Ricardo é estagiário de conteúdo. Interessadíssimo em dramaturgia para telas, se pudesse, passaria boa parte do seu dia a frente de uma TV assistindo novelas e séries ou indo a uma sala de cinema para ver filmes. Tem participado do fomento ao audiovisual potiguar, passando por experiências nas áreas de roteiro, direção e produção.
É graduada em Comunicação Social Jornalismo e mestra em Comunicação e Estudos da Mídia pela UFRN. Possui MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio. Tem experiência como repórter, assessora de comunicação e hoje atua como Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena. No Instagram, atende por @larimouraa
Kevin é produtor de conteúdo audiovisual na Atena. Graduado em Publicidade e Propaganda pela UnP, atua no mercado publicitário potiguar desde 2011, quando iniciou sua carreira como social media e diretor de arte. Hoje, dedica-se à sua paixão pela fotografia e criação de vídeos
Amante de todas as artes, é estudante de Design Gráfico na UNP. Já passou pela pintura, teatro, dança entre outros e se encontrou no design onde ela pode expressar a arte de forma mais tecnológica.
Criador de conteúdo na Atena, Eduardo é estudante de Jornalismo na UFRN. Grande admirador das diversas expressões artísticas, ele se aventura na arte da fotografia e escreve textos, poemas e músicas. Os seus hobbies favoritos é ler livros e ouvir e analisar álbuns musicais.

Estudante de Design na UFRN, Eduarda faz parte do time de Criação de Artes na Atena. Ela também ama fazer pinturas, desenhos realistas e artísticos, esculturas e fotografia, buscando sempre deixar um pouco da sua personalidade nos seus trabalhos e artes.

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram: @espacocecissol. Ela acredita que a escrita e arte transformam vidas, e fala isso por experiência própria.

Carol é desenvolvedora front-end nascida em Osasco SP, apaixonada por tecnologia, se formou em redes de computadores e acredita que a tecnologia é um direito de todos e quer mudar o mundo através da tecnologia.

Estudante de Jornalismo na UFRN, paraibana e entusiasta de esportes. Seu passatempo favorito é ler, e a astronomia é uma das coisas que mais a fascina. Acredita na comunicação como forma de ferramenta social.

Designer durante o dia e artista no tempo livre, Asafe é natural de Feira de Santana – BA e desde pequeno sempre gostou de criar coisas. Faz parte do time de criação de artes da Atena e ama ilustração e 3D, mas secretamente tem uma grande paixão por música.

Oi, me chamo Breno. Sou apaixonado pelo mundo do design e da tecnologia. Adoro experimentar coisas novas e aprender com elas.

Alvaro Hendrick é redator e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor e tem alguns trabalhos publicados na Amazon. Ele também produz um podcast chamado “É Sobre Isto Podcast”, disponível em todas as plataformas de streaming.
Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena, Mayse Araújo atua na área de Comunicação desde 2007, e nas áreas Comercial e Financeira desde 2013. É formada em Jornalismo, e atualmente cursa Economia na UFRN. É entusiasta do Marketing Digital e de Conteúdo, estudiosa do Feminismo e acredita na seguinte máxima: se você não entende de pessoas, então você não entende de negócios.
Sócia-diretora, e também gestora de recursos e finanças da Atena, Melissa Zanin tem uma identidade (nada) secreta de atriz e produtora. Com sangue mineiro, adora ir ao teatro, cinema, é estudante de filosofia e adora ler sobre assuntos extraterrenos (não ria). Por aqui, é também conhecida como “a mulher do dinheiro”.
Diretora da Atena, Andressa atua como jornalista e gestora de Marketing Digital desde 2011, já tendo passado pelos setores público, privado e terceiro setor, com experiência na gestão de comunicação em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo (UFRN) e Direito (UFRN), pós graduada em Cinema (UFRN), e possui MBA em Marketing Estratégico (UNI-RN) e Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios (PUCRS).

Jornalismo digital

Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?

Jornalismo e crítica cultural

Gestão do tempo e organização

Como tirar o seu projeto do papel

Marketing para projetos culturais

Divulgação de projetos

Escrita para Web

Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores