TikTok: a plataforma de vídeos veio para ficar?

Inicialmente conhecido como Musica.ly e fundido em 2018, segundo a Revista Exame, o TikTok é atualmente o aplicativo mais baixado no mundo

Com a função de criar e publicar vídeos curtos – entre 15 a 60 segundos –, o objetivo da plataforma é entreter o público através de gravações descontraídas como coreografias, dublagens e vídeos de humor. 

Desde a sua fundação,o aplicativo segue o formato de uma Rede Social, onde os usuários podem seguir uns aos outros e curtir, comentar e compartilhar os conteúdos. 

Com o grande sucesso da plataforma, muitas pessoas se perguntaram: o TikTok veio para ficar? Vem comigo!

Como o TikTok se popularizou tão rapidamente?

Ilustração de pessoas conversando

A ByteDance é a empresa proprietária do TikTok, e desde o seu lançamento, planejou as melhores estratégias para que o aplicativo fosse visto como uma espécie de “refúgio” para os usuários.

Inicialmente, a empresa Chinesa elaborou estratégias para conquistar o público jovem e, diante do sucesso do aplicativo, enxergou a oportunidade de expandir ainda mais o negócio.

Com um design marcante e opções de vídeos quase infinitos, até mesmo quem nunca baixou o TikTok já esbarrou com um dos seus vídeos em outras redes sociais. 

O algoritmo por trás do aplicativo utiliza aprendizado de máquina para identificar qual é o tipo de conteúdo que cada usuário prefere, baseado na experiência dele dentro do aplicativo. 

É inegável que um dos motivos para o grande sucesso foi a pandemia do novo coronavírus, e segundo estimativas da firma de consultoria Sensor Tower, o aplicativo chegou aos seus mais de 2 bilhões de downloads no mundo

Diante das adversidades causadas pela pandemia e o confinamento como medida preventiva, a proposta do TikTok se encaixou perfeitamente ao novo normal vivido pela população mundial, se popularizando ainda mais rapidamente.

TikTok e Marketing Digital: deu match?

A consolidação definitiva do TikTok: Veio para ficar?

Ilustração de estratégia

A opinião do público varia muito quando a pergunta é se o TikTok já se consolidou ou se o seu sucesso é apenas momentâneo. 

De fato, é difícil definir se o aplicativo terá o mesmo ou um alcance ainda maior daqui a cinco anos, por exemplo. Mas a verdade é que a plataforma tem se mostrado bem versátil quanto às necessidades dos usuários.

O que inicialmente era um aplicativo para vídeos engraçados, o aplicativo também tem dado espaço para criadores de conteúdo abordarem temas mais sérios, como política e ciência, por exemplo.

Além disso, nos últimos dois anos muitos cantores têm conquistado o sucesso de músicas devido a popularização de challenges, memes e dublagens que viralizaram na plataforma. 

Em meio a esses acontecimentos, vários artistas têm criado músicas com o intuito de viralizar propositalmente dentro do aplicativo e conquistar um novo status artístico. 

Será que o TikTok revolucionou mudou a forma de “criar música”? Esse também é um tema muito abordado entre os usuários da internet.

A verdade é que a plataforma tem se mostrado muito influente em diversos âmbitos, batendo de frente com o Facebook, Instagram e Youtube, que também criaram ferramentas de vídeos muito similares às do TikTok. 

Do ponto de vista atual, o TikTok tem tudo para se tornar um dos aplicativos mais promissores da internet. Com a sua versatilidade, a plataforma apresenta alterações constantes baseadas nas preferências e necessidades dos usuários.

O sucesso é uma consequência de uma equipe que se baseia em ótimas estratégias para agradar o maior número de usuários possível. O TikTok chegou a pouco tempo e já fez com que outras grandes empresas mudassem o foco principal dos seus aplicativos.

Quer continuar por dentro das novidades do Marketing Digital e Internet? Nos acompanhe pelo Instagram: @atena.marketing

Sobre o autor: Eduardo Aquino

Eduardo Aquino é criador de conteúdo na Atena. Formando em Jornalismo, ele é um grande apreciador da arte, ama música e gosta de fotografia.

Deixe um comentário