Os grandes rebrandings de 2023
Mina em um quadro com antigas e novas logos de marcas

Você já deve ter ouvido falar por aí que o poder do rebranding é inegável, né?! Uma mudança na identidade visual ou na estratégia de comunicação de uma marca pode renovar sua imagem, atrair novos públicos e refletir melhor seus valores e propósitos.

 

E essa foi uma ação que várias marcas importantes tomaram em 2023! Isso porque essa é uma mudança significativa que faz com que lições valiosas sejam ofertadas tanto para a empresa, quanto para nós, que observamos tudo. E hoje vou te mostrar isso!

 

Se quer explorar os principais rebrandings do ano passado e entender o que de melhor pode extrair deles, leia esse texto até o fim, ele foi feito para você.

 

Leia também: Conecte-se com seu público e se destaque no mercado com um rebranding

 

Itaú

Modernidade e tradição

 

O Itaú, líder no ranking de marcas mais valiosas do Brasil, optou por uma transformação profunda em sua identidade visual.

 

A nova identidade manteve elementos tradicionais, como o quadrado abaulado e a pedra preta, mas modernizou a comunicação para transmitir segurança, cuidado e prontidão.

 

Tudo isso veio acompanhado da tagline “Feito de Futuro”, que reforça o compromisso do banco com as futuras gerações.

 

Já a paleta de cores foi redesenhada para categorizar diferentes áreas de atuação e a tipografia tornou-se mais ousada e arredondada, criando mais aproximação com o público.

 

E, se você é um leitor atento da Atena, deve saber que o Itaú promoveu mais do que um rebranding de sua marca, certo?! Comerciais com grandes personalidades, como Fernanda Montenegro, Ronaldo e, claro, Madonna, que passou pelo Brasil para encerrar sua turnê, marcaram a divulgação desse novo momento.

 

Antigo e atual logo do Itaú

 

Pepsi

Herança e adaptação ao futuro

 

Não é todo dia que se completa 125 anos, e foi por isso que em 2023 a Pepsi anunciou um rebranding que começou na América do Norte e está se estendendo ao redor do mundo durante 2024.

 

O novo logo combina uma tipografia personalizada em negrito com um “pulso” característico e uma paleta de cores onde o preto ganha destaque.

 

A mudança reflete o compromisso da marca com a Pepsi Zero Sugar e a necessidade de flexibilidade e impacto em um mundo digital.

 

Quando em movimento, a animação na identidade visual permite versatilidade em diversos contextos, desde prateleiras de varejo até plataformas digitais. 

 

Antigo e atual logo da Pepsi

 

Nokia

Transformação para um novo mercado

 

A Nokia lançou uma nova identidade de marca pela primeira vez em 60 anos (!!!), com o objetivo de mudar sua percepção de uma empresa de telefones celulares para uma inovadora empresa de tecnologia B2B.

 

O novo logo, desenvolvido pela Lippincott, é geométrico e abstrato, legível apenas quando as letras estão juntas, o que faz tudo ser ainda mais único.

 

Com uma paleta de cores vibrante e o novo propósito da marca (Na Nokia, criamos tecnologia que ajuda o mundo a agir em conjunto), conseguimos ver um reflexo do compromisso da empresa em promover a ação global.

 

Antigo e atual logo da Nokia

 

Petz

Serviços para um ecossistema

 

A Petz realizou um rebranding para integrar suas marcas próprias e serviços, transformando-se em um ecossistema completo para tutores e seus animais de estimação.

 

Isso promoveu uma nova autoridade, que veio acompanhada de uma estética renovada. A identidade visual, desenvolvida internamente e com a agência Ginga, inclui uma logo mais robusta e a unificação de aplicativos, facilitando o acesso a serviços.

 

Essa identidade foi criada para funcionar tanto offline quanto online, garantindo uma experiência consistente em lojas físicas e digitais.

 

E todas essas atingiram também o programa de fidelidade, que foi repaginado como Clubz. Isso mostra a importância da visão na hora de trazer as novidades completas para os clientes.

 

Antiga e atual logo do Petz

 

Twitter – X

Uma história ousada e controvérsia

 

Finalizamos com o  rebranding mais polêmico de 2023: o Twitter, ou melhor, o “X”.

 

Sob a liderança de Elon Musk, a mudança, anunciada após uma série de tweets misteriosos do bilionário, visa transformar o espaço em um “super app”, incorporando funcionalidades além das interações sociais, algo semelhante ao WeChat.

 

A escolha da letra “X” é consistente com a marca SpaceX de Musk, o que não demonstra tanta criatividade, algo que por muito tempo foi a cara da plataforma.

 

E isso, inclusive, é um dos vários motivos das críticas recebidas, principalmente porque essa transição até hoje enfrenta estranhamentos decorrente do apagamento da marca construída ao longo de 17 anos.

 

Antigo e atual logo do Twitter/X

 

Leia também: Marketing Digital em 2023: mudanças que vieram para ficar?

 

E então, ficou por dentro?!

 

Depois de tudo isso, garanto que já deu mais do que para perceber que o rebranding é uma ferramenta poderosa para revitalizar e reposicionar marcas.

 

Com ele, sua marca pode refletir mudanças significativas na estratégia, no mercado ou até no público-alvo!

 

Seja preservando elementos tradicionais enquanto se moderniza, homenageando a herança, transformando radicalmente a percepção do mercado ou integrando serviços para criar um ecossistema, cada rebranding de 2023 oferece lições valiosas.

 

Acha que está precisando de um rebranding para sua marca? Então você está no lugar certo! A própria Atena passou por um rebranding no ano em que chegou aos 4 anos, fazendo com que essa celebração fosse um orgulho para todos nós ateners.

 

E se você quer que isso também aconteça com você, se liga na solução abaixo:

 

Entre em contato com a Atena! (84) 2040-1855 ou nos acompanhe pelo Instagram: @atena.marketing.

 

Vem com a gente!

Sobre o autor: Ricardo R. Nunes
Ricardo é redator da Atena, interessadíssimo em cultura pop e um constante aprendiz do uso das palavras. Já participou projetos audiovisuais em variadas funções e hoje se dedica ao aperfeiçoamento de sua escrita.
Thainá é estudante de publicidade e propaganda na UFRN, nascida em terras potiguares no dia do nordestino. Hoje está formando o time da Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia. Libriana indecisa, de sorriso fácil e cachos no cabelo, acredita que a comunicação é um passo para dar visibilidade e inspirar pessoas.
Maisa é espontaneidade, é arte de museu e poesia de muro. Apreciadora de podcast, Taylor Swift e Clarice Lispector, tem descoberto mais sobre o amor ao ler Bell Hooks. Na procura do seu sonho e fugindo do sol do Piauí (como costuma dizer) veio, não ironicamente, parar na cidade do sol. Hoje, estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, está na Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia.

Caicoense, mãe de uma menina, graduada em Comunicação e Marketing. Atua na Atena como Gestora de Projetos e Consultora. Nas horas vagas, estuda a doutrina espírita, assuntos do mundo da ufologia e atua em um projeto social que teve iniciativa desde 2020  (Instagram @mamaesquedoam).

Estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, Sabrina faz parte do time de Gestão e Estratégia na Atena. Amante das artes e da dança desde pequena, hoje alia sua criatividade e ensinamentos da dança à área comunicação social com profissionalismo e entusiasmo. Para além do trabalho, ela enxerga a comunicação como algo essencial ao ser humano e leva consigo o desejo de impactar o mundo através dos ideais em que acredita.
Formada em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O meu trabalho é voltado para o mercado editorial, criação, aplicação e desenvolvimento de marcas, e mídias sociais.
Estudante de Audiovisual, Ricardo é estagiário de conteúdo. Interessadíssimo em dramaturgia para telas, se pudesse, passaria boa parte do seu dia a frente de uma TV assistindo novelas e séries ou indo a uma sala de cinema para ver filmes. Tem participado do fomento ao audiovisual potiguar, passando por experiências nas áreas de roteiro, direção e produção.
É graduada em Comunicação Social Jornalismo e mestra em Comunicação e Estudos da Mídia pela UFRN. Possui MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio. Tem experiência como repórter, assessora de comunicação e hoje atua como Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena. No Instagram, atende por @larimouraa
Kevin é produtor de conteúdo audiovisual na Atena. Graduado em Publicidade e Propaganda pela UnP, atua no mercado publicitário potiguar desde 2011, quando iniciou sua carreira como social media e diretor de arte. Hoje, dedica-se à sua paixão pela fotografia e criação de vídeos
Amante de todas as artes, é estudante de Design Gráfico na UNP. Já passou pela pintura, teatro, dança entre outros e se encontrou no design onde ela pode expressar a arte de forma mais tecnológica.
Criador de conteúdo na Atena, Eduardo é estudante de Jornalismo na UFRN. Grande admirador das diversas expressões artísticas, ele se aventura na arte da fotografia e escreve textos, poemas e músicas. Os seus hobbies favoritos é ler livros e ouvir e analisar álbuns musicais.

Estudante de Design na UFRN, Eduarda faz parte do time de Criação de Artes na Atena. Ela também ama fazer pinturas, desenhos realistas e artísticos, esculturas e fotografia, buscando sempre deixar um pouco da sua personalidade nos seus trabalhos e artes.

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram: @espacocecissol. Ela acredita que a escrita e arte transformam vidas, e fala isso por experiência própria.

Carol é desenvolvedora front-end nascida em Osasco SP, apaixonada por tecnologia, se formou em redes de computadores e acredita que a tecnologia é um direito de todos e quer mudar o mundo através da tecnologia.

Estudante de Jornalismo na UFRN, paraibana e entusiasta de esportes. Seu passatempo favorito é ler, e a astronomia é uma das coisas que mais a fascina. Acredita na comunicação como forma de ferramenta social.

Designer durante o dia e artista no tempo livre, Asafe é natural de Feira de Santana – BA e desde pequeno sempre gostou de criar coisas. Faz parte do time de criação de artes da Atena e ama ilustração e 3D, mas secretamente tem uma grande paixão por música.

Oi, me chamo Breno. Sou apaixonado pelo mundo do design e da tecnologia. Adoro experimentar coisas novas e aprender com elas.

Alvaro Hendrick é redator e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor e tem alguns trabalhos publicados na Amazon. Ele também produz um podcast chamado “É Sobre Isto Podcast”, disponível em todas as plataformas de streaming.
Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena, Mayse Araújo atua na área de Comunicação desde 2007, e nas áreas Comercial e Financeira desde 2013. É formada em Jornalismo, e atualmente cursa Economia na UFRN. É entusiasta do Marketing Digital e de Conteúdo, estudiosa do Feminismo e acredita na seguinte máxima: se você não entende de pessoas, então você não entende de negócios.
Sócia-diretora, e também gestora de recursos e finanças da Atena, Melissa Zanin tem uma identidade (nada) secreta de atriz e produtora. Com sangue mineiro, adora ir ao teatro, cinema, é estudante de filosofia e adora ler sobre assuntos extraterrenos (não ria). Por aqui, é também conhecida como “a mulher do dinheiro”.
Diretora da Atena, Andressa atua como jornalista e gestora de Marketing Digital desde 2011, já tendo passado pelos setores público, privado e terceiro setor, com experiência na gestão de comunicação em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo (UFRN) e Direito (UFRN), pós graduada em Cinema (UFRN), e possui MBA em Marketing Estratégico (UNI-RN) e Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios (PUCRS).

Jornalismo digital

Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?

Jornalismo e crítica cultural

Gestão do tempo e organização

Como tirar o seu projeto do papel

Marketing para projetos culturais

Divulgação de projetos

Escrita para Web

Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores