Você já deve ter ouvido falar por aí que o poder do rebranding é inegável, né?! Uma mudança na identidade visual ou na estratégia de comunicação de uma marca pode renovar sua imagem, atrair novos públicos e refletir melhor seus valores e propósitos.
E essa foi uma ação que várias marcas importantes tomaram em 2023! Isso porque essa é uma mudança significativa que faz com que lições valiosas sejam ofertadas tanto para a empresa, quanto para nós, que observamos tudo. E hoje vou te mostrar isso!
Se quer explorar os principais rebrandings do ano passado e entender o que de melhor pode extrair deles, leia esse texto até o fim, ele foi feito para você.
Leia também: Conecte-se com seu público e se destaque no mercado com um rebranding
Itaú
Modernidade e tradição
O Itaú, líder no ranking de marcas mais valiosas do Brasil, optou por uma transformação profunda em sua identidade visual.
A nova identidade manteve elementos tradicionais, como o quadrado abaulado e a pedra preta, mas modernizou a comunicação para transmitir segurança, cuidado e prontidão.
Tudo isso veio acompanhado da tagline “Feito de Futuro”, que reforça o compromisso do banco com as futuras gerações.
Já a paleta de cores foi redesenhada para categorizar diferentes áreas de atuação e a tipografia tornou-se mais ousada e arredondada, criando mais aproximação com o público.
E, se você é um leitor atento da Atena, deve saber que o Itaú promoveu mais do que um rebranding de sua marca, certo?! Comerciais com grandes personalidades, como Fernanda Montenegro, Ronaldo e, claro, Madonna, que passou pelo Brasil para encerrar sua turnê, marcaram a divulgação desse novo momento.
Pepsi
Herança e adaptação ao futuro
Não é todo dia que se completa 125 anos, e foi por isso que em 2023 a Pepsi anunciou um rebranding que começou na América do Norte e está se estendendo ao redor do mundo durante 2024.
O novo logo combina uma tipografia personalizada em negrito com um “pulso” característico e uma paleta de cores onde o preto ganha destaque.
A mudança reflete o compromisso da marca com a Pepsi Zero Sugar e a necessidade de flexibilidade e impacto em um mundo digital.
Quando em movimento, a animação na identidade visual permite versatilidade em diversos contextos, desde prateleiras de varejo até plataformas digitais.
Nokia
Transformação para um novo mercado
A Nokia lançou uma nova identidade de marca pela primeira vez em 60 anos (!!!), com o objetivo de mudar sua percepção de uma empresa de telefones celulares para uma inovadora empresa de tecnologia B2B.
O novo logo, desenvolvido pela Lippincott, é geométrico e abstrato, legível apenas quando as letras estão juntas, o que faz tudo ser ainda mais único.
Com uma paleta de cores vibrante e o novo propósito da marca (Na Nokia, criamos tecnologia que ajuda o mundo a agir em conjunto), conseguimos ver um reflexo do compromisso da empresa em promover a ação global.
Petz
Serviços para um ecossistema
A Petz realizou um rebranding para integrar suas marcas próprias e serviços, transformando-se em um ecossistema completo para tutores e seus animais de estimação.
Isso promoveu uma nova autoridade, que veio acompanhada de uma estética renovada. A identidade visual, desenvolvida internamente e com a agência Ginga, inclui uma logo mais robusta e a unificação de aplicativos, facilitando o acesso a serviços.
Essa identidade foi criada para funcionar tanto offline quanto online, garantindo uma experiência consistente em lojas físicas e digitais.
E todas essas atingiram também o programa de fidelidade, que foi repaginado como Clubz. Isso mostra a importância da visão na hora de trazer as novidades completas para os clientes.
Twitter – X
Uma história ousada e controvérsia
Finalizamos com o rebranding mais polêmico de 2023: o Twitter, ou melhor, o “X”.
Sob a liderança de Elon Musk, a mudança, anunciada após uma série de tweets misteriosos do bilionário, visa transformar o espaço em um “super app”, incorporando funcionalidades além das interações sociais, algo semelhante ao WeChat.
A escolha da letra “X” é consistente com a marca SpaceX de Musk, o que não demonstra tanta criatividade, algo que por muito tempo foi a cara da plataforma.
E isso, inclusive, é um dos vários motivos das críticas recebidas, principalmente porque essa transição até hoje enfrenta estranhamentos decorrente do apagamento da marca construída ao longo de 17 anos.
Leia também: Marketing Digital em 2023: mudanças que vieram para ficar?
E então, ficou por dentro?!
Depois de tudo isso, garanto que já deu mais do que para perceber que o rebranding é uma ferramenta poderosa para revitalizar e reposicionar marcas.
Com ele, sua marca pode refletir mudanças significativas na estratégia, no mercado ou até no público-alvo!
Seja preservando elementos tradicionais enquanto se moderniza, homenageando a herança, transformando radicalmente a percepção do mercado ou integrando serviços para criar um ecossistema, cada rebranding de 2023 oferece lições valiosas.
Acha que está precisando de um rebranding para sua marca? Então você está no lugar certo! A própria Atena passou por um rebranding no ano em que chegou aos 4 anos, fazendo com que essa celebração fosse um orgulho para todos nós ateners.
E se você quer que isso também aconteça com você, se liga na solução abaixo:
Entre em contato com a Atena! (84) 2040-1855 ou nos acompanhe pelo Instagram: @atena.marketing.
Vem com a gente!