Por que gerar bons leads? Saiba como aplicar no seu negócio

Se você está por dentro das estratégias de marketing digital, deve ter ouvido falar sobre a importância de gerar bons leads. Ok, não podemos generalizar também, às vezes, por mais que o planejamento de vendas esteja na ponta da língua, é possível deixar algumas coisas passarem. Mas já adiantamos: os leads são potenciais clientes do seu negócio

 

Neste artigo, você vai entender mais sobre:

  • O que é lead?
  • Como fazer leads?
  • Por que gerar leads?
  • E como qualificar os leads?

 

O que é lead?  

O que é lead?  

Como citado acima, o lead é aquele potencial consumidor do seu produto. Ele é visto como uma grande oportunidade de negócio. Mas como acontece isso? Esse possível cliente fornece informações pessoais em troca de algum produto oferecido pela empresa.

Dessa forma, ele demonstra interesse nos serviços disponíveis. Sabe que você concede o seu e-mail para receber um e-book gratuito? Isso mesmo, por exemplo, ao realizar essa ação, você também torna-se um lead. E, claro, a partir de agora, com esse primeiro indicativo, é possível inserir o potencial cliente no funil de vendas.

Como fazer leads? 

Como fazer leads? 

Vamos lá… Realmente, gerar leads pode não ser tão fácil assim, mas se o conteúdo for bom e conseguir chamar a atenção do leitor, já é um passo importante dado para prospectar e converter o futuro cliente para adquirir algum produto da empresa. 

Conheça alguns formatos para colocar em prática e gerar leads no seu negócio:

  • Formulários 
  • CTA (Chamada de atenção)
  • Landing page
  • Produtos oferecidos gratuitamente 

Após analisar qual o melhor formato para a geração de leads, é importante avaliar qual o melhor canal para fazer tudo acontecer. Tem o blog, a mídia paga, o conteúdo interativo e até mesmo o famoso e-mail marketing

Por que gerar bons leads?

Por que gerar bons leads?

Bem mais do que a venda em si, é importante entender que o potencial consumidor passa por diversas fases até realizar a compra de um produto. O funil de vendas está aí para deixar isso um pouco mais claro e como atuar em cada etapa. 

A partir da geração de leads, aos poucos, você vai entendendo em qual etapa do funil aquele potencial cliente encontra-se, com base em suas ações. Além disso, inicia o processo de nutrição dos leads com produção de conteúdos relevantes, até o momento que ele realmente realiza a compra.

E como qualificar leads? 

E como qualificar leads? 

A pergunta que não quer calar: como diferenciar e qualificar um lead? Antes de continuar com a estratégia de vendas, você pode otimizar o tempo, priorizar ações e direcionar melhor o conteúdo e a comunicação para prospectar o cliente. 

Assim, a empresa consegue ter uma visão mais ampla sobre quem está mais preparado para realizar a compra. Nesse sentido, será avaliado o perfil do possível cliente, além de avaliar sobre continuar ou não nutrindo aquele lead

Para qualificar um lead, a empresa deve ter em mente:

  • Timing 
  • Orçamento 
  • Necessidade 
  • Autoridade
  • Adequação/Viabilidade 

 

Falar sobre leads é essencial para uma boa estratégia de marketing digital. Você ficou interessado e quer saber mais sobre isso? Entre em contato com a Atena! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing ⚔️

Sobre o autor: Cecília Costa

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram (@espacocecissol) . Ela acredita que a escrita e arte transformam, e fala isso por experiência própria.

Deixe um comentário