Por que você está perdendo seguidores?

Nos últimos meses, foi perceptível uma queda – as vezes drástica – dos números de seguidores de alguns perfis do Instagram. Marcas, lojas, influenciadores, e até usuários “comuns” tiveram suas contas atingidas. Se isso aconteceu com você, pode estar até agora se perguntando: O que houve?


Alguns fatores são considerados cruciais para entender o fluxo de saída dos perfis e nós queremos te ajudar a entender o que pode ter acontecido com o seu.

  • CONTEÚDO POUCO INTERESSANTE PARA O SEU PÚBLICO 

Quando uma rede social é usada para produzir conteúdo, deve ser levado em consideração o seu nicho específico de atuação. Vou dar um exemplo: se você é uma grávida que vai dar dicas sobre maternidade, os seus seguidores esperarão informações úteis para esse público. Quando você desvia o foco desse tipo de material, seja falando sobre cachorros ou dicas de como arrumar a casa, pode ser que o seu público não se agrade, pois, o objetivo principal do seu perfil não estará sendo cumprido. Tal fato pode ocasionar a saída dos seus seguidores, que migrarão para outros perfis com mais eficiência nesse âmbito.

Um outro fato que acontece com frequência, são marcas que se posicionam politicamente sobre determinados assuntos e – quando não se conhece bem o público e pode haver discordância nas crenças – os usuários evacuam. O seu conteúdo pode ser muito bacana, fotos incríveis e com uma comunicação eficiente, mas quando há posicionamento, algumas pessoas podem não conseguir separar as coisas. Há alguns casos em que o posicionamento funciona – muito – bem. Para as marcas que percebem aceitação e empatia do público quanto as opiniões políticas ou partidárias, o formato é positivo e reforça a ideia de comunidade que tem objetivos, propósitos em comum. O que deve ser lembrado é que o posicionamento da marca não é posicionamento pessoal do seu dono. Então antes de dar a sua opinião nas redes sociais, reflita em que isso conversa com o seu perfil, sua loja, sua marca e com os seus seguidores.

  • FALTA DE FREQUÊNCIA E INTERAÇÃO 

Um outro fator que causa saída em excesso dos seguidores é a falta de frequência e de interação nos perfis, afinal, quem está numa rede social quer opinar, ser ouvido, atendido, ou consumir alguma informação. Por isso é tão importante manter uma constância nos posts, para que o seu público saiba o que esperar de você.
Não adianta também estar numa rede social e não responder, curtir comentários e mensagens diretas, hein? Afinal, todo o segredo do seu funcionamento são as interações – o engajamento.

  • USO DE FERRAMENTAS DE ENGAJAMENTO

O Instagram instalou uma política ante “Perfis Fakes”, aqueles criados apenas para dar volume ao número de seguidores das contas, sem conter pessoas e usuários reais. Se você já usou ferramentas de engajamento no seu perfil, deve ter percebido ainda mais fortemente essa queda de seguidores, e o pior, de engajamento e entrega dos seus posts.
Por isso reforçamos que é melhor ser um pequeno influenciador, que cativa um público no seu nicho, mesmo que sem grande volume. Pessoas reais, com engajamento e interesse real. O crescimento orgânico e estratégico é o mais certo e saudável para o seu perfil. Não só o Instagram percebe esse tipo de manobra, como também as agências e usuários estão cada vez mais de olho em outros fatores, que não só o número de seguidores. 

Lembre-se sempre: as redes sociais são uma comunidade, onde a interação, um conteúdo de qualidade e a frequência de posts são o segredo para o sucesso. Curtiu as dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe com os colegas. Fique liado no Blog da Atena para mais conteúdos sobre mundo do Marketing e do Empreendedorismo.

Sobre o autor: Gabriela Gavioli

Deixe um comentário