A ascensão dos podcasts como estratégia de marketing digital

Tenho certeza que, se você ainda não ouviu um podcast, já ouviu falar sobre. Este novo formato de mídia está ganhando cada vez mais espaço entre as pessoas e empresas e tem aberto novas portas para as estratégias de marketing digital. Por dispor de diversos formatos e possibilidades de segmentação, esse tipo de conteúdo tem atraído a atenção do público e dos criadores pelo seu alcance, acessibilidade e economia.

Apesar de existir há algum tempo — acredita-se que o primeiro podcast tenha sido publicado no Brasil no começo dos anos 2000 — foi somente nos últimos anos que o formato decolou com força total. De acordo com dados do Spotify, maior serviço de streaming de música do mundo, o ano passado foi considerado o “ano do podcast”, já que o consumo da mídia aumentou 500% entre o final de 2017 e 2019.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters (ABPOD), realizada em 2018, mais da metade de todos os ouvintes de podcasts faz isso todos os dias e 77% dos entrevistados afirmaram que a principal motivação para consumir esse tipo de mídia é a possibilidade de realizar outras atividades enquanto escuta o conteúdo. Ou seja, estamos testemunhando a consolidação cada vez mais forte do formato que surge para unir informação e entretenimento.

Mas afinal, o que é um podcast?

Podcast studi, microphone Premium Photo

podcast é um meio de comunicação em forma de áudio, que se assemelha aos programas de rádio, e que é dividido em vários episódios disponibilizados online em plataformas como o Spotify, Google Podcasts, no YouTube ou no próprio site da empresa. O conteúdo dos podcasts pode ser desenvolvido em vários formatos, como entrevistas, debates, bate papo ou gravações individuais, que discutem temas variados dentro de diversos segmentos como política, entretenimento, questões sociais ou assuntos específicos de interesse de uma organização.

Algumas das principais diferenças entre os podcasts e os programas de rádio está na disponibilidade e alcance dos conteúdos. Com os podcasts, os ouvintes não precisam esperar por determinado horário para ouvir um programa. Pelo contrário, os episódios ficam disponíveis nas plataformas — em sua maioria de forma gratuita — para serem acessados a qualquer momento. Outro diferencial está no público alvo desse meio. Enquanto o rádio se consolidou como uma ferramenta importante da comunicação de massa, os podcasts têm se alinhado cada vez mais dentro de nichos específicos.

Por que investir em podcasts?

Podcasting concept Premium Photo

Estima-se que mais de 50 milhões de pessoas no Brasil já ouviram algum podcast. Esse número simboliza uma realidade que direciona os produtores de conteúdo para uma nova oportunidade de mercado. O aumento da audiência, assim como os investimentos na área e a variedade de plataformas disponíveis para a distribuição do conteúdo, são importantes indicadores para a inserção dos podcasts na sua estratégia de marketing digital.

Um dos fatores imprescindíveis a ser considerado na hora de pensar em novas estratégias é conhecer e entender o comportamento do seu público. Com o avanço tecnológico e as rotinas super agitadas, as pessoas estão com cada vez menos tempo para consumir conteúdos densos em texto. Se ontem ler um artigo de cinco minutos em um blog era algo muito mais acessível do que ler uma revista física, hoje, escutar o mesmo conteúdo em áudio pode ser ainda mais prático do que uma leitura.

Além do mais, tempo é dinheiro e, quanto mais conseguimos economizá-lo de forma produtiva, melhor.

Para os ouvintes, escutar podcasts é fácil, prático e barato. Os conteúdos estão disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, o que facilita o acesso à informações diversas mesmo em meio a correria do dia a dia.

Outro benefício inclui a lucratividade, pois, além de possuir um custo de produção baixo, é possível divulgar produtos e serviços parceiros. Sem falar na mensurabilidade, que torna possível medir o número de alcance dos conteúdos e é fundamental para qualquer negócio nos tempos atuais.

Como introduzir o podcast como uma estratégia de marketing na sua empresa

Man wearing headphones Free Photo

Por ser um mercado ainda em fase de desenvolvimento e exploração, o podcast pode se tornar uma poderosa ferramenta de marketing. Ao produzir conteúdo em áudio, a empresa é capaz de estabelecer um vínculo mais próximo e afetivo com o público, criando uma relação emocional entre ambos. Além disso, sendo um formato voltado para nichos, eles são uma ótima oportunidade para criar produções segmentadas em um tema específico, compartilhar com o ouvinte a sua identidade e personalidade e ainda gerar engajamento com potenciais clientes.

De fato, pensar na criação de conteúdos em diferentes formatos é fundamental para diversificar campanhas e atingir diferentes e novos públicos. No entanto, é importante ter em mente as necessidades da empresa e do público, os objetivos do negócio e também se certificar que haja uma estrutura adequada para a captação de áudios de qualidade.

Por isso, caso tomada a decisão de investir nesse meio, alguns passos básicos devem ser seguidos. Antes de tudo, adquira um microfone de qualidade e defina um local ideal para gravação. Feito isso, planeje os temas a serem abordados, qual formato se encaixa com cada tema, o nome do podcast, onde será publicado e qual será o objetivo da ferramenta. Gerar engajamento? Conseguir mais clientes? Atingir um maior número de alcance?

E por último, mas não menos importante: produza conteúdos relevantes e dinâmicos, que conversem com a marca e com o público. Aproveite também para trazer convidados e especialistas para participar dos programas e aposte em estratégias de ranqueamento e monetização (através de anúncios, parcerias, patrocínios e vendas).

O que você acha de utilizar podcasts no marketing digital? Conheça melhor essa estratégia e conte conosco para colocá-la em prática na sua empresa. Entre em contato com a Atena Marketing.

Sobre o autor: Endy Mahara

Endy é estudante de jornalismo na UFRN e uma incrível criadora de conteúdo na nossa equipe Atena. Seu feed do Instagram coleciona fotos lindas e bem pensadas, demonstrando sua criatividade e cuidado com a estética. Além disso, ela também produz para um blog pessoal e é apaixonada por músicas, viagens e boas histórias.

Deixe um comentário