SEO: a técnica que vai aumentar sua relevância (e faturamento) e diminuir o seu risco (e custo)

O Google é uma das plataformas de pesquisa mais importantes da atualidade. É por meio dele que as pessoas encontram exatamente o que procuram ou o que gostariam de encontrar, mas não se lembravam das palavras certas. É exatamente por isso que o conhecimento acerca de SEO é importante.

Dentre as inúmeras estratégias de Marketing Digital, ficar dentro da primeira página de buscas do Google é a mais importante. Para ser visto, é necessário ser, também, notado.

O que é SEO?

Como aumentar o tráfego orgânico

SEO vem da sigla em inglês “Search Engine Optimization”, que, em tradução livre, pode ser considerada uma “Otimização de Site para Mecanismo de Busca”. Ele consiste no aprimoramento dos sites por meio de um conjunto de técnicas específicas, aplicadas em páginas para a internet.

Aquelas páginas que encontramos logo de cara no Google, ao pesquisar por determinado assunto, utilizam as mais diversas técnicas de SEO para alcançar tal posição. Dentro do Marketing Digital, isso é muito importante, principalmente para elevar a popularidade de uma marca ou de determinado conteúdo.

A relevância do conteúdo também é levada em consideração. Antes, os sites eram organizados por ordem alfabética, o que acabava por prejudicar certos domínios. 

Vantagens da aplicação do SEO

Técnicas de SEO

O SEO pode permitir que o seu site ou artigo específico acabe parando na primeira página do Google. Talvez não exista uma vitrine melhor do que essa, não é mesmo? Diante do imediatismo, as pessoas acabam por nem passar da primeira página de busca.

Então, se você quer aprimorar essas técnicas e ampliar o seu negócio em até 70%, o SEO poderá ser o seu melhor amigo nessa “aventura tecnológica”. Abaixo, listamos os pontos mais importantes da utilização do método para aumentar a relevância do seu site ou conteúdo.

Democratização

Quando as técnicas são aplicadas, não importa se a sua empresa é grande ou pequena, se ela foi fundada recentemente ou já tem anos no mercado. Bem diferente do que acontece com os anúncios pagos, o sucesso pode ser atingido sem investimentos exorbitantes.

Por isso, além de utilizar o SEO como estratégia, também é necessário entregar conteúdo de qualidade, visto que ele é bem mais relevante do que a quantidade do que é postado.

Tráfego

O tráfego orgânico, ou seja, as visitas que você consegue conquistar sem investir em anúncios, poderá ser ampliado grandemente quando essas técnicas são incorporadas ao seu site, gerando uma melhor posição dentro do buscador da internet.

Quanto melhor posicionado o seu site estiver, maior será o tráfego de pessoas que querem realmente saber sobre o conteúdo oferecido.

Autoridade

Na internet, é possível encontrar dois tipos de resultados para as pesquisas realizadas: os resultados orgânicos e os resultados pagos.

Quando uma empresa aparece nas primeiras posições de um buscador com resultados orgânicos, ele terá muito mais credibilidade do que aqueles que foram pagos. Além disso, é muito comum escutarmos que algumas pessoas não clicam em resultados da busca que sejam compostos por anúncios.

Continuidade

Ao utilizar das técnicas de SEO para fortalecer o seu negócio, os retornos poderão ser apresentados de maneira rápida. Isso significa que, mesmo após você já ter publicado o conteúdo, ele continuará em uma posição favorável para a sua marca ou empresa.

Para que o resultado seja ainda mais positivo, é válido que esse conteúdo seja renovado após um certo período. Assim, ele trará melhores resultados para o seu negócio e acompanhará as tendências do mercado.

Menos risco e garantia de posicionamento

A diminuição de riscos com a utilização de técnicas de SEO é claramente notada na relevância orgânica de seus resultados. Isso acontece porque, quando você garante o seu posicionamento, é muito difícil ser retirado de lá.

Quando o seu conteúdo consegue alcançar os padrões que precisam ser atingidos para um bom rankeamento, os resultados trarão lucros e farão com que a sua empresa ou marca siga crescendo.

Em uma época em que a tecnologia é a principal fonte de conhecimento das pessoas, o mais importante é investir nela para ter bons resultados. Quer saber como conquistar os seus clientes? Não deixe de aprender sobre o Mapa de Empatia.

Ficou alguma dúvida sobre como aplicar uma estratégia de SEO para a sua empresa? Entre em contato com a Atena Marketing e receba o suporte necessário! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing ⚔️

Sobre o autor: Ana Luiza Lisboa

Ana Luiza é estagiária em produção de conteúdo na Atena. Atualmente, cursa Letras (Língua Portuguesa), é escritora independente de ficção e faz pesquisas na área de Linguística Cognitiva.

Deixe um comentário