O que é o Reels, o “TikTok do Instagram”

 

O Instagram lançou no Brasil o recurso ‘Reels’, que nada mais é do que uma atualização da ferramenta ‘cenas’ apresentada no ano passado dentro do aplicativo. Não à toa, essa nova sacada da rede social que pertence ao Facebook surge agora no auge do TikTok. Esse tipo de conteúdo se popularizou entre adolescentes pela facilidade de edição de vídeos curtos, compartilhamento e forte presença dos memes que surgem no dia a dia da internet.

A nova função traz várias possibilidades de cortes, inclusão de áudios e efeitos criativos em vídeos no mesmo estilo do Tiktok. Além de poder compartilhar nos stories, o usuário consegue também compartilhar o reels no feed. As produções ficarão disponíveis no perfil do usuário em uma área semelhante ao do IGTV. Os vídeos têm até 15 segundos de duração e é composto por diferentes clipes, música, filtros e muito mais.

Ferramentas predadoras

A empresa de Mark Zuckerberg, o Facebook, tem um hábito conhecido. Quando há alguma tendência de comunicação, a rede social escolhe criar ferramentas similares que acabam, eventualmente, diminuindo (e muito!) a parcela de suas concorrentes.

Isso aconteceu, por exemplo, com o Snapchat após uma tentativa de compra por parte do Facebook. Com a rejeição da oferta de US$ 3 bilhões pelo serviço de compartilhamento de fotos, o Instagram implementou a função Stories. Com o tempo, a ferramenta popularizou e fez o Snap perder grande parte do seu público. O app, apesar disso, ainda é um dos mais populares das lojas de aplicativo.

Em contrapartida, a função IGTV também foi lançada como concorrência ao YouTube. Apesar de muito usada e ter uma linguagem um pouco diferente, a ferramenta ainda não conseguiu ultrapassar a popularidade e relevância do YouTube enquanto ferramenta de consumo de vídeos.

Então o que acontecerá com o TikTok? Ele pode ter o mesmo destino do “Vine”, o app descontinuado do Twitter? Não podemos prever o futuro. Precisamos esperar para sabermos como a comunidade de criadores de conteúdo reagirá à plataforma. Qual os benefícios para os criadores? O que eles têm a ganhar? Na melhor das possibilidades, ambas as plataformas usarão a competitividade para oferecer mais utilidades para o usuário.

Imagem ilustra as funcionalidades e usos do Reels no Instagram.

“Não é só para os criadores profissionais, mas para os aspirantes a criadores, a nova geração daqueles que querem ser descobertos e achar um lugar no mundo”, diz Vishal Shah, líder de produtos do Instagram. Reprodução/Instagram

Como o Reels pode ser integrado à comunicação da sua empresa?

Se você ficou na dúvida se deve ou não implementar estas novas ferramentas na sua comunicação, temos algumas sugestões de como se posicionar de maneira inteligente.

Influenciadores

Identifique possíveis influenciadores que conversem com o seu público. Esta é uma boa forma de começar a entender qual linguagem é ideal para o seu objetivo de mercado. Os criadores de tais plataformas conhecem a comunicação que usam em seus canais, sabem com quem estão falando e podem ser grandes aliados na sua estratégia de Marketing.

Leia mais sobre o assunto no post “Popularidade é diferente de influência

Produção de conteúdo

Criar conteúdo original para uma plataforma nova é, normalmente, algo difícil inicialmente. Como ainda não conhecemos a linguagem, o tom e o alcance da mensagem, é complicado começar do zero. Mais uma vez, a dica é observar os criadores que já conversam com o seu público. 

Faça perguntas para si mesmo(a) e reflita sobre o seu modelo de negócios. Ele encaixa nessa mídia? Como a minha marca pode mostrar a identidade, os valores, os objetivos? O que é atrativo e útil para o meu cliente? Como posso deixar minha mensagem objetiva, clara e divertida?

Leia mais sobre o assunto no post “Marketing de Conteúdo: Será que você posta os conteúdos corretos?


Gostou de conhecer a nova plataforma de criação de vídeos do Instagram? Você acredita que o “Reels” vai superar a popularidade do TikTok? Fala pra gente nos comentários!


Fontes: 

Metrópoles

UOL Tilt

G1

Sobre o autor: Alvaro Hendrick

Alvaro Hendrick é redator, supervisor e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor (tem alguns trabalhos publicados na Amazon e no Medium) e podcaster independente.

Deixe um comentário