O que é Copywriting?
O que é Copywriting?

De uma maneira geral, pode-se dizer que o Copywriting é um processo que envolve a produção de textos com um conteúdo mais persuasivo, voltado para as ações do marketing e das vendas. Dentro desse mar de informações, é comum encontrarmos os e-mails, os sites, os catálogos, anúncios e posts em redes sociais.

Para ter uma visão mais geral acerca do que é Copywriting, é necessário acompanhar os tópicos:

    • O que é inadequado no Copywriting.
  • Por que usar?
  • Dicas para se inserir no meio do Copywriting.

A seguir, iremos trazer algumas informações relevantes para que seja possível ter uma ideia mais ampla do assunto.

O que é inadequado no Copywriting

Copywriting

Sabendo que o Copywriting é o ato de produzir textos com o intuito de introduzir alguma venda ou divulgação por sobre eles, está na hora de descobrir o que não deve ser feito ao utilizar essa técnica.

Textos fracos

Um dos grandes problemas apresentados em textos com o intuito de fazer alguma divulgação ou de chamar a atenção do público é a falta de firmeza utilizada nas palavras. Quando se faz um texto “pobre”, é muito provável que você não vá conseguir vender nada, até porque não conseguiu convencer o público.

Após entender um pouco melhor o que é Copywriting, será fácil compreender a necessidade de uma pessoa especializada no ramo para tocar o negócio. Não é a toa que a maior parte dos copies de sucesso foram escritores muito talentosos algum dia.

Falta de credibilidade

Outro fator que atrapalha bastante na hora de utilizar o método de Copywriting é a falta de domínio sobre o assunto. Se você não estuda, minimamente, aquilo que precisa ser posto no papel, ou na tela de um computador, será impossível passar credibilidade para o público.

Muito embora o seu texto esteja impecável gramaticalmente, a concorrência poderá ultrapassar o seu negócio utilizando as palavras certas e os métodos de persuasão muito mais aguçados. Ao construir uma relação de confiança com o público, os horizontes são facilmente expandidos.

Muita informação

Alguns ditados populares podem se encaixar bem neste tópico como, por exemplo, “menos é mais”. De nada vai adiantar poluir a visão do cliente com várias informações se, no fundo, elas não querem dizer nada quando se encontram.

A audiência de um negócio é constituída por diversos grupos e, por isso, o essencial é saber lidar com cada um deles. Dessa maneira, não é necessário entrar em desespero e tentar fazer, em uma única postagem, algo que agrade a todos em um mesmo momento.

Limitar-se às características

Outro erro que pode ser fatal para o seu negócio é o de se limitar apenas às características de um produto. Você não pode simplesmente entregar ao público algumas das funcionalidades de determinada peça.

O que pode trazer uma visão completamente inovadora para os compradores e investidores em potencial é ressaltar os benefícios que a sua oferta pode trazer a eles. Com isso, é possível chamar mais a atenção e captar pessoas realmente interessadas no que é oferecido.

Por que usar?

O que é Copywriting?

Um dos principais motivos pelos quais o copywriting é utilizado está diretamente vinculado ao fator de comunicação. 

A comunicação é o segredo para quem deseja ter um bom relacionamento com o próprio público. Dessa maneira, se você consegue aplicar bem essa interação, é possível fazer o sucesso esperado com o seu negócio. Todos os empreendedores que estão estagnados acabam seguindo o mesmo rumo: o declínio.

Do contrário do que muitos pensam, a conversa massiva não é a melhor solução para intensificar esse contato. As técnicas de copywriting se mostram bem mais eficientes e conseguem impulsionar um empreendimento com pouco tempo investido. É exatamente por isso que a técnica deve ser usada, visto que, consequentemente, faz com que um determinado negócio cresça por meios simples.

Dicas para se inserir no meio do Copywriting

Copywriting

Tendo em vista que você compreende melhor o que é Copywriting e qual a sua importância para o meio dos negócios, está na hora de assimilar algumas dicas valiosas para conseguir se inserir no mercado com esse método certeiro.

Afinidade com o público

Um dos pontos mais importantes para uma boa estratégia de Copywriting é ter uma relação mais estreita com o próprio público. Dessa maneira, irá se tornar muito mais fácil conseguir convencer os clientes em potencial a comprar o seu produto.

Isso pode ser dado por meio de um e-mail marketing, filtrando as principais necessidades dos clientes e expondo-as diretamente para eles. Ter um filtro pronto é um primeiro passo para conseguir administrar as estratégias de copy.

Oferta extra

Essa estratégia de copy está diretamente ligada ao sentimento de reciprocidade. Para dar início ou intensificar determinado relacionamento, é necessário chamar a sua atenção. No lugar de pedir informações logo de cara, o mais recomendado é oferecer algo para o cliente.

Quando um material é oferecido, com base nas necessidades do público, as pessoas que possuem acesso a ele não se importarão ou apresentarão grande resistência para ofertar algumas informações.

Imposição de confiança

Mais voltado para a questão de aprovação social, este tópico tem muito a ver com comprovar tudo aquilo que está sendo dito. Se você oferece um produto, por exemplo, o ideal é que haja um modo pelo qual seja possível provar seus resultados.

Dessa maneira, ao mesmo tempo em que há a capacidade de demonstrar para o público um sucesso com a solução ofertada, também é possível se posicionar como alguém que possui domínio sobre o mercado em específico.

—–

É fato que a estratégia de Copywriting eleva o seu negócio e facilita a relação com o cliente. Por isso, buscá-la é uma opção mais do que viável.

Ficou interessado pelo tema? Veja quais são os conteúdos certos para publicar.

Sobre o autor: Ana Luiza Lisboa
Ana Luiza é estagiária em produção de conteúdo na Atena. Atualmente, cursa Letras (Língua Portuguesa), é escritora independente de ficção e faz pesquisas na área de Linguística Cognitiva.
Thainá é estudante de publicidade e propaganda na UFRN, nascida em terras potiguares no dia do nordestino. Hoje está formando o time da Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia. Libriana indecisa, de sorriso fácil e cachos no cabelo, acredita que a comunicação é um passo para dar visibilidade e inspirar pessoas.
Maisa é espontaneidade, é arte de museu e poesia de muro. Apreciadora de podcast, Taylor Swift e Clarice Lispector, tem descoberto mais sobre o amor ao ler Bell Hooks. Na procura do seu sonho e fugindo do sol do Piauí (como costuma dizer) veio, não ironicamente, parar na cidade do sol. Hoje, estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, está na Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia.

Caicoense, mãe de uma menina, graduada em Comunicação e Marketing. Atua na Atena como Gestora de Projetos e Consultora. Nas horas vagas, estuda a doutrina espírita, assuntos do mundo da ufologia e atua em um projeto social que teve iniciativa desde 2020  (Instagram @mamaesquedoam).

Estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, Sabrina faz parte do time de Gestão e Estratégia na Atena. Amante das artes e da dança desde pequena, hoje alia sua criatividade e ensinamentos da dança à área comunicação social com profissionalismo e entusiasmo. Para além do trabalho, ela enxerga a comunicação como algo essencial ao ser humano e leva consigo o desejo de impactar o mundo através dos ideais em que acredita.
Formada em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O meu trabalho é voltado para o mercado editorial, criação, aplicação e desenvolvimento de marcas, e mídias sociais.
Estudante de Audiovisual, Ricardo é estagiário de conteúdo. Interessadíssimo em dramaturgia para telas, se pudesse, passaria boa parte do seu dia a frente de uma TV assistindo novelas e séries ou indo a uma sala de cinema para ver filmes. Tem participado do fomento ao audiovisual potiguar, passando por experiências nas áreas de roteiro, direção e produção.
É graduada em Comunicação Social Jornalismo e mestra em Comunicação e Estudos da Mídia pela UFRN. Possui MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio. Tem experiência como repórter, assessora de comunicação e hoje atua como Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena. No Instagram, atende por @larimouraa
Kevin é produtor de conteúdo audiovisual na Atena. Graduado em Publicidade e Propaganda pela UnP, atua no mercado publicitário potiguar desde 2011, quando iniciou sua carreira como social media e diretor de arte. Hoje, dedica-se à sua paixão pela fotografia e criação de vídeos
Amante de todas as artes, é estudante de Design Gráfico na UNP. Já passou pela pintura, teatro, dança entre outros e se encontrou no design onde ela pode expressar a arte de forma mais tecnológica.
Criador de conteúdo na Atena, Eduardo é estudante de Jornalismo na UFRN. Grande admirador das diversas expressões artísticas, ele se aventura na arte da fotografia e escreve textos, poemas e músicas. Os seus hobbies favoritos é ler livros e ouvir e analisar álbuns musicais.

Estudante de Design na UFRN, Eduarda faz parte do time de Criação de Artes na Atena. Ela também ama fazer pinturas, desenhos realistas e artísticos, esculturas e fotografia, buscando sempre deixar um pouco da sua personalidade nos seus trabalhos e artes.

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram: @espacocecissol. Ela acredita que a escrita e arte transformam vidas, e fala isso por experiência própria.

Carol é desenvolvedora front-end nascida em Osasco SP, apaixonada por tecnologia, se formou em redes de computadores e acredita que a tecnologia é um direito de todos e quer mudar o mundo através da tecnologia.

Estudante de Jornalismo na UFRN, paraibana e entusiasta de esportes. Seu passatempo favorito é ler, e a astronomia é uma das coisas que mais a fascina. Acredita na comunicação como forma de ferramenta social.

Designer durante o dia e artista no tempo livre, Asafe é natural de Feira de Santana – BA e desde pequeno sempre gostou de criar coisas. Faz parte do time de criação de artes da Atena e ama ilustração e 3D, mas secretamente tem uma grande paixão por música.

Oi, me chamo Breno. Sou apaixonado pelo mundo do design e da tecnologia. Adoro experimentar coisas novas e aprender com elas.

Alvaro Hendrick é redator e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor e tem alguns trabalhos publicados na Amazon. Ele também produz um podcast chamado “É Sobre Isto Podcast”, disponível em todas as plataformas de streaming.
Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena, Mayse Araújo atua na área de Comunicação desde 2007, e nas áreas Comercial e Financeira desde 2013. É formada em Jornalismo, e atualmente cursa Economia na UFRN. É entusiasta do Marketing Digital e de Conteúdo, estudiosa do Feminismo e acredita na seguinte máxima: se você não entende de pessoas, então você não entende de negócios.
Sócia-diretora, e também gestora de recursos e finanças da Atena, Melissa Zanin tem uma identidade (nada) secreta de atriz e produtora. Com sangue mineiro, adora ir ao teatro, cinema, é estudante de filosofia e adora ler sobre assuntos extraterrenos (não ria). Por aqui, é também conhecida como “a mulher do dinheiro”.
Diretora da Atena, Andressa atua como jornalista e gestora de Marketing Digital desde 2011, já tendo passado pelos setores público, privado e terceiro setor, com experiência na gestão de comunicação em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo (UFRN) e Direito (UFRN), pós graduada em Cinema (UFRN), e possui MBA em Marketing Estratégico (UNI-RN) e Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios (PUCRS).

Jornalismo digital

Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?

Jornalismo e crítica cultural

Gestão do tempo e organização

Como tirar o seu projeto do papel

Marketing para projetos culturais

Divulgação de projetos

Escrita para Web

Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores