De uma maneira geral, pode-se dizer que o Copywriting é um processo que envolve a produção de textos com um conteúdo mais persuasivo, voltado para as ações do marketing e das vendas. Dentro desse mar de informações, é comum encontrarmos os e-mails, os sites, os catálogos, anúncios e posts em redes sociais.
Para ter uma visão mais geral acerca do que é Copywriting, é necessário acompanhar os tópicos:
- O que é inadequado no Copywriting.
- Por que usar?
- Dicas para se inserir no meio do Copywriting.
A seguir, iremos trazer algumas informações relevantes para que seja possível ter uma ideia mais ampla do assunto.
O que é inadequado no Copywriting
Sabendo que o Copywriting é o ato de produzir textos com o intuito de introduzir alguma venda ou divulgação por sobre eles, está na hora de descobrir o que não deve ser feito ao utilizar essa técnica.
Textos fracos
Um dos grandes problemas apresentados em textos com o intuito de fazer alguma divulgação ou de chamar a atenção do público é a falta de firmeza utilizada nas palavras. Quando se faz um texto “pobre”, é muito provável que você não vá conseguir vender nada, até porque não conseguiu convencer o público.
Após entender um pouco melhor o que é Copywriting, será fácil compreender a necessidade de uma pessoa especializada no ramo para tocar o negócio. Não é a toa que a maior parte dos copies de sucesso foram escritores muito talentosos algum dia.
Falta de credibilidade
Outro fator que atrapalha bastante na hora de utilizar o método de Copywriting é a falta de domínio sobre o assunto. Se você não estuda, minimamente, aquilo que precisa ser posto no papel, ou na tela de um computador, será impossível passar credibilidade para o público.
Muito embora o seu texto esteja impecável gramaticalmente, a concorrência poderá ultrapassar o seu negócio utilizando as palavras certas e os métodos de persuasão muito mais aguçados. Ao construir uma relação de confiança com o público, os horizontes são facilmente expandidos.
Muita informação
Alguns ditados populares podem se encaixar bem neste tópico como, por exemplo, “menos é mais”. De nada vai adiantar poluir a visão do cliente com várias informações se, no fundo, elas não querem dizer nada quando se encontram.
A audiência de um negócio é constituída por diversos grupos e, por isso, o essencial é saber lidar com cada um deles. Dessa maneira, não é necessário entrar em desespero e tentar fazer, em uma única postagem, algo que agrade a todos em um mesmo momento.
Limitar-se às características
Outro erro que pode ser fatal para o seu negócio é o de se limitar apenas às características de um produto. Você não pode simplesmente entregar ao público algumas das funcionalidades de determinada peça.
O que pode trazer uma visão completamente inovadora para os compradores e investidores em potencial é ressaltar os benefícios que a sua oferta pode trazer a eles. Com isso, é possível chamar mais a atenção e captar pessoas realmente interessadas no que é oferecido.
Por que usar?
Um dos principais motivos pelos quais o copywriting é utilizado está diretamente vinculado ao fator de comunicação.
A comunicação é o segredo para quem deseja ter um bom relacionamento com o próprio público. Dessa maneira, se você consegue aplicar bem essa interação, é possível fazer o sucesso esperado com o seu negócio. Todos os empreendedores que estão estagnados acabam seguindo o mesmo rumo: o declínio.
Do contrário do que muitos pensam, a conversa massiva não é a melhor solução para intensificar esse contato. As técnicas de copywriting se mostram bem mais eficientes e conseguem impulsionar um empreendimento com pouco tempo investido. É exatamente por isso que a técnica deve ser usada, visto que, consequentemente, faz com que um determinado negócio cresça por meios simples.
Dicas para se inserir no meio do Copywriting
Tendo em vista que você compreende melhor o que é Copywriting e qual a sua importância para o meio dos negócios, está na hora de assimilar algumas dicas valiosas para conseguir se inserir no mercado com esse método certeiro.
Afinidade com o público
Um dos pontos mais importantes para uma boa estratégia de Copywriting é ter uma relação mais estreita com o próprio público. Dessa maneira, irá se tornar muito mais fácil conseguir convencer os clientes em potencial a comprar o seu produto.
Isso pode ser dado por meio de um e-mail marketing, filtrando as principais necessidades dos clientes e expondo-as diretamente para eles. Ter um filtro pronto é um primeiro passo para conseguir administrar as estratégias de copy.
Oferta extra
Essa estratégia de copy está diretamente ligada ao sentimento de reciprocidade. Para dar início ou intensificar determinado relacionamento, é necessário chamar a sua atenção. No lugar de pedir informações logo de cara, o mais recomendado é oferecer algo para o cliente.
Quando um material é oferecido, com base nas necessidades do público, as pessoas que possuem acesso a ele não se importarão ou apresentarão grande resistência para ofertar algumas informações.
Imposição de confiança
Mais voltado para a questão de aprovação social, este tópico tem muito a ver com comprovar tudo aquilo que está sendo dito. Se você oferece um produto, por exemplo, o ideal é que haja um modo pelo qual seja possível provar seus resultados.
Dessa maneira, ao mesmo tempo em que há a capacidade de demonstrar para o público um sucesso com a solução ofertada, também é possível se posicionar como alguém que possui domínio sobre o mercado em específico.
—–
É fato que a estratégia de Copywriting eleva o seu negócio e facilita a relação com o cliente. Por isso, buscá-la é uma opção mais do que viável.
Ficou interessado pelo tema? Veja quais são os conteúdos certos para publicar.