O marketing na pandemia não deve parar!

Vivemos uma realidade que jamais imaginávamos que fosse acontecer. Estamos reféns em nossas próprias casas, não podemos abraçar nossos familiares, sair para trabalhar ou nos divertirmos nos finais de semana com os amigos. Devido à pandemia do novo Coronavírus, o consumo diminuiu, a economia foi afetada e a comunicação das marcas foi alterada.

 

Acredite: todo mundo está tentando descobrir a melhor forma de trabalhar, de sustentar a casa, o emprego e continuar com um dinheirinho no final do mês. Assim como nós, as marcas também estão se reinventando: seja refazendo seus planejamentos, adiando seus lançamentos ou mudando suas estratégias porque o foco principal agora é salvar vidas.

 

Os gastos desnecessários como roupas caras, idas ao salão de beleza, sessões de cinema e encontros nos bares e restaurantes foram reduzidos, pois a demanda regrediu com a ordem de isolamento social. Não estamos no clima para incentivar o consumo e estimular a venda de bens não essenciais. Então, como eu vou vender? Para isso, o marketing precisa mudar o tom e a atitude. Aqui vai algumas dicas que colocamos em prática na Atena:

 

 4 dicas para ajudar na comunicação durante momentos de crise 

 

 1) Não jogue suas ideias fora 

As ideias que estavam em execução não precisam ser descartadas ou esquecidas. Avalie junto com a sua equipe de marketing quais estratégias podem ser adaptadas e reaproveitadas a partir do novo cenário social. Aquelas que não forem adiante, podem ser guardadas para entrarem em ação quando tudo voltar ao normal.

 

 2) Use a tecnologia ao seu favor 

É extremamente difícil e, na maioria das vezes, até impossível uma empresa se digitalizar do dia para a noite. Alguns recursos como criação de plataformas online como e-commerces e marketplaces levam tempo para serem lançadas. Por isso, é necessário que a marca, junto com sua equipe especialista em marketing, explore os melhores recursos digitais que podem ser usados durante a pandemia.

 

O objetivo é ajudar na sua relação com o consumidor, facilitar o processo das vendas e o contato logo na primeira etapa. Usufruir de recursos já existentes torna o processo mais eficiente e proporciona um pouco de tempo a mais para colocar as novas estratégias em prática e melhorar ainda mais a qualidade do serviço oferecido.

 

 3) A comunicação tem que ser mais humanizada. 

Que fique claro: as publicidades, durante a pandemia, não podem ter o mesmo discurso de antes. A prioridade, como citado anteriormente, é salvar vidas. Portanto, a comunicação passa a ter um cunho social com um discurso mais humanizado e solidário. É pelo marketing que temos que passar segurança e confiança para os consumidores que nós, enquanto marca, estamos fazendo a nossa parte para melhorar a vida de todos.

 

 4) Veracidade do discurso 

Não adianta executar estratégia da responsabilidade social apenas no campo imaginário. A prática tem que existir e a marca tem que deixar claro nas suas ações, pois, caso seja “pega na mentira”, isso acarretará em uma crise de imagem para a empresa que, além de prejudicar a sua reputação, também afetará as vendas na pandemia e pós-pandemia.

 

Sendo assim, não desanime! Uma boa equipe de marketing talvez seja o que você esteja precisando para sustentar a sua marca durante esse tempo de dificuldade no mercado. Com um bom planejamento e alinhamento de ideias, com certeza, sua empresa irá mais longe!

 

Ficou com dúvidas? Marketing digital é a resposta! Entre em contato com a Atena e saiba mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing ⚔️

Sobre o autor: Amanda Lai Lee

Deixe um comentário