Mulheres produzem artesanato e empreendem no Seridó
Mulheres produzem artesanato e empreendem no Seridó
Andressa Carvalho, diretora da Atena, realiza oficinas no interior do RN sobre empreendedorismo e empoderamento digital para artesãs, com a participação de Amanda Vasconcelos, gestora de projetos da empresa

 

Ocupar espaços é fundamental para mulheres empreendedoras, principalmente de maneira digital. Afinal, o crescimento delas no meio digital permite que os seus serviços, seus produtos e, sobretudo, sua marca sejam reconhecidas pelo mundo afora. 

 

No mês passado, a diretora Andressa Carvalho e a gestora de projetos Amanda Vasconcelos, ambas da Atena, ministraram a oficina “Empoderamento digital para artesãs”, com mulheres artesãs do Seridó do Rio Grande do Norte. 

 

O projeto foi idealizado e realizado pelo Sebrae RN e é uma continuidade das atividades feitas há cerca de dois anos em parceria com o Instituto Riachuelo.

 

Para entender mais como funcionou a oficina e a importância desse projeto para tantas mulheres seridoenses, o papo de hoje é com Andressa e Amanda, para compartilhar um pouco sobre suas experiências nessa jornada pelos caminhos até o Seridó.

 

Segundo Andressa, a oficina “Empoderamento digital para artesãs” é uma continuação de um trabalho que iniciou em 2022 visando a autonomia em estratégias e ferramentas digitais para as artesãs do Seridó. “É uma nova fase de encontros em que elas são estimuladas a conhecer e explorar novas ferramentas que potencializam ainda mais suas presenças digitais”.

 

Andressa explica como funcionará a nova etapa as oficinas, que são divididas em duas fases: a fase 1 é destinada a artesãs que estão tendo seu primeiro contato com as plataformas digitais aplicadas à sua rotina profissional, já a fase 2 é destinada a artesãs que já passaram por uma consultoria anteriormente e agora vão desenvolver novas ferramentas.

 

Quanto melhor sabem usar as ferramentas digitais, mais vendas conseguem fazer e melhor conseguem escalar os seus negócios”

 

Há mais de 10 anos atuando no mercado do marketing digital, a diretora da Atena enxerga as estratégias do marketing como um aliado para a autonomia das mulheres empreendedoras no ramo do artesanato. 

 

Estar bem posicionada digitalmente lhes permite atravessar limites geográficos e ir muitas milhas além do espaço que poderiam abarcar normalmente. Quanto melhor sabem usar as ferramentas digitais, mais vendas conseguem fazer e melhor conseguem escalar os seus negócios”, afirma Andressa.

 

O surgimento da parceria com Amanda Vasconcelos

 

“Desde que Amanda chegou à Atena tínhamos a intenção de tê-la ocupando esse espaço. Amanda já tinha vivência com o público de artesãos e é uma grande potência na área de marketing”, compartilha Andressa.

 

Para Andressa, foi um insight natural unir os dois universos e ter Amanda potencializando os aprendizados desse público ao qual destinamos tanta atenção. 

 

“A experiência com Amanda é muito importante, pois um dos segredos do marketing e da educação é conhecer bem o seu público-alvo e Amanda é, além de uma excelente mercadóloga, uma profunda conhecedora do Seridó e do público de artesãos”, conta ela.

 

Quando Amanda recebeu o convite de Andressa, parecia que tudo estava se encaixando em sua vida profissional e pessoal, pois a gestora de projetos da Atena enxerga no trabalho com artesãos um propósito maior, que é de ajudar mulheres a realizarem seus sonhos, estas que muitas vezes não têm o apoio necessário.

 

“O mundo do artesanato para mim é muito especial, pois adoro a arte em si e a representação que elas têm no cenário cultural me encanta. É impossível não crescer pessoalmente trabalhando com artesãos, porque eles são humanos e autênticos”, fala Amanda.

 

Perguntei para as duas como está sendo atuar ao lado de tantas mulheres no Seridó, Andressa respondeu que “a experiência é de um enriquecimento profissional e pessoal enorme. É um público muito peculiar que nos ensina bastante com suas vivências”.  Amanda reforçou a importância e a gratidão por “participar de algo tão grandioso para a cultura do Rio Grande do Norte”. 

 

“Espero que nossa pequena contribuição ajude a elas a alcançarem voos bem mais altos do que sonham em voar”, deseja Amanda. 


Acompanhe a Atena no Instagram e fique por dentro do dia a dia da empresa e da nossa cultura interna! @atena.marketing.

Sobre o autor: Cecília Costa
Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é formada em Jornalismo pela UFRN e traz consigo o amor pela arte de comunicar. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do @espacocecissol e suas leituras no @ceciacaboudeler. Ela acredita que a escrita e arte transformam, e fala isso por experiência própria.
Thainá é estudante de publicidade e propaganda na UFRN, nascida em terras potiguares no dia do nordestino. Hoje está formando o time da Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia. Libriana indecisa, de sorriso fácil e cachos no cabelo, acredita que a comunicação é um passo para dar visibilidade e inspirar pessoas.
Maisa é espontaneidade, é arte de museu e poesia de muro. Apreciadora de podcast, Taylor Swift e Clarice Lispector, tem descoberto mais sobre o amor ao ler Bell Hooks. Na procura do seu sonho e fugindo do sol do Piauí (como costuma dizer) veio, não ironicamente, parar na cidade do sol. Hoje, estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, está na Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia.

Caicoense, mãe de uma menina, graduada em Comunicação e Marketing. Atua na Atena como Gestora de Projetos e Consultora. Nas horas vagas, estuda a doutrina espírita, assuntos do mundo da ufologia e atua em um projeto social que teve iniciativa desde 2020  (Instagram @mamaesquedoam).

Estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, Sabrina faz parte do time de Gestão e Estratégia na Atena. Amante das artes e da dança desde pequena, hoje alia sua criatividade e ensinamentos da dança à área comunicação social com profissionalismo e entusiasmo. Para além do trabalho, ela enxerga a comunicação como algo essencial ao ser humano e leva consigo o desejo de impactar o mundo através dos ideais em que acredita.
Formada em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O meu trabalho é voltado para o mercado editorial, criação, aplicação e desenvolvimento de marcas, e mídias sociais.
Estudante de Audiovisual, Ricardo é estagiário de conteúdo. Interessadíssimo em dramaturgia para telas, se pudesse, passaria boa parte do seu dia a frente de uma TV assistindo novelas e séries ou indo a uma sala de cinema para ver filmes. Tem participado do fomento ao audiovisual potiguar, passando por experiências nas áreas de roteiro, direção e produção.
É graduada em Comunicação Social Jornalismo e mestra em Comunicação e Estudos da Mídia pela UFRN. Possui MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio. Tem experiência como repórter, assessora de comunicação e hoje atua como Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena. No Instagram, atende por @larimouraa
Kevin é produtor de conteúdo audiovisual na Atena. Graduado em Publicidade e Propaganda pela UnP, atua no mercado publicitário potiguar desde 2011, quando iniciou sua carreira como social media e diretor de arte. Hoje, dedica-se à sua paixão pela fotografia e criação de vídeos
Amante de todas as artes, é estudante de Design Gráfico na UNP. Já passou pela pintura, teatro, dança entre outros e se encontrou no design onde ela pode expressar a arte de forma mais tecnológica.
Criador de conteúdo na Atena, Eduardo é estudante de Jornalismo na UFRN. Grande admirador das diversas expressões artísticas, ele se aventura na arte da fotografia e escreve textos, poemas e músicas. Os seus hobbies favoritos é ler livros e ouvir e analisar álbuns musicais.

Estudante de Design na UFRN, Eduarda faz parte do time de Criação de Artes na Atena. Ela também ama fazer pinturas, desenhos realistas e artísticos, esculturas e fotografia, buscando sempre deixar um pouco da sua personalidade nos seus trabalhos e artes.

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram: @espacocecissol. Ela acredita que a escrita e arte transformam vidas, e fala isso por experiência própria.

Carol é desenvolvedora front-end nascida em Osasco SP, apaixonada por tecnologia, se formou em redes de computadores e acredita que a tecnologia é um direito de todos e quer mudar o mundo através da tecnologia.

Estudante de Jornalismo na UFRN, paraibana e entusiasta de esportes. Seu passatempo favorito é ler, e a astronomia é uma das coisas que mais a fascina. Acredita na comunicação como forma de ferramenta social.

Designer durante o dia e artista no tempo livre, Asafe é natural de Feira de Santana – BA e desde pequeno sempre gostou de criar coisas. Faz parte do time de criação de artes da Atena e ama ilustração e 3D, mas secretamente tem uma grande paixão por música.

Oi, me chamo Breno. Sou apaixonado pelo mundo do design e da tecnologia. Adoro experimentar coisas novas e aprender com elas.

Alvaro Hendrick é redator e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor e tem alguns trabalhos publicados na Amazon. Ele também produz um podcast chamado “É Sobre Isto Podcast”, disponível em todas as plataformas de streaming.
Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena, Mayse Araújo atua na área de Comunicação desde 2007, e nas áreas Comercial e Financeira desde 2013. É formada em Jornalismo, e atualmente cursa Economia na UFRN. É entusiasta do Marketing Digital e de Conteúdo, estudiosa do Feminismo e acredita na seguinte máxima: se você não entende de pessoas, então você não entende de negócios.
Sócia-diretora, e também gestora de recursos e finanças da Atena, Melissa Zanin tem uma identidade (nada) secreta de atriz e produtora. Com sangue mineiro, adora ir ao teatro, cinema, é estudante de filosofia e adora ler sobre assuntos extraterrenos (não ria). Por aqui, é também conhecida como “a mulher do dinheiro”.
Diretora da Atena, Andressa atua como jornalista e gestora de Marketing Digital desde 2011, já tendo passado pelos setores público, privado e terceiro setor, com experiência na gestão de comunicação em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo (UFRN) e Direito (UFRN), pós graduada em Cinema (UFRN), e possui MBA em Marketing Estratégico (UNI-RN) e Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios (PUCRS).

Jornalismo digital

Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?

Jornalismo e crítica cultural

Gestão do tempo e organização

Como tirar o seu projeto do papel

Marketing para projetos culturais

Divulgação de projetos

Escrita para Web

Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores