Andressa Carvalho, diretora da Atena, realiza oficinas no interior do RN sobre empreendedorismo e empoderamento digital para artesãs, com a participação de Amanda Vasconcelos, gestora de projetos da empresa
Ocupar espaços é fundamental para mulheres empreendedoras, principalmente de maneira digital. Afinal, o crescimento delas no meio digital permite que os seus serviços, seus produtos e, sobretudo, sua marca sejam reconhecidas pelo mundo afora.
No mês passado, a diretora Andressa Carvalho e a gestora de projetos Amanda Vasconcelos, ambas da Atena, ministraram a oficina “Empoderamento digital para artesãs”, com mulheres artesãs do Seridó do Rio Grande do Norte.
O projeto foi idealizado e realizado pelo Sebrae RN e é uma continuidade das atividades feitas há cerca de dois anos em parceria com o Instituto Riachuelo.
Para entender mais como funcionou a oficina e a importância desse projeto para tantas mulheres seridoenses, o papo de hoje é com Andressa e Amanda, para compartilhar um pouco sobre suas experiências nessa jornada pelos caminhos até o Seridó.
Segundo Andressa, a oficina “Empoderamento digital para artesãs” é uma continuação de um trabalho que iniciou em 2022 visando a autonomia em estratégias e ferramentas digitais para as artesãs do Seridó. “É uma nova fase de encontros em que elas são estimuladas a conhecer e explorar novas ferramentas que potencializam ainda mais suas presenças digitais”.
Andressa explica como funcionará a nova etapa as oficinas, que são divididas em duas fases: a fase 1 é destinada a artesãs que estão tendo seu primeiro contato com as plataformas digitais aplicadas à sua rotina profissional, já a fase 2 é destinada a artesãs que já passaram por uma consultoria anteriormente e agora vão desenvolver novas ferramentas.
Há mais de 10 anos atuando no mercado do marketing digital, a diretora da Atena enxerga as estratégias do marketing como um aliado para a autonomia das mulheres empreendedoras no ramo do artesanato.
“Estar bem posicionada digitalmente lhes permite atravessar limites geográficos e ir muitas milhas além do espaço que poderiam abarcar normalmente. Quanto melhor sabem usar as ferramentas digitais, mais vendas conseguem fazer e melhor conseguem escalar os seus negócios”, afirma Andressa.
O surgimento da parceria com Amanda Vasconcelos
“Desde que Amanda chegou à Atena tínhamos a intenção de tê-la ocupando esse espaço. Amanda já tinha vivência com o público de artesãos e é uma grande potência na área de marketing”, compartilha Andressa.
Para Andressa, foi um insight natural unir os dois universos e ter Amanda potencializando os aprendizados desse público ao qual destinamos tanta atenção.
“A experiência com Amanda é muito importante, pois um dos segredos do marketing e da educação é conhecer bem o seu público-alvo e Amanda é, além de uma excelente mercadóloga, uma profunda conhecedora do Seridó e do público de artesãos”, conta ela.
Quando Amanda recebeu o convite de Andressa, parecia que tudo estava se encaixando em sua vida profissional e pessoal, pois a gestora de projetos da Atena enxerga no trabalho com artesãos um propósito maior, que é de ajudar mulheres a realizarem seus sonhos, estas que muitas vezes não têm o apoio necessário.
“O mundo do artesanato para mim é muito especial, pois adoro a arte em si e a representação que elas têm no cenário cultural me encanta. É impossível não crescer pessoalmente trabalhando com artesãos, porque eles são humanos e autênticos”, fala Amanda.
Perguntei para as duas como está sendo atuar ao lado de tantas mulheres no Seridó, Andressa respondeu que “a experiência é de um enriquecimento profissional e pessoal enorme. É um público muito peculiar que nos ensina bastante com suas vivências”. Amanda reforçou a importância e a gratidão por “participar de algo tão grandioso para a cultura do Rio Grande do Norte”.
“Espero que nossa pequena contribuição ajude a elas a alcançarem voos bem mais altos do que sonham em voar”, deseja Amanda.
Acompanhe a Atena no Instagram e fique por dentro do dia a dia da empresa e da nossa cultura interna! @atena.marketing.