Marketing médico: O que é? Por onde começar?

O marketing médico é uma ferramenta incrível para profissionais de saúde e instituições (clínicas, hospitais ou organizações) que desejam ingressar nos meios virtuais, seja com a produção na web ou nas redes sociais.

Porém, como todo novo território a ser explorado, é preciso ter atenção com algumas particularidades, especialmente quando tratamos de algo tão sério quanto a saúde humana.

Quer saber mais sobre o assunto e como entrar “de cabeça” no marketing médico? Acompanhe o post até o final!

Marketing médico: o que é?

O marketing, em geral, serve para mostrar os benefícios e informações a respeito de um produto ou serviço para as pessoas.

O Marketing Médico, portanto, é uma variação do marketing que tem como objetivo realizar uma boa comunicação entre profissionais da saúde e pacientes em potencial.

O marketing médico é, também, uma alternativa para evitar a disseminação de notícias falsas ou informações sem credibilidade

Muitas pessoas leigas costumam procurar no Google os próprios sintomas e, normalmente, obtêm respostas não satisfatórias.

De acordo com uma pesquisa realizada na Edith Cowan University (ECU), na Austrália, o Dr. Google — expressão utilizada para simbolizar o hábito de não visitar um médico, mas procurar resultados na internet — costuma acertar o diagnóstico de primeira em apenas 36% das vezes. Com três tentativas, o resultado é um pouco mais positivo: 52%.

Ilustração da página inicial do Google com pessoas atrás. No texto:

Sou médico. Preciso investir em Marketing?

Depende, em maior parte, dos seus objetivos profissionais e o que você, médico(a), enxerga para si mesmo(a) no futuro e a sua relação com a internet.

No entanto, a internet pode ser uma poderosa ferramenta de visibilidade e já é utilizada por muitos profissionais, em praticamente todas as áreas.

Como mencionamos anteriormente, a internet oferece resultados nem sempre tão confiáveis.

Quando um médico real se oferece para desenvolver conteúdos úteis, acessíveis e que possuem teor científico, potenciais pacientes se sentem mais confortáveis para:

  • Interagir
  • Perguntar
  • Confiar

Estes três fatores são fundamentais quando o assunto é medicina na internet.

Marketing de conteúdo para médicos

A nossa dica profissional é desenvolver materiais e conteúdos que tenham como foco a informação correta para o leitor. Seja nas redes sociais, blogs ou no Portal Vittafalamos mais sobre este projeto no final do post —, o foco é o texto de qualidade com linguagem acessível.

O objetivo do marketing de conteúdo para médicos é a fidelização e desenvolvimento de credibilidade. Isso se dá ao solucionar dúvidas, resolver problemas da sua persona, explicações didáticas e segmentação.

Apesar disso, existem diversas regras que precisam ser seguidas com o objetivo de evitar comportamentos antiéticos por profissionais de saúde.

Estas restrições são estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelos Conselhos Regionais de Medicina (CRM).

Restrições

  • É proibido exibir fotos de pacientes: imagens de antes e depois, fotos de procedimentos que mostram o rosto e demonstram seus problemas de saúde, etc.
  • As redes sociais servem para informação, nunca para diagnósticos.
  • Participar de anúncios de empresas ou produtos ligados à Medicina
  • Anunciar técnicas exclusivas.
  • E muitas outras regras!

Dica: o ideal é ler a Resolução CFM 1974/11 para conhecer as regras da publicidade médica que evitam abusos e práticas antiéticas.

A decisão é sua! Conheça o Portal Vitta!

E aí? Você acha que precisa investir em marketing médico para fortalecer a sua identidade enquanto profissional?

A Atena Marketing criou uma iniciativa para quem deseja entrar no mundo do marketing digital com mais objetividade: produção de conteúdo de qualidade com linguagem acessível.

O Portal Vitta é destinado a médicos que precisam investir na própria imagem, com informações de credibilidade para pacientes em potencial.

Além disso, criamos um Guia de Especialistas com os nossos médicos parceiros e suas biografias, locais de atendimento e meios de contato.

O objetivo é facilitar que pacientes encontrem médicos confiáveis em um lugar acolhedor que explica as dúvidas mais comuns e inovações da medicina de maneira simples.

Quer fazer parte do Vitta? Acesse o site e confira as condições que criamos para você!

Curtiu?

Se você nunca teve que lidar com redes sociais profissionalmente ou não sabe como fazer a sua estratégia funcionar, entre em contato com a Atena Marketing!

Sobre o autor: Alvaro Hendrick

Alvaro Hendrick é redator, supervisor e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor (tem alguns trabalhos publicados na Amazon e no Medium) e podcaster independente.

Deixe um comentário