Como o marketing de performance pode te ajudar a alcançar resultados?

Para potencializar as campanhas on-line, e por consequência, as vendas do seu negócio, é necessário planejar e criar estratégias. Isso já sabemos. Uma ferramenta muito utilizada para isso é o marketing digital. 

Entretanto, para alcançar resultados palpáveis, mensurar dados e avaliar os investimentos, uma ótima alternativa é o marketing de performance. 

Com essa estratégia de marketing, além de conseguir investir em publicidade com baixo custo, você ainda entende melhor o comportamento dos possíveis clientes e consumidores. 

Neste artigo, você vai aprender mais sobre:

  • O que é marketing de performance?
  • Principais tipos de marketing de performance 
  • Por que apostar no marketing de performance?
  • Canais de divulgação mais usados para o marketing de performance. 

O que é marketing de performance?

 

Jujufranceschi Juliana GIF - Jujufranceschi Juliana Franceschi GIFs

 

Apesar do marketing digital apresentar resultados, com as constantes mudanças no consumo, principalmente por conta das redes sociais, optar por novas estratégias para vendas e serviços abre espaço para o marketing de performance.

O marketing de performance são estratégias focadas em resultados. A partir da análise dos dados obtidos, é possível verificar qual o retorno financeiro a publicidade está apresentando. 

Dessa maneira, de forma mais analítica, você consegue tomar decisões acerca das próximas ações sobre a campanha do seu serviço ou produto. 

Para quem é? 

 

Salon Line Todecacho GIF - Salon Line Todecacho Cabelo GIFs

 

Ainda nesse sentido, com o marketing de performance, empresas dos mais diversos segmentos podem implementar estratégias de vendas. E não só isso, mas também prospectar novos clientes. 

Então, para ficar mais objetivo, observar alguns indicadores de resultados, ou melhor, métricas, também auxilia na construção dos resultados. 

Principais métricas do marketing de performance 

 

Salon Line Meuliso GIF - Salon Line Meuliso Cabelo GIFs

 

Impressões

Embora muitos ainda não conheçam essa métrica, ela é bem importante para saber até onde o seu anúncio chegou. 

Entre outras palavras, a métrica impressões é quantas vezes o seu anúncio foi exibido para o usuário. A quantidade de exibições. 

Mas as impressões contabilizadas não significam a quantidade de pessoas, tá bem? O anúncio pode aparecer para a mesma pessoa mais de uma vez. 

Leads

Antes de mais nada, você sabe o que é lead? Basicamente, ele significa um potencial possível cliente Mas como assim?

São pessoas que oferecem os seus dados pessoais em troca de recompensas ofertadas pela empresa. Por exemplo, para receber newsletter, você cadastra o seu e-mail. 

A partir dessa métrica, você consegue analisar e identificar quais são os interesses dos usuários. 

Engajamento 

Como o nome já diz, o “engajar” é uma grande métrica. Talvez seja uma das mais conhecidas nas redes sociais. São curtidas, compartilhamentos, comentários, entre outros.

Possuir dados sobre as interações dos usuários naquele conteúdo estratégico, é uma fundamental aliada. Já que, a partir disso, você pode continuar ou mudar o seu planejamento. 

Por que apostar no marketing de performance?

 

Salon Line Todecacho GIF - Salon Line Todecacho Cabelo GIFs

 

Com o marketing de performance, a criatividade e o planejamento estratégico andam de mãos dadas. Nessa jornada de vendas, ter informações é importante e valioso.

Contudo, para investir em algo, sempre é bom conhecer mais das suas vantagens, não é mesmo? Continue lendo e saiba porque apostar nesse estilo de marketing!

Baixo risco

Para realizar campanhas, com o marketing de performance, você não precisa fazer grandes investimentos. Assim, no início. Isso porque, após as análises dos dados obtidos, de acordo com os resultados, é possível avaliar se deve ou não continuar investimento naquilo.

ROI alto

ROI é uma métrica financeira. Basicamente, ela significa Retorno sobre Investimento, sendo uma forma de indicativo de resultados e lucros da publicidade. 

Nesse caso, com o planejamento estratégico baseado no desempenho da campanha, focando nisso, dia após dia, o ROI tende a ser um alto potencial.

Análise em tempo real 

Talvez esse seja um dos melhores benefícios do marketing de performance. Ter resultados assim, em tempo real, é um grande diferencial. Porque, assim, você consegue mensurar todos os dados.

Dessa forma, caso o desempenho da campanha não esteja sendo como esperado, você pode alterar as estratégias. Com essa vantagem, a publicidade traz mais detalhes, e claro, eficiência e resultados. 

Rastreabilidade 

No marketing de performance, você acompanha todo o percurso. Nesse caso, o desenvolvimento e desempenho da campanha do seu negócio. 

Com a rastreabilidade, é possível identificar qual ponto precisa melhorar ou mudar para que a estratégia traga bons resultados. 

Canais de divulgação mais usadas para o marketing de performance 

 

Salon Line Todecacho GIF - Salon Line Todecacho Cabelo GIFs

 

Saber onde investir tempo e dinheiro é fundamental, principalmente quando estamos falando sobre estratégias de vendas. Por isso, escolher a melhor plataforma para isso deve ser um passo importante. 

A partir dos canais de comunicação, você pode optar pelo melhor formato e linguagem baseado na persona. Mas claro, sempre analisando os resultados obtidos. 

Conheça alguns canais de divulgação:

  • Google Adwords;
  • Facebook Adwords;
  • Marketing de afiliados;
  • E-mail marketing;
  • Instagram comercial;
  • Presença em redes sociais,
  • SEO.

 

Salon Line Todecacho GIF - Salon Line Todecacho Cabelo GIFs

 

Quer saber sobre o marketing de performance e alcançar mais resultados? Entre em contato com a Atena Marketing e saiba mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing

Sobre o autor: Cecília Costa

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram (@espacocecissol) . Ela acredita que a escrita e arte transformam, e fala isso por experiência própria.

Deixe um comentário