“Seja nosso parceiro!” Você conhece o Marketing de Afiliados?

Você já ouviu falar em Marketing de Afiliados? Essa é uma estratégia de marketing digital que está dando o que falar, principalmente entre os influenciadores digitais, que pode ser uma oportunidade inovadora para quem quer alavancar as vendas no meio online.

De forma orgânica, simples e eficiente, este é um caminho que está ganhando cada vez mais popularidade tanto para quem está investindo em negócios digitais, quanto para quem quer ganhar dinheiro na internet, sem precisar criar ou vender (diretamente) produtos e serviços.

No Marketing de afiliados, todos ganham: tanto empresas que aderem à estratégia, como a rede de parceiros que promovem a ideia. Quer saber como?

Se você nunca ouviu falar e ainda não conhece esse modelo de negócios, continue lendo este post até o final. Você vai descobrir:

  • O que é Marketing de Afiliados
  • Os três pilares do Marketing de Afiliados
  • Tipos de divulgação
  • Principais canais utilizados no Marketing de Afiliados
  • Benefícios do Marketing de Afiliados

O que é Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados é uma estratégia para negócios digitais que funciona a partir de uma rede de parceria firmada entre empresa e afiliados.

Apesar de estar ganhando popularidade nos últimos anos com o advento das redes sociais e dos influenciadores digitais, a prática não é tão nova assim: a modalidade surgiu na década de 90, quando a Amazon, gigante de varejo estadunidense, passou a disponibilizar o serviço para quem quisesse divulgar os produtos disponíveis em estoque.

marketing de afiliados

Basicamente, o Marketing de Afiliados funciona da seguinte forma:

Ao encontrar um produto ou serviço com o qual se identifica, o afiliado firma uma parceria com a empresa (ou vice-versa: quando a empresa encontra um criador de conteúdo que converse com a marca) para divulgá-lo entre o seu próprio público, em troca de uma comissão – ou seja, de uma parte da renda por cada ação/venda que conseguir converter.

A partir dessa parceria, o afiliado escolhe o melhor local para colocar a estratégia em prática – visando o maior alcance e engajamento com o público: redes sociais, e-mail marketing, criação de conteúdo em blog ou site, ou então por meio de plataformas de afiliados.

O grande diferencial dessa estratégia é que é um tipo de propaganda não invasiva, que ganha relevância e autoridade por estar sendo compartilhada com quem já acompanha o conteúdo do produtor. Além disso, enfrenta menos resistência de aceitação e conversão do público, em comparação com outros tipos de anúncio, e tem um direcionamento mais assertivo, visto que proporciona a promoção do produto de forma direta ao nicho que busca atingir.

Os três pilares do marketing de afiliados

De modo geral, o Marketing de afiliados funciona apoiado em três pilares principais: o comerciante/criador, o afiliado e o consumidor. Seguindo as seguintes premissas básicas:

  • Comerciante/criador: Quem cria e vende o produto ou serviço;;
  • Afiliado: Onde o marketing acontece; quem se filia ao criador para promover, atrair e converter novos consumidores para adquirir um produto ou serviço;
  • Consumidor: possibilita que o sistema de afiliados de fato aconteça – afinal, sem vendas, não há renda e, consequentemente, não há comissão. 

Tipos de divulgação

Rt Podcast Buy It GIF by Rooster Teeth

Existem diversas formas de fechar parcerias e monetizar a criação e divulgação de conteúdos no Marketing de Afiliados. Dentre as principais utilizadas no mercado, estão:

Custo por Clique (CPC)

Formato em que o afiliado recebe uma comissão por clique. Ou seja, a cada pessoa que clicar no anúncio ou no link da empresa parceira dentro do seu site, blog ou rede social, o afiliado recebe um valor fixo e pré-determinado.

Custo por Ação (CPA)

Diferente do formato anterior, aqui não basta o usuário clicar no anúncio ou link, é preciso realizar também uma ação – que pode ser um cadastro, por exemplo. A cada ação realizada, o afiliado também receberá um valor fixo.

Custo por Mil Impressões (CPM)

Esta é uma métrica utilizada em anúncios do tipo banner de publicidade. Aqui, o valor é pago a cada mil visualizações do anúncio na página do afiliado. 

Custo por Venda (CPV)

Neste formato, o pagamento funciona como uma comissão. O afiliado recebe um percentual sobre o total vendido entre os seus seguidores. É uma tática bastante comum de anúncio entre lojas online.

Custo por Lead (CPL)

O Custo por Lead se assemelha muito ao Custo por Ação, no entanto, a principal diferença é que, além do clique e do cadastro, é preciso que o usuário torne-se um lead de vendas para o comerciante.

Custo por Formulário (CPF)

Como já diz o nome, aqui o afiliado só será remunerado caso o usuário preencha um formulário da empresa. Também funciona a partir de um valor fixo por conversão e independe da complexidade.

Principais canais utilizados no Marketing de Afiliados

Flamingo Services GIF

Fechada a parceria e definida a forma de divulgação, é hora de escolher o canal que mais se encaixa no estilo do afiliado e que gere maior chances de alcance, engajamento e conversão para o anunciante. Conheça os principais:

Site/Blog

Os posts em sites e/ou blogs são a opção ideal para quem trabalha com reviews e resenhas de produtos ou serviços. Entre os grandes diferenciais, podemos citar a maior liberdade editorial para criar conteúdos personalizados e aprofundados, a possibilidade de personalização do layout e visualização dos textos e imagens, e o uso de plataformas que permitem melhores argumentos visuais e textuais para persuadir os usuários e mostrar autoridade no assunto. Para aumentar a eficácia da sua estratégia, o ideal é investir em mecanismos de SEO.

Redes Sociais

Sem dúvidas, as redes sociais são os canais mais utilizados no Marketing de Afiliados e os que trazem resultados mais expressivos, por possuírem maior alcance e engajamento. As possibilidades são várias, tanto de formatos de conteúdo, como de estratégias de divulgação, a depender de onde o seu público está.

Por ser uma rede que permite uma maior proximidade do público, é importante que o afiliado faça o marketing de produtos e serviços que tenham a ver com quem ele é e produz, afinal ele está ali exercendo uma influência significativa sobre seus seguidores – portanto, a credibilidade é essencial para conquistar confiança. Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e Youtube são as principais redes utilizadas e oferecem uma gama de oportunidades de criação – seja em texto, foto ou vídeo.

Plataformas de Afiliados

Para as empresas que desejam implantar um programa de afiliados, existem plataformas especializadas no serviço que funcionam como uma ponte entre empresas e afiliados. Nelas, os interessados (produtores de conteúdo, proprietários de sites, blogs e outras lojas virtuais), se cadastram, geram e divulgam seus links de afiliados. A Hotmart, Monetizze e Lomadee são exemplos de plataformas que trabalham a partir do sistema de comissionamento de afiliados cadastrados.

Benefícios do marketing de afiliados

Team Hug GIF by Kochstrasse™

Como citamos lá em cima, no Marketing de Afiliados todos ganham. Além de ser uma estratégia barata, simples e eficiente, tanto vendedores, como afiliados e até os próprios consumidores obtêm vantagens, se colocada em prática de forma inteligente e assertiva.

VENDEDORES

AFILIADOS

CONSUMIDORES

Ganham um novo canal de distribuição e divulgação, orgânico e direcionado ao público-alvo de interesse, o que pode impactar mais clientes em potencial e impulsionar mais vendas.

Rentabilizam suas plataformas de produção de conteúdo (seja redes sociais, blogs ou sites), sem precisar criar ou vender (diretamente) um produto ou serviço.

Passam a ter um novo canal confiável e relevante para pesquisar e conhecer produtos e serviços.

Agora que você já conhece o Marketing de Afiliados, que tal adotá-lo como uma nova estratégia para o seu negócio? Quer saber como aperfeiçoar suas vendas no meio digital? Entre em contato com a Atena para saber mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing

Sobre o autor: Endy Mahara

Endy é estudante de jornalismo na UFRN e uma incrível criadora de conteúdo na nossa equipe Atena. Seu feed do Instagram coleciona fotos lindas e bem pensadas, demonstrando sua criatividade e cuidado com a estética. Além disso, ela também produz para um blog pessoal e é apaixonada por músicas, viagens e boas histórias.

One Comment

  1. Antonio Marques junho 8, 2021 at 10:45 am - Reply

    Muito bom seu texto, só para complementar tem um programa chamado PCG Programa Classificados Grátis esse programa é um agregador de sites de classificados que serve para automatizar anúncios em sites classificados, com ele você divulga seu produto ou serviço em centenas de classificados de forma automática, o programa tem atualmente mais de 340 sites classificados cadastrados em sua base e constantemente atualizam os sites, eu sempre usei esse programa para fazer mais vendas online e anunciar meus produtos, de fato é muito bom e pode ser útil para o pessoal que ler seu artigo, espero ter colaborado com seu material, abraços e sucesso…

Deixe um comentário