Ateners contam a experiência e os diferenciais de trabalhar em uma empresa liderada por mulheres
Talvez nem todo mundo saiba, mas desde que a Atena surgiu no universo do marketing, branding e conteúdo já era liderada por mulheres. Apesar de muitas coisas terem mudado por aqui e pessoas entrando e saindo da empresa, algo que nunca mudou foi a diretoria ser 100% formada por mulheres, Andressa Vieira, a diretora executiva, e Melissa Zanin, a head de recursos e finanças.
No último ano, mais uma mulher se uniu a Andressa e Melissa e, juntas, lideram a Atena: Mayse Araújo, head de operações. Ainda nessa perspectiva de empoderamento feminino e representatividade feminina no mercado de trabalho, dos quinze colaboradores do quadro atual da empresa, onze são mulheres, entre cargos de design, gestão e produção de conteúdo.
Para saber mais sobre a experiência dos ateners em trabalhar em uma empresa liderada por mulheres, conversei com quatro colaboradores, Eduardo Aquino e Ricardo Nunes, ambos redatores, a nossa design Rosanny Nascimento e a head de operações Mayse Araújo.
Segundo Edu, os seus últimos dois anos de jornada dentro da Atena vêm sendo enriquecedores, especialmente por ser liderado por mulheres. “Aqui, me sinto ouvido, motivado, respeitado e livre para ser quem sou. Posso contar com o apoio de líderes empáticas e acolhedoras que prezam por um ambiente de trabalho saudável e inclusivo, propício para o crescimento pessoal e profissional”.
Ricardo Nunes, ou Ric, para os mais íntimos, fala que teve a sorte de ser liderado por mulheres em diversas ocasiões da sua vida, desde o seu estágio no IFRN até projetos de pesquisa, orientação de TCC e monitoria durante o período da Universidade.
“Minha experiência trabalhando em uma empresa liderada por mulheres, como na Atena, tem sido incrivelmente enriquecedora. O ambiente era permeado por uma cultura de colaboração, empatia e comunicação aberta, são características desse lugar e que enxergo vir diretamente da liderança feminina que aqui temos”, compartilha ele. “Percebo que há sempre uma capacidade de ouvir, entender e valorizar diferentes perspectivas resultando em tomadas de decisão mais inclusivas e eficazes”, continua Ricardo.
Ele ainda reforça que “cada uma dessas experiências contribuiu significativamente para o meu crescimento profissional e pessoal, mostrando a importância vital de uma liderança diversificada e inclusiva”.
Rosy, a nossa talentosíssima designer, conta que trabalhar sob a liderança de mulheres tem sido uma experiência incrível. “Elas têm uma abordagem mais acolhedora e atenciosa, sempre dispostas a ouvir e entender. Como mulher, é inspirador ver outras mulheres ocupando essas posições, mostrando que é possível alcançar nossos objetivos”.
Mayse, a maioral da Atena, diz que essa é sua primeira experiência profissional onde a liderança é 100% feminina. “Ser mulher e liderar ao lado de duas outras mulheres (Andressa e Melissa) para mim é um privilégio, um sonho que não esperava alcançar, mas que bom que aconteceu”.
A head de operações da Atena enxerga no ato de liderar um desafio diário. Ela acredita que para ser um bom líder para todos não é fácil, já que cada colaborador tem suas necessidades, sua forma de enxergar o mundo, seus processos e seus momentos.
“Minha missão é tentar não desrespeitar essa individualidade e contribuir dando o meu melhor para tornar a jornada de cada um rica em aprendizados, oferecendo um ambiente com segurança psicológica e um local onde eles possam ser quem são, sem julgamentos”, conta Mayse Araújo.
Para Mayse, a Atena é um espaço onde tem a oportunidade de se desenvolver diariamente, com liberdade para inovar, autonomia para implantar ideias, e suporte constante para conduzi-las da melhor forma. “Muito dessa postura eu aprendi com minhas líderes diretas, Andressa e Melissa, que sempre me incentivaram a ser eu mesma e souberam investir no desenvolvimento das minhas potencialidades”, compartilha ela.
Quando perguntada sobre o que acha de ser liderada por mulheres e liderar ao lado de mulheres, ela fala que “posso afirmar através da minha vivência diária que ter uma liderança feminina torna a rotina de trabalho mais leve, empática e acolhedora”.
E eu, como colaboradora da Atena há mais de três anos, reforço o que Edu, Ric, Rosy e May falaram: ser liderada por mulheres é bom demais! 😄
Acompanhe a Atena no Instagram e fique por dentro do dia a dia da empresa e da nossa cultura interna! @atena.marketing.