Jornalismo e Marketing Digital: Qual a Relação?

Ouvimos muito falar sobre o marketing digital e suas diversas formas de atuação, mas geralmente é comum que exista uma dúvida entre a sua relação com o jornalismo. Essas duas áreas têm mais ligação do que se imagina e muitas habilidades jornalísticas podem ser exploradas no mundo digital. Vamos descobrir quais são elas?

CONTEÚDO 

Uma das principais estratégias do marketing digital é o conteúdo, que é a essência do trabalho do jornalista. Esse profissional tem uma forma de produção que busca organizar as informações de uma maneira que possa atrair a atenção do leitor e estreitar sua conexão com o mesmo, uma habilidade extremamente explorada no digital, já que, além do conteúdo, a comunicação com o público é extremamente importante.

STORYTELLING

O storytelling é, também, uma narrativa que busca estabelecer uma comunicação direta com o público, tentando fazer uma conexão com seus sentimentos e necessidades. No marketing, essa estratégia é reforçada quando buscamos estreitar as relações da marca com o consumidor para encantar, gerar identificação, valor e diferencial. E, como já citamos acima, o jornalista consegue explorar esse lado com facilidade devido ao seu papel de contar histórias.

 INBOUND MARKETING 

E com o Inbound Marketing? O Inbound Maketing é a forma de fazer a comunicação entre a empresa e o cliente, como forma de atrair e converter. Os pilares dessa técnica também são firmados no marketing de conteúdo e SEO que, como já entendemos melhor nos pontos acima, tem bastante relação com o jornalismo.

 GESTÃO E PLANEJAMENTO 

Outro pilar que explora a atuação dessas duas áreas de forma conjunta é a gestão de mídias. As mídias sociais são um dos principais canais de comunicação entre o consumidor e a marca, o que torna o gestor responsável por fazer essa conexão, sempre com o objetivo de alcançar o público adequado para cada marca, trabalhando estratégias de marketing adequadas para cada fim. Além disso, para fazer o planejamento de marketing de um cliente ou marca, é importante conhecer pelo menos um pouco de cada área da comunicação, incluindo o jornalismo.

Percebeu como o jornalismo e o marketing andam juntos? Agora você já sabe que algumas características específicas do jornalismo podem potencializar as estratégias trabalhadas no marketing. O digital tem muito a ganhar com a presença dos profissionais de jornalismo, e esses profissionais também conseguem explorar novas áreas de atuação através do marketing. As duas áreas não são opostas, mas sim complementares!

Quer saber mais sobre como aplicar essa estratégia no seu negócio? Entre em contato com a Atena Marketing! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing.

Sobre o autor: Tatiane Alves

Deixe um comentário