Jornada do Usuário: Como melhorar o seu mapeamento e a experiência do consumidor?

A jornada do usuário é uma ferramenta visual que trilha todo o caminho percorrido pelo consumidor para conhecer produtos e serviços.

Essa ferramenta possibilita uma compreensão abrangente sobre os pontos de contato de um usuário ao pesquisar sobre um livro ou filme na internet, a compra de um novo eletrodoméstico e qualquer outra atividade!

Diante dessas informações, é possível fazer uma análise da relação do usuário com determinados produtos e criar uma história que dê protagonismo e cause identificação e interesse ao consumidor. 

Por meio de uma história ilustrada, mapeamos a jornada do usuário baseado nos seus interesses e interações passadas. O foco está no consumidor!

Quando utilizar essa ferramenta?

Ilustração tecnologia e midias digitais

A jornada de usuário pode ser usada sempre que for preciso compreender a relação de um consumidor com determinada empresa, produto ou serviço. 

Sempre que for necessário incentivar o cliente a conhecer e buscar serviços, trocar ou descartar determinado produto é aconselhado colocar em prática a jornada do usuário. 

Caso esse seja o seu objetivo, essa técnica irá te ajudar a aprimorar as suas estratégias para surpreender, potencializar a captação de clientes e a suprir as expectativas do usuário em cada etapa da jornada. 

Para agradar o consumidor ao máximo, você deve apostar em variadas formas, cores e boas técnicas de storytelling para interagir e colaborar para que o usuário pense, vivencie e se identifique com essa experiência. 

Como é feito o mapeamento?

Ilustração marketing digital

Construir o mapeamento da sua jornada pode não ser uma tarefa simples. Muitas vezes, a eficácia desse serviço está quase inteiramente ligada à prática, tempo e aperfeiçoamento das suas técnicas!

Para tornar a sua jornada mais interessante, listamos alguns pontos que irão te auxiliar no pensamento e na criação de estratégias benéficas para o seu mapeamento. Confira:

1- Defina a sua persona (Protagonista)

Antes de desenvolver o mapeamento, é preciso estabelecer quem é a sua persona. 

Feito isso, você conseguirá trilhar uma jornada em função do protagonismo e identificação do cliente.

2- Crie um enredo e estabeleça um cenário

É fundamental que você estabeleça um cenário que esteja relacionado com o produto, serviço ou informação que você está transmitindo para o usuário. 

Diante disso, defina um enredo que colabore para a construção de um cenário que se conecta e crie uma experiência positiva e satisfatória para a sua persona.

3- Adicione ferramentas que causem emoções

Acrescentar informações e ferramentas que instiguem as emoções dos usuários é primordial durante a jornada. 

Essa fase deve ser devidamente planejada para que esses recursos sejam adicionados de forma estratégica e relevante, auxiliando para que o UX Designer consiga reconhecer quais são os pontos fortes e fracos da jornada. 

4- Liste os pontos de contato e seus canais 

É essencial que o usuário tenha acesso a uma jornada simples e prática. Por isso, mantenha os seus pontos de contato (email, Instagram, site, etc.) sempre em evidência e em pontos estratégicos

Dessa maneira, ele saberá onde recorrer aos seus serviços caso precise de ajuda ou já esteja motivado a consumir algum produto!

5- Adicione novos personagens a história 

Trazer novos personagens para a jornada ajuda a prender a atenção e causar diferentes emoções nos usuários. 

Para isso, você pode construir uma estratégia para inserir clientes, mascotes ou qualquer outro projeto/pessoa que esteja relacionada com a sua empresa que possam atuar positivamente nesse mapeamento!

 7 passos para fazer um Mapa de Empatia para negócios

Quais são os benefícios do mapeamento de usuário?

Ilustração time de marketing digital

Entre os benefícios da jornada do usuário, destacam-se:

Colaborar com os objetivos da empresa 

A experiência dos consumidores precisa estar de acordo com os objetivos da empresa. 

Garantir que os usuários tenham boas experiências com os seus serviços colabora para a reputação, credibilidade e imagem do seu negócio!

Gera novas ideias e aumenta as chances de aprimoramento

Analisar a jornada dos usuários auxilia no surgimento de novas ideias, além de possibilitar o aprimoramento dos serviços do seu negócio, já que você também consegue identificar quais técnicas não obtiveram bons resultados!

Alinhamento dos objetivos 

O mapeamento do usuário é muito benéfico para o aumento da comunicação, compreensão e alinhamento dos objetivos da empresa, já que é uma tarefa que precisa ser compartilhada entre todos os líderes da organização de diferentes áreas da empresa. 

Foco total na experiência do cliente 

Como foi dito anteriormente, a jornada atua no protagonismo da experiência dos usuários na hora de consumir/conhecer produtos e serviços. 

Esse cuidado é de extrema importância para prender a atenção e garantir que o cliente tenha uma boa experiência com as suas ofertas.

Ajuda na criação de Insights

Além de melhorar a experiência do usuário, o mapeamento permite que você consiga identificar o que deve ou não ser aprimorado para melhorar a interação.

Com base nesse conhecimento, você tem mais facilidade em apresentar essas referências à equipe.

Leituras Recomendadas:

Quer aumentar os seus conhecimentos em Marketing Digital? Nós podemos te ajudar!

Entre em contato com a Atena: (84) 2040-1855 ou nos acompanhe pelo Instagram: @atena.marketing e saiba mais!

Sobre o autor: Eduardo Aquino

Eduardo Aquino é criador de conteúdo na Atena. Formando em Jornalismo, ele é um grande apreciador da arte, ama música e gosta de fotografia.

Deixe um comentário