Conheça as estratégias do Itaú para colocar Madonna nas areias de Copacabana
Imagem de Madonna, com figuras suas e seu nome atrás

Ela veio!

 

A praia de Copacabana, um dos cartões-postais mais icônicos do Rio de Janeiro, foi palco de um evento histórico que impactou todo o Brasil: o encerramento da Celebration Tour, a comemoração dos 40 anos de carreira de Madonna.

 

Para atrair o mar de gente a esse espetáculo, o Itaú, em comemoração aos seus 100 anos, começou a planejar tudo isso em parcerias com outras marcas, o que foi essencial para garantir o sucesso do evento.

 

Por isso, vamos explorar detalhes desse momento e como tudo se desenrolou, afinal, não é todo dia que temos a Rainha do Pop celebrando sua carreira em terras brasileiras, né?!

 

Madonna no palco segurando a bandeira do Brasil

 

A mobilização para o show

 

Muito antes do anúncio, em março de 2024, houve uma mobilização intensa para garantir que tudo estivesse pronto para a chegada de Madonna.

 

O Itaú, que liderou a parceria de marcas, começou a dar os primeiros indícios meses antes, veiculando um filme publicitário dirigido pela própria artista, que vinculava a imagem dela com a do banco.

 

 

Para isso acontecer, houve uma grande e ampla estratégia de divulgação, envolvendo mídia tradicional e digital, já criando um grande burburinho e expectativa entre o público.

 

E aí que várias marcas entraram no processo: Grupo Globo, Heineken, O Boticário, Azul Linhas Aéreas, Cimed, Stanley… Vamos falar mais sobre isso no tópico seguinte!

 

Leia também: Conheça a genial estratégia que Billie Eilish criou com o Instagram

 

O que era esperado de tudo isso?

 

As expectativas para o show eram altíssimas, tanto do ponto de vista do público quanto das marcas envolvidas. A Heineken, por exemplo, teve uma presença marcante sendo a cervejaria oficial do evento, com mais de 600 ambulantes, além de ser a responsável pela presença de vários famosos na área VIP.

 

E como isso tudo já não fosse suficiente, a própria Madonna apareceu no palco segurando uma garrafa de Heineken!

 

Madonna no palco segurando uma garrafa de Heineken

 

Voltando um pouco, ainda na preparação, os voos extras da Azul para Rio presentearam os fãs com mimos customizados com a identidade visual da turnê. Já a Cimed, produziu um Carmed Madonna, que foi distribuído no local e, obviamente, esgotou.

 

Enquanto isso, a marca Stanley distribuiu copos a pessoas que estavam próximas do palco e o Grupo Globo foi responsável pela transmissão na TV aberta, fechada e streaming, o que representou 17 pontos de audiência apenas na TV pela medição do Kantar IBOPE.

 

 

Os impactos surpreendentes

 

O impacto do show foi significativo e isso é provado nos números!

 

O evento movimentou mais de R$300 milhões na economia do Rio de Janeiro, com setores como turismo, hotelaria e gastronomia sendo os mais beneficiados.

 

O evento movimentou mais de R$300 milhões na economia do Rio de Janeiro, com setores como turismo, hotelaria e gastronomia sendo os mais beneficiados.

 

A ocupação hoteleira na região chegou perto de 100% e o gasto médio dos turistas foi substancial, contribuindo para a economia local. E tudo isso representa uma movimentação parecida com a do réveillon. Surpreendente, né?!

 

Todos os olhares voltados para a praia de Copacabana trouxe também um apelo internacional, atraindo turistas de várias partes do mundo e aumentando a cobertura midiática global, assinando o sucesso do evento.

 

Madonna abraçou o Brasil

 

 

E nós também a abraçamos!

 

A celebração não foi apenas um sucesso de público, mas também uma demonstração de como parcerias estratégicas podem potencializar eventos culturais.

 

O Itaú, junto com as outras marcas, ofereceram uma experiência inesquecível ao público e destacou-se como um exemplo de que é possível colaborar para criar momentos memoráveis.

 

A Celebration Tour in Rio ficou marcada na história como um exemplo brilhante de utilização de carreiras consolidadas atingindo novos parâmetros de sucesso. E nós não iremos esquecer disso!

 

Entre em contato com a Atena e saiba mais! (84) 2040-1855 ou nos acompanhe pelo Instagram: @atena.marketing.

 

Vem com a gente!

Sobre o autor: Ricardo R. Nunes
Ricardo é redator da Atena, interessadíssimo em cultura pop e um constante aprendiz do uso das palavras. Já participou projetos audiovisuais em variadas funções e hoje se dedica ao aperfeiçoamento de sua escrita.
Thainá é estudante de publicidade e propaganda na UFRN, nascida em terras potiguares no dia do nordestino. Hoje está formando o time da Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia. Libriana indecisa, de sorriso fácil e cachos no cabelo, acredita que a comunicação é um passo para dar visibilidade e inspirar pessoas.
Maisa é espontaneidade, é arte de museu e poesia de muro. Apreciadora de podcast, Taylor Swift e Clarice Lispector, tem descoberto mais sobre o amor ao ler Bell Hooks. Na procura do seu sonho e fugindo do sol do Piauí (como costuma dizer) veio, não ironicamente, parar na cidade do sol. Hoje, estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, está na Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia.

Caicoense, mãe de uma menina, graduada em Comunicação e Marketing. Atua na Atena como Gestora de Projetos e Consultora. Nas horas vagas, estuda a doutrina espírita, assuntos do mundo da ufologia e atua em um projeto social que teve iniciativa desde 2020  (Instagram @mamaesquedoam).

Estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, Sabrina faz parte do time de Gestão e Estratégia na Atena. Amante das artes e da dança desde pequena, hoje alia sua criatividade e ensinamentos da dança à área comunicação social com profissionalismo e entusiasmo. Para além do trabalho, ela enxerga a comunicação como algo essencial ao ser humano e leva consigo o desejo de impactar o mundo através dos ideais em que acredita.
Formada em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O meu trabalho é voltado para o mercado editorial, criação, aplicação e desenvolvimento de marcas, e mídias sociais.
Estudante de Audiovisual, Ricardo é estagiário de conteúdo. Interessadíssimo em dramaturgia para telas, se pudesse, passaria boa parte do seu dia a frente de uma TV assistindo novelas e séries ou indo a uma sala de cinema para ver filmes. Tem participado do fomento ao audiovisual potiguar, passando por experiências nas áreas de roteiro, direção e produção.
É graduada em Comunicação Social Jornalismo e mestra em Comunicação e Estudos da Mídia pela UFRN. Possui MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio. Tem experiência como repórter, assessora de comunicação e hoje atua como Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena. No Instagram, atende por @larimouraa
Kevin é produtor de conteúdo audiovisual na Atena. Graduado em Publicidade e Propaganda pela UnP, atua no mercado publicitário potiguar desde 2011, quando iniciou sua carreira como social media e diretor de arte. Hoje, dedica-se à sua paixão pela fotografia e criação de vídeos
Amante de todas as artes, é estudante de Design Gráfico na UNP. Já passou pela pintura, teatro, dança entre outros e se encontrou no design onde ela pode expressar a arte de forma mais tecnológica.
Criador de conteúdo na Atena, Eduardo é estudante de Jornalismo na UFRN. Grande admirador das diversas expressões artísticas, ele se aventura na arte da fotografia e escreve textos, poemas e músicas. Os seus hobbies favoritos é ler livros e ouvir e analisar álbuns musicais.

Estudante de Design na UFRN, Eduarda faz parte do time de Criação de Artes na Atena. Ela também ama fazer pinturas, desenhos realistas e artísticos, esculturas e fotografia, buscando sempre deixar um pouco da sua personalidade nos seus trabalhos e artes.

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram: @espacocecissol. Ela acredita que a escrita e arte transformam vidas, e fala isso por experiência própria.

Carol é desenvolvedora front-end nascida em Osasco SP, apaixonada por tecnologia, se formou em redes de computadores e acredita que a tecnologia é um direito de todos e quer mudar o mundo através da tecnologia.

Estudante de Jornalismo na UFRN, paraibana e entusiasta de esportes. Seu passatempo favorito é ler, e a astronomia é uma das coisas que mais a fascina. Acredita na comunicação como forma de ferramenta social.

Designer durante o dia e artista no tempo livre, Asafe é natural de Feira de Santana – BA e desde pequeno sempre gostou de criar coisas. Faz parte do time de criação de artes da Atena e ama ilustração e 3D, mas secretamente tem uma grande paixão por música.

Oi, me chamo Breno. Sou apaixonado pelo mundo do design e da tecnologia. Adoro experimentar coisas novas e aprender com elas.

Alvaro Hendrick é redator e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor e tem alguns trabalhos publicados na Amazon. Ele também produz um podcast chamado “É Sobre Isto Podcast”, disponível em todas as plataformas de streaming.
Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena, Mayse Araújo atua na área de Comunicação desde 2007, e nas áreas Comercial e Financeira desde 2013. É formada em Jornalismo, e atualmente cursa Economia na UFRN. É entusiasta do Marketing Digital e de Conteúdo, estudiosa do Feminismo e acredita na seguinte máxima: se você não entende de pessoas, então você não entende de negócios.
Sócia-diretora, e também gestora de recursos e finanças da Atena, Melissa Zanin tem uma identidade (nada) secreta de atriz e produtora. Com sangue mineiro, adora ir ao teatro, cinema, é estudante de filosofia e adora ler sobre assuntos extraterrenos (não ria). Por aqui, é também conhecida como “a mulher do dinheiro”.
Diretora da Atena, Andressa atua como jornalista e gestora de Marketing Digital desde 2011, já tendo passado pelos setores público, privado e terceiro setor, com experiência na gestão de comunicação em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo (UFRN) e Direito (UFRN), pós graduada em Cinema (UFRN), e possui MBA em Marketing Estratégico (UNI-RN) e Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios (PUCRS).

Jornalismo digital

Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?

Jornalismo e crítica cultural

Gestão do tempo e organização

Como tirar o seu projeto do papel

Marketing para projetos culturais

Divulgação de projetos

Escrita para Web

Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores