É de noção geral que a Internet das Coisas (IoT) revolucionou a maneira como os dispositivos físicos se conectam e trocam informações, no entanto, agora temos uma tendência ainda mais promissora: a Internet dos Comportamentos (IoB)!
Diferentemente da IoT, a IoB se concentra na coleta e análise de dados comportamentais dos usuários, oferecendo uma perspectiva inovadora para empresas e profissionais de marketing.
Tá achando tudo isso um meio confuso? Então separa aí um tempinho e se aprofunde na leitura desse artigo. Aqui, exploraremos os significados, as aplicações e as implicações da promissora IoB. Vem junto!
Leia também: A pandemia na era digital: Como as redes sociais têm se reinventado para ajudar usuários e empresas
Afinal, como a IoB funciona?
A Internet dos Comportamentos opera na intersecção de tecnologias, tais como o reconhecimento facial, rastreamento de localização, big data e inteligência artificial.
Ao analisar os dados comportamentais dos usuários, a IoB busca compreender padrões, interesses e preferências, tudo isso fazendo uso de uma abordagem de psicologia comportamental.
É dessa forma que tal entendimento profundo sobre os usuários passa a ser aplicado em diversos setores. Assim, o encontramos presente no comércio, na saúde, na educação, na segurança…
Um exemplo disso é como a IoB pode personalizar ofertas com base nos hábitos de compra do usuário quando se trata do comércio. Já na saúde, aplicativos podem monitorar comportamentos para oferecer sugestões de estilo de vida saudável.
Quando o assunto é educação, é possível adaptar métodos de aprendizagem de acordo com o desempenho do aluno. Na segurança, os sistemas têm a oportunidade de analisar padrões comportamentais para detectar atividades suspeitas e invasões.
E aí, ainda tem dúvidas de que isso tudo é bastante promissor? Mas, olha, ainda há desafios a serem seguidos…
O olhar responsável para a IoB
Essa ferramenta traz consigo uma série de desafios significativos, que vão além das fronteiras tecnológicas. Isso, ao mesmo tempo, oferece oportunidades vastas… E isso nos liga para as responsabilidades! Veja aqui abaixo alguns pontos necessários de atenção.
Ética
A coleta intensiva de dados comportamentais traz à tona questões éticas cruciais. Como a IoB lida diretamente com a privacidade, exige um equilíbrio delicado entre a personalização e a preservação dos direitos. Para isso, a necessidade da transparência e do consentimento explícito é vital para garantir a confiança do usuário.
Legalidade
A IoB enfrenta desafios jurídicos relacionados à coleta, armazenamento e uso dos dados comportamentais. Leis de privacidade, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) fazem exigências para que as empresas estejam cientes e em conformidade com regulamentações locais e globais.
Sociedade
No âmbito social, a IoB pode intensificar a desigualdade digital. Aqueles que optam por não participar ou não têm acesso à tecnologia podem ser excluídos das vantagens oferecidas pela personalização. Enquanto isso, a dependência excessiva pode criar bolhas de informação, restringindo a diversidade de perspectivas e informações acessadas pelos usuários.
As perspectivas futuras
De modo geral, vale dizer que a Internet dos Comportamentos representa uma evolução na interação digital. Com seu potencial de transformar setores e aprimorar a experiência do usuário, ela é uma peça-chave no cenário tecnológico atual.
No entanto, o caminho adiante requer um equilíbrio cuidadoso, considerando os aspectos éticos, legais e sociais.
E o futuro da IoB promete expansão, com mais de 50% da população mundial exposta até o final de 2025. Isso acontecerá com a adaptação contínua às necessidades dos usuários e das empresas de acordo com as inúmeras possibilidades oferecidas.
No mais, o fato é que não podemos ignorar a força da Internet dos Comportamentos como uma realidade que molda a forma a interação no mundo digital, abrindo novas fronteiras de personalização e eficiência!
Entre em contato com a Atena e saiba mais! (84) 2040-1855 ou nos acompanhe pelo Instagram: @atena.marketing.
Vem com a gente!