Identidade visual e tom de voz: qual a importância para o negócio?

Todas as pessoas têm características únicas. Elas vão desde a nossa aparência, até a forma como nos posicionamos e nos comunicamos com os outros. Com empresas, isso não é diferente.

A Identidade Visual e o Tom de Voz de uma marca são a forma como ela se posiciona, vê o mundo e é vista por seus clientes, como ela se comunica com eles. Assim, é possível conectar-se com seus stakeholders.   

Quer entender por que isso é tão importante para o seu negócio? Vem com a gente! 

 

O que é a Identidade Visual?

Tela de notebook com a palavra

 

Em resumo, a Identidade Visual é formada pelos aspectos visuais que acompanham sua empresa. 

É onde define-se as cores, tipografias, texturas, ícones, formas e logo, que é desenhado a partir desses elementos. Além disso, atualmente elementos das redes sociais como posts, avatar de perfil e capa também são parte. 

Mas vale lembrar que a Identidade Visual não é somente a fachada da sua loja ou um cartão de visitas. Ela deve ser definida com a personalidade do seu negócio, sintetizando as suas melhores qualidades. 

Assim, é possível trilhar um planejamento de branding para que a marca faça parte do dia a dia do consumidor e seja lembrada

 

O que é o Tom de Voz da marca? 

Mulher jovem gritando

 

Assim como a aparência é importante, a forma como você se comunica também. Não basta ter uma Identidade Visual bem estruturada, sem construir a comunicação perfeita com os seus clientes. 

O Tom de Voz da marca é uma outra faceta da personalidade do seu negócio. Aqui, a expressão através dos canais de comunicação, onde a consistência também é importante. 

Seja nos perfis das redes sociais, site ou e-mail marketing, por exemplo, é necessário manter a comunicação adequada a como a sua empresa promove-se em cada momento ou situação. 

Esse Tom de Voz define a forma como a empresa irá se relacionar com os clientes e transparecer o seu posicionamento. 

Um Manual de Tom de Voz bem estruturado irá abarcar os posicionamentos ideais para cada momento. Se o cliente estiver frustrado, por exemplo, falar com empatia. Caso algo desperte felicidade, comunicar-se de forma bem humorada. 

Esses são aspectos que demonstram que a sua marca é humanizada.   

 

Qual a importância disso para o meu negócio?

Grupo de pessoas em uma reunião tentando decidir coisas

 

Gerenciar e planejar da melhor forma a Identidade Visual e o Tom de voz de uma marca é fundamental para alcançar reconhecimento em seu nicho e um posicionamento unificado em todos os canais de comunicação, sejam internos ou externos. 

Trabalhar esses elementos levam ao reconhecimento e valor de uma marca. Afinal, quanto maior é a sua presença na vida de alguém, através do visual e da conexão conquistada com a comunicação certa, mais próximo o seu negócio estará de alcançar o sucesso

 

Precisa de ajuda para definir a Identidade Visual e encontrar o Tom de Voz da sua marca? Entre em contato com a Atena Marketing e saiba mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing. 🦉⚔️

Sobre o autor: Stefany Berto

Redatora e criadora de conteúdo na Atena, Stefany é estudante de Letras – Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. É apaixonada por tecnologia, bons livros e kpop.

Deixe um comentário