6 anos não são 6 dias: um pouco da história da Atena contada por suas fundadoras
Primeiros funcionários da Atena

 

Uma empresa que nasceu do sonho de duas mulheres de criar um espaço no mercado de trabalho baseado na diversidade, inclusão e criatividade

Para chegar até aqui, a Atena mudou de status de uma empresa que poderia quebrar ou fechar a qualquer momento para uma empresa sólida e referência no mercado criativo. Uma conquista que não foi da noite para o dia e, claro, quando há mulheres liderando o projeto, parece que tudo fica ainda um pouco mais difícil. 

 

Nos últimos anos, a nossa empresa passou por diversos desafios e vitórias no universo do empreendedorismo feminino. São muitas histórias vividas e compartilhadas, pessoas que passaram por aqui e outras que ficaram, alguns choros e momentos de ansiedade e de medo do incerto, mas por mais clichê que seja, tudo isso nos fortalece para continuar firmes e fortes com o propósito de seguir “construindo marcas inesquecíveis e narrativas impactantes para negócios irresistíveis de empreendedores que transformam o mundo”.

 

Equipe da Atena Marketing
Equipe da Atena Marketing em 2021

 

Há cinco anos, Andressa Carvalho e Melissa Zanin, as fundadoras da Atena, ainda não sabiam, mas chegariam ao marco mais de 150 clientes atendidos em mais de oito estados do Brasil, receberiam mais de 50 colaboradores no Olimpo – e isso é só o começo de tudo! 

 

Para a gente entender melhor a história da Atena, nada melhor do que saber direto da fonte, né? Conversei um pouco com a Andressa e Melissa sobre os seis primeiros anos da Atena e quis logo saber como surgiu a ideia de criar uma empresa e os caminhos cruzados e construídos para chegar aqui. Vem comigo conferir um papo beeeem legal! <3

 

A busca por independência e autonomia foi um dos maiores motivados para a criação da Atena, segundo Andresa. Sem esquecer também do seu sonho de realizar uma empresa que tivesse como valores a diversidade, a inclusão e a criatividade. “Após 8 anos de experiência no mercado de comunicação e marketing, abrir uma empresa era uma ideia que eu já ‘ruminava’ há uns tempos”, conta ela.

 

No entanto, para colocar o sonho em prática não foi tão fácil e rápido assim, apesar da experiência e carreira profissional de Andressa. Dois entraves precisavam ser resolvidos: a insegurança nas áreas de gestão e financeira e a insegurança monetária para investir em um negócio próprio.

 

Ela conta que o primeiro entrave “foi sanado pela sociedade com a Melissa, que tinha mais de 20 anos de experiência e conhecimento nessas áreas (gestão e financeira). A Atena foi ‘fichinha’ para ela, que estava acostumada a lidar com broncas muito maiores”. Uma parceria de sucesso era iniciada ali. 

 

Primeiros funcionários da Atena
Equipe da Atena em 2018, com Regina Azevedo e Adson Santos.

 

Porém, como nem tudo são flores, “o segundo entrave não foi necessariamente sanado, mas encarado com coragem e força de vontade”, relembra Andressa. Melissa define como “malabarismo” a forma como lidar com o segundo problema citado por Andressa, pois é, o empreendedorismo pode ser feito de altos e baixos. 

 

“O grande desafio para mim que sou da área financeira e administrativa é manter o equilíbrio entre as receitas e despesas, e no final ainda sobrar uma reserva de caixa para alguma urgência. Esse malabarismo não é fácil porque muitas vezes ficamos à mercê de fatores externos e não podemos deixar o barco afundar”, compartilha Melissa.

 

Os primeiros meses

 

Andressa relembra que os primeiros meses, há cinco anos, foram extremamente intensos. A insegurança era sua companheira constante, mas a cada contrato fechado elas sentiam como pudessem dominar o mundo com sua força e dedicação. 

 

Equipe Atena em 2021
Equipe Atena em 2021

 

Com o passar do tempo, a empresa foi ficando mais forte e robusta. “Mais ateners foram adentrando o Olimpo, mais clientes foram acreditando em nós, criamos novos setores, novos processos foram realizados”, diz Andressa. Muitas conquistas e vitórias – internas e externas – para contar! 

 

“Aos poucos os clientes foram chegando, as contas foram empatando, e com aproximadamente seis meses de empresa, já conseguíamos chegar ao cenário perfeito para nós: ter reserva suficiente para pagar todos os nossos colaboradores (que, na época, eram apenas dois, além de mim e da Melissa) no primeiro dia útil do mês”, complementa ela. 

 

A qualidade de vida dos colaboradores da Atena sempre foi um objetivo interno das duas, Andressa e Melissa. “Remar no dia a dia para ter uma boa navegação e conduzir todos para um porto seguro garantindo o bem-estar não só da empresa, mas também dos nossos colaboradores”, fala Melissa. 

 

Estatuetas do Atena Awards
Premiação anual para funcionários destaques

 

Melissa reforça isso quando fala que “Andressa e eu nos preocupamos muito internamente com os nossos colaboradores, em darmos a eles condições e bases para que se sintam pertencentes a Atena, sendo um lugar acolhedor, de aprendizado, partilha, empático, inclusivo e humano”.

 

Desafios do empreendedorismo feminino e empoderamento

 

Uma trajetória de sucesso que, por serem mulheres empreendendo, tornou as coisas mais difíceis… Andressa acredita nisso. “Conviver com olhares de desconfiança, com assédios explícitos ou implícitos e também batalhar para nos provarmos todos os dias torna a experiência um pouco mais complicada, mas também torna as vitórias mais significativas”, conta Andressa em tom de empoderamento e confiança para continuar ocupando espaços.

 

Após mais de cinco anos, o norte de Atena continua sendo o do início, para ambas: respeitar e validar a todos independentemente de idade, gênero, religião, etnia, orientação sexual e corpo, além de priorizar valores inegociáveis por aqui como liberdade, autonomia, diversidade, respeito e colaboração.

 

Andressa e Melissa
Andressa Carvalho e Melissa Zanin, fundadoras da Atena.

 

Para Melissa e Andressa, apesar de todos os desafios vivenciados nesses últimos anos, o sentimento é sempre de gratidão, por estarem ano após anos seguindo e levando um trabalho de qualidade, com uma equipe incrível e muito competente. 

 

Que seja só o início de coisas boas. Viva a Atena! <3 

 

Acompanhe a Atena no Instagram e fique por dentro do dia a dia da empresa e da nossa cultura interna! @atena.marketing.

Sobre o autor: Cecília Costa
Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é formada em Jornalismo pela UFRN e traz consigo o amor pela arte de comunicar. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do @espacocecissol e suas leituras no @ceciacaboudeler. Ela acredita que a escrita e arte transformam, e fala isso por experiência própria.
Thainá é estudante de publicidade e propaganda na UFRN, nascida em terras potiguares no dia do nordestino. Hoje está formando o time da Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia. Libriana indecisa, de sorriso fácil e cachos no cabelo, acredita que a comunicação é um passo para dar visibilidade e inspirar pessoas.
Maisa é espontaneidade, é arte de museu e poesia de muro. Apreciadora de podcast, Taylor Swift e Clarice Lispector, tem descoberto mais sobre o amor ao ler Bell Hooks. Na procura do seu sonho e fugindo do sol do Piauí (como costuma dizer) veio, não ironicamente, parar na cidade do sol. Hoje, estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, está na Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia.

Caicoense, mãe de uma menina, graduada em Comunicação e Marketing. Atua na Atena como Gestora de Projetos e Consultora. Nas horas vagas, estuda a doutrina espírita, assuntos do mundo da ufologia e atua em um projeto social que teve iniciativa desde 2020  (Instagram @mamaesquedoam).

Estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, Sabrina faz parte do time de Gestão e Estratégia na Atena. Amante das artes e da dança desde pequena, hoje alia sua criatividade e ensinamentos da dança à área comunicação social com profissionalismo e entusiasmo. Para além do trabalho, ela enxerga a comunicação como algo essencial ao ser humano e leva consigo o desejo de impactar o mundo através dos ideais em que acredita.
Formada em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O meu trabalho é voltado para o mercado editorial, criação, aplicação e desenvolvimento de marcas, e mídias sociais.
Estudante de Audiovisual, Ricardo é estagiário de conteúdo. Interessadíssimo em dramaturgia para telas, se pudesse, passaria boa parte do seu dia a frente de uma TV assistindo novelas e séries ou indo a uma sala de cinema para ver filmes. Tem participado do fomento ao audiovisual potiguar, passando por experiências nas áreas de roteiro, direção e produção.
É graduada em Comunicação Social Jornalismo e mestra em Comunicação e Estudos da Mídia pela UFRN. Possui MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio. Tem experiência como repórter, assessora de comunicação e hoje atua como Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena. No Instagram, atende por @larimouraa
Kevin é produtor de conteúdo audiovisual na Atena. Graduado em Publicidade e Propaganda pela UnP, atua no mercado publicitário potiguar desde 2011, quando iniciou sua carreira como social media e diretor de arte. Hoje, dedica-se à sua paixão pela fotografia e criação de vídeos
Amante de todas as artes, é estudante de Design Gráfico na UNP. Já passou pela pintura, teatro, dança entre outros e se encontrou no design onde ela pode expressar a arte de forma mais tecnológica.
Criador de conteúdo na Atena, Eduardo é estudante de Jornalismo na UFRN. Grande admirador das diversas expressões artísticas, ele se aventura na arte da fotografia e escreve textos, poemas e músicas. Os seus hobbies favoritos é ler livros e ouvir e analisar álbuns musicais.

Estudante de Design na UFRN, Eduarda faz parte do time de Criação de Artes na Atena. Ela também ama fazer pinturas, desenhos realistas e artísticos, esculturas e fotografia, buscando sempre deixar um pouco da sua personalidade nos seus trabalhos e artes.

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram: @espacocecissol. Ela acredita que a escrita e arte transformam vidas, e fala isso por experiência própria.

Carol é desenvolvedora front-end nascida em Osasco SP, apaixonada por tecnologia, se formou em redes de computadores e acredita que a tecnologia é um direito de todos e quer mudar o mundo através da tecnologia.

Estudante de Jornalismo na UFRN, paraibana e entusiasta de esportes. Seu passatempo favorito é ler, e a astronomia é uma das coisas que mais a fascina. Acredita na comunicação como forma de ferramenta social.

Designer durante o dia e artista no tempo livre, Asafe é natural de Feira de Santana – BA e desde pequeno sempre gostou de criar coisas. Faz parte do time de criação de artes da Atena e ama ilustração e 3D, mas secretamente tem uma grande paixão por música.

Oi, me chamo Breno. Sou apaixonado pelo mundo do design e da tecnologia. Adoro experimentar coisas novas e aprender com elas.

Alvaro Hendrick é redator e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor e tem alguns trabalhos publicados na Amazon. Ele também produz um podcast chamado “É Sobre Isto Podcast”, disponível em todas as plataformas de streaming.
Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena, Mayse Araújo atua na área de Comunicação desde 2007, e nas áreas Comercial e Financeira desde 2013. É formada em Jornalismo, e atualmente cursa Economia na UFRN. É entusiasta do Marketing Digital e de Conteúdo, estudiosa do Feminismo e acredita na seguinte máxima: se você não entende de pessoas, então você não entende de negócios.
Sócia-diretora, e também gestora de recursos e finanças da Atena, Melissa Zanin tem uma identidade (nada) secreta de atriz e produtora. Com sangue mineiro, adora ir ao teatro, cinema, é estudante de filosofia e adora ler sobre assuntos extraterrenos (não ria). Por aqui, é também conhecida como “a mulher do dinheiro”.
Diretora da Atena, Andressa atua como jornalista e gestora de Marketing Digital desde 2011, já tendo passado pelos setores público, privado e terceiro setor, com experiência na gestão de comunicação em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo (UFRN) e Direito (UFRN), pós graduada em Cinema (UFRN), e possui MBA em Marketing Estratégico (UNI-RN) e Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios (PUCRS).

Jornalismo digital

Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?

Jornalismo e crítica cultural

Gestão do tempo e organização

Como tirar o seu projeto do papel

Marketing para projetos culturais

Divulgação de projetos

Escrita para Web

Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores