Uma empresa que nasceu do sonho de duas mulheres de criar um espaço no mercado de trabalho baseado na diversidade, inclusão e criatividade
Para chegar até aqui, a Atena mudou de status de uma empresa que poderia quebrar ou fechar a qualquer momento para uma empresa sólida e referência no mercado criativo. Uma conquista que não foi da noite para o dia e, claro, quando há mulheres liderando o projeto, parece que tudo fica ainda um pouco mais difícil.
Nos últimos anos, a nossa empresa passou por diversos desafios e vitórias no universo do empreendedorismo feminino. São muitas histórias vividas e compartilhadas, pessoas que passaram por aqui e outras que ficaram, alguns choros e momentos de ansiedade e de medo do incerto, mas por mais clichê que seja, tudo isso nos fortalece para continuar firmes e fortes com o propósito de seguir “construindo marcas inesquecíveis e narrativas impactantes para negócios irresistíveis de empreendedores que transformam o mundo”.
Há cinco anos, Andressa Carvalho e Melissa Zanin, as fundadoras da Atena, ainda não sabiam, mas chegariam ao marco mais de 150 clientes atendidos em mais de oito estados do Brasil, receberiam mais de 50 colaboradores no Olimpo – e isso é só o começo de tudo!
Para a gente entender melhor a história da Atena, nada melhor do que saber direto da fonte, né? Conversei um pouco com a Andressa e Melissa sobre os seis primeiros anos da Atena e quis logo saber como surgiu a ideia de criar uma empresa e os caminhos cruzados e construídos para chegar aqui. Vem comigo conferir um papo beeeem legal! <3
A busca por independência e autonomia foi um dos maiores motivados para a criação da Atena, segundo Andresa. Sem esquecer também do seu sonho de realizar uma empresa que tivesse como valores a diversidade, a inclusão e a criatividade. “Após 8 anos de experiência no mercado de comunicação e marketing, abrir uma empresa era uma ideia que eu já ‘ruminava’ há uns tempos”, conta ela.
No entanto, para colocar o sonho em prática não foi tão fácil e rápido assim, apesar da experiência e carreira profissional de Andressa. Dois entraves precisavam ser resolvidos: a insegurança nas áreas de gestão e financeira e a insegurança monetária para investir em um negócio próprio.
Ela conta que o primeiro entrave “foi sanado pela sociedade com a Melissa, que tinha mais de 20 anos de experiência e conhecimento nessas áreas (gestão e financeira). A Atena foi ‘fichinha’ para ela, que estava acostumada a lidar com broncas muito maiores”. Uma parceria de sucesso era iniciada ali.
Porém, como nem tudo são flores, “o segundo entrave não foi necessariamente sanado, mas encarado com coragem e força de vontade”, relembra Andressa. Melissa define como “malabarismo” a forma como lidar com o segundo problema citado por Andressa, pois é, o empreendedorismo pode ser feito de altos e baixos.
“O grande desafio para mim que sou da área financeira e administrativa é manter o equilíbrio entre as receitas e despesas, e no final ainda sobrar uma reserva de caixa para alguma urgência. Esse malabarismo não é fácil porque muitas vezes ficamos à mercê de fatores externos e não podemos deixar o barco afundar”, compartilha Melissa.
Os primeiros meses
Andressa relembra que os primeiros meses, há cinco anos, foram extremamente intensos. A insegurança era sua companheira constante, mas a cada contrato fechado elas sentiam como pudessem dominar o mundo com sua força e dedicação.
Com o passar do tempo, a empresa foi ficando mais forte e robusta. “Mais ateners foram adentrando o Olimpo, mais clientes foram acreditando em nós, criamos novos setores, novos processos foram realizados”, diz Andressa. Muitas conquistas e vitórias – internas e externas – para contar!
“Aos poucos os clientes foram chegando, as contas foram empatando, e com aproximadamente seis meses de empresa, já conseguíamos chegar ao cenário perfeito para nós: ter reserva suficiente para pagar todos os nossos colaboradores (que, na época, eram apenas dois, além de mim e da Melissa) no primeiro dia útil do mês”, complementa ela.
A qualidade de vida dos colaboradores da Atena sempre foi um objetivo interno das duas, Andressa e Melissa. “Remar no dia a dia para ter uma boa navegação e conduzir todos para um porto seguro garantindo o bem-estar não só da empresa, mas também dos nossos colaboradores”, fala Melissa.
Melissa reforça isso quando fala que “Andressa e eu nos preocupamos muito internamente com os nossos colaboradores, em darmos a eles condições e bases para que se sintam pertencentes a Atena, sendo um lugar acolhedor, de aprendizado, partilha, empático, inclusivo e humano”.
Desafios do empreendedorismo feminino e empoderamento
Uma trajetória de sucesso que, por serem mulheres empreendendo, tornou as coisas mais difíceis… Andressa acredita nisso. “Conviver com olhares de desconfiança, com assédios explícitos ou implícitos e também batalhar para nos provarmos todos os dias torna a experiência um pouco mais complicada, mas também torna as vitórias mais significativas”, conta Andressa em tom de empoderamento e confiança para continuar ocupando espaços.
Após mais de cinco anos, o norte de Atena continua sendo o do início, para ambas: respeitar e validar a todos independentemente de idade, gênero, religião, etnia, orientação sexual e corpo, além de priorizar valores inegociáveis por aqui como liberdade, autonomia, diversidade, respeito e colaboração.
Para Melissa e Andressa, apesar de todos os desafios vivenciados nesses últimos anos, o sentimento é sempre de gratidão, por estarem ano após anos seguindo e levando um trabalho de qualidade, com uma equipe incrível e muito competente.
Que seja só o início de coisas boas. Viva a Atena! <3
Acompanhe a Atena no Instagram e fique por dentro do dia a dia da empresa e da nossa cultura interna! @atena.marketing.