Você sabe a importância da gestão de marca?

Como construir um bom posicionamento no mercado, um bom relacionamento com o público e uma boa reputação da sua empresa? Isso é algo que toda empresa deseja saber, não é mesmo? A gestão de marca é uma alternativa

No entanto, não precisa fazer nenhuma mágica para isso acontecer, a partir das estratégias de planejamento da gestão de marca (branding), você consegue ter uma comunicação mais precisa, direcionada e com valor.

 

Neste artigo, você vai entender sobre:

  • O que é branding?
  • Por que a gestão de marca é importante para sua empresa?
  • Como fazer a gestão de marca 
  • As redes sociais como aliados

O que é branding?

O que é branding?

O branding ou gestão de marca é um conjunto de estratégias para construir a identidade de uma marca. Ou seja, como aquela marca se posiciona para o público. 

Nessa construção do branding, é planejado o posicionamento, persona, tom de voz, identidade visual, slogan, além dos símbolos que representam a marca e os seus serviços.

Outro ponto importante nesses primeiros passos da gestão de marca, é também determinar os valores e os propósitos da marca. Tudo isso deve estar alinhado, para assim, a marca será reconhecida no mercado e conseguir ter um bom relacionamento com o público. 

Por que a gestão de marca é importante para sua empresa?

Por que a gestão de marca é importante para sua empresa?

A partir do branding, é possível reforçar os valores e a comunicação da marca para com o público. Dessa forma, a empresa consegue criar conexões com o cliente e até mesmo prospectar novos.

Como acontece nas relações interpessoais, onde a pessoa provavelmente prefere seguir, ficar ao lado e consumir conteúdo de outros outros sente afinidade. Com o branding, basicamente, a ideia é colocar a mesma coisa em prática. 

O branding é visto como a personalidade da marca, que vai além da venda de produtos. É esse um grande diferencial, pois proporciona uma ótima experiência para o cliente.

Nesse sentido, com um branding bem planejado, o retorno é mais que positivo. O público cria uma relação com a marca, participa do engajamento e divulga os produtos. E por isso acontece? Porque há uma identificação com a “personalidade” da marca.

Como fazer a gestão de marca? 

Como fazer a gestão de marca? 

Como já falamos, a estratégia do branding tem como objetivo principal construir a identidade da marca. A partir disso, o planejamento estratégico deve ser focado em como a marca quer se comunicar e ser lembrada.

Se você deseja construir uma marca, é preciso iniciar por estes pontos aqui:

  • Nome, slogan e conceito 
  • Posicionamento 
  • Identidade visual marcante 
  • Tom de voz
  • Valores
  • Propósito 
  • Promessa de marca
  • Conteúdo 

Para saber o quanto isso é importante, é só você enquanto consumidor, fazer um exercício. Por exemplo, quando você pensa em uma marca na cor roxa, de qual lembra? E quando você escuta o slogan “feito para você”? 

Portanto, implementar uma gestão de marca dentro da sua empresa, traz, sem dúvidas, diversos resultados positivos, e melhor, possíveis clientes engajados. Tem coisa melhor que isso? 😀

As redes sociais como aliados 

As redes sociais como aliados 

Que as redes sociais são espaços para compartilhar momentos importantes da nossa vida com os amigos, isso todos nós já sabemos. No entanto, podemos tentar analisar as redes sociais para além disso. 

Esses canais de comunicação são meios fundamentais para manter uma relação mais próxima com os clientes. Por meio de campanhas nas redes sociais, a identidade, o posicionamento e os valores podem ser reforçados, e pode chegar até mais pessoas.

Além disso, o retorno sobre as ações da marca torna-se mais rápido. Pois, dentro das redes sociais, a comunidade é praticamente instantânea. Então, você consegue mensurar o que está sendo mais aceito ou não, o que deve melhor, ouvir quem consome o seu produto, etc.

 

Gostou deste conteúdo? Se quiser saber mais ou precisar de ajuda para aplicá-la à sua estratégia, entre em contato com a Atena para saber mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing

Sobre o autor: Cecília Costa

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram (@espacocecissol) . Ela acredita que a escrita e arte transformam, e fala isso por experiência própria.

Deixe um comentário