Quais os principais formatos para usar na minha estratégia de marketing de conteúdo?

“Fui convencido(a), vou investir em Marketing de Conteúdo! E agora, devo virar blogueiro(a)?”

Não necessariamente.

Muitas vezes, quando estamos ingressando no mundo do marketing de conteúdo, logo pensamos nos blogs como ferramenta principal para a estratégia do negócio. Ou então, damos um ‘google’ para descobrir o que o concorrente vizinho está fazendo. 

Nenhuma das opções acima está errada, afinal, os blogs são, sim, uma ótima porta de entrada para gerar engajamento e alcance, e observar o que tem sido feito no mercado é fundamental para montar um planejamento coerente. No entanto, apenas seguir o que está na moda ou copiar uma estratégia que deu certo não basta.

Afinal, se deu certo para os outros, não necessariamente dará certo para você.

Quando pensamos em criar conteúdo, não basta focar apenas em publicar material na internet. É preciso pensar no objetivo e no público que você deseja atingir, para então definir quais formatos são os mais adequados para atingir os resultados esperados.

Defina objetivos e conheça o seu público

Assim como na construção de uma casa, sua estratégia de marketing digital demanda um bom alicerce para que toda estrutura se mantenha firme e forte. Por isso, antes de sair postando qualquer coisa na web, é essencial se dedicar ao planejamento e à pesquisa.

Quais os objetivos do meu negócio? Quais resultados quero atingir com a minha estratégia? Para qual público eu quero apresentar minha marca? Quem são os potenciais consumidores do meu produto ou serviço? E o mais importante quando estamos tratando de conteúdo: O que quero comunicar?

Essas são algumas perguntas que devem ser feitas para poder traçar planos alinhados e tirá-los do papel. Respondidas essas questões, é hora de definir como o conteúdo irá alcançar o seu público e, para isso, é essencial conhecer os formatos para definir qual o mais adequado para alcançar suas metas.

Principais formatos de conteúdo

Texto

Author person writing content on computer paper sheet document Premium Vector

O textos são os conteúdos mais presentes na internet e o principal formato para quem deseja produzir conteúdo. Ainda que pareçam “ultrapassados”, e exista uma crença de que sua comunicação não será eficiente – já que as pessoas estão cada vez menos propensas a ler, eles continuam oferecendo diversas vantagens e são fundamentais para a sua estratégia de marketing de conteúdo.

A partir dos textos é possível produzir materiais mais longos e densos como blog posts, artigos e eBooks, ou mais curtos e simples como posts em redes sociais, por exemplo. Conteúdos informativos e educativos atraem tráfego e posicional o seu negócio como especialista do mercado, além de ajudar a elevar a posição da sua marca nos sites de buscas.

PRÓS

  • Bom para SEO (Otimização para motores de busca);
  • Experiência ativa;
  • Maior Retenção;

CONTRAS

  • Consumo mais difícil;
  • Pouco destaque visual;

Imagens

Imagens

As imagens são fundamentais para uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo, pois oferecem destaque visual e servem de suporte para diversos outros formatos, como os textos, por exemplo. Elas podem ser usadas para ilustrar blog posts e publicações nas redes sociais a partir de fotos, ilustrações, gifs e até mesmo memes.

Além disso, as imagens também podem ser usadas de forma isolada, como nos infográficos. Eles são uma forma de unir informação e imagens de uma forma mais dinâmica, criativa e atrativa. Outra vantagem é que eles também são altamente compartilháveis e por isso tem mais chances de fazer sucesso, principalmente nas redes sociais.

PRÓS

  • Destaque visual;
  • Suporte para outros formatos;
  • Consumo instantâneo;
  • Fácil compartilhamento;

CONTRAS

  • Conteúdo limitado;

Vídeo

Home cinema, recreation Premium Vector

A preferência do público está cada vez mais voltada para o audiovisual e os vídeos já são considerados o formato mais consumido da internet. Especialmente com a quarentena, plataformas como o YouTube, Netflix, Instagram e TikTok estão em alta graças ao seus conteúdos e à possibilidade de criação pelos próprios usuários de materiais em vídeo – principalmente lives.

Os vídeos são dinâmicos, fáceis de serem consumidos e compartilhados e geram empatia entre a marca e o consumidor. Assim como as imagens, eles podem servir como suporte para outros formatos ou então “reciclar” conteúdos antigos, como textos que podem ser transformados para o modelo audiovisual.

PRÓS

  • Consumo fácil;
  • Suporte para vários formatos;
  • Compartilhável;
  • Gera empatia;

CONTRAS

  • Pouco controle do usuário;
  • Exige mais técnica que outros formatos;

Áudio

Podcast audience concept illustration Free Vector

Ainda que não sejam tão populares como os formatos anteriores, o conteúdo em áudio tem ganhado cada vez mais espaço e é também uma ótima ferramenta para sua estratégia. Assim como os vídeos, eles são mais fáceis de consumir e podem ser ouvidos durante a execução outras tarefas – como no trânsito, na academia, ou nas atividades domésticas.

Dois bons exemplos de conteúdo em áudio que podem ser adotados pela sua marca são os áudio posts e podcasts. O primeiro consiste basicamente na narração de posts em textos. Com ele, além de diversificar o conteúdo e facilitar o consumo para o público que não pode parar para ler, também é uma forma importante de acessibilidade para deficientes visuais.

Já os podcasts funcionam como um rádio, em que o conteúdo é disponibilizado sob demanda, normalmente em plataformas de streaming. Com grande eficiência de comunicação, eles podem ser utilizados para promover conversas e discussões informais sobre os mais diversos assuntos. Você pode ler mais sobre eles neste post.

PRÓS

  • Multitarefa;
  • Fácil consumo;

CONTRAS

  • Pouco controle do usuário;
  • Sem destaque visual;
  • Ruim para SEO;

Agora é hora de colocar a mão na massa

Market launch concept illustration Free Vector

Decididos os formatos, é hora de escolher os melhores canais para compartilhar o seu conteúdo. Pode ser em um site, blog, redes sociais ou até email, o importante é que sua estratégia faça sentido com o seu propósito. É esse conjunto que vai te ajudar a atingir o seu público da melhor maneira possível e por isso é fundamental que ele seja pensado com cuidado e planejamento. 

Use as ferramentas a seu favor. Quantos mais canais e formatos diferentes você tiver, mais fácil você ser encontrado na internet – afinal, as pessoas gostam de consumir conteúdos diversificados.

Dúvidas sobre como utilizar a melhor estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua marca? Entre em contato com a Atena e saiba mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing ⚔️

Sobre o autor: Endy Mahara

Endy é estudante de jornalismo na UFRN e uma incrível criadora de conteúdo na nossa equipe Atena. Seu feed do Instagram coleciona fotos lindas e bem pensadas, demonstrando sua criatividade e cuidado com a estética. Além disso, ela também produz para um blog pessoal e é apaixonada por músicas, viagens e boas histórias.

Deixe um comentário