9 filmes que todo empreendedor deveria assistir

Os filmes, além de promover entretenimento e diversão, também são uma ótima fonte de conhecimento e inspiração. Navegando pelos mais diversos gêneros e formatos, o cinema, desde o seu surgimento, traz para as telas histórias que nos emocionam, nos fazem rir, chorar e, mesmo que não digam muita coisa, nos dão algo que cause reflexão. Seja com ficções ou fatos reais, sempre há algum elemento da realidade intrínseco às narrativas com o qual podemos nos identificar e trazer alguma lição — seja boa ou ruim — para nossa vida .

E isso não é diferente para os negócios! Às vezes dedicamos nosso tempo livre aos filmes como um hobby prazeroso, para nos distrair do cotidiano turbulento. Porém, mal prestamos atenção no fato de que eles também podem ser grandes aliados do nosso trabalho e sucesso profissional.

Pensando nisso, decidimos separar alguns títulos essenciais que devem estar na lista de todo bom empreendedor aberto a novos ensinamentos e inspirações. Confira:

1 – Joy: O Nome do Sucesso (2015) 

Baseado numa história real, o filme narra a trajetória de Joy Mangano, uma mulher determinada que construiu um império bilionário motivada pela sua persistência e pelo sonho de uma vida melhor. Mãe solteira e vivendo em meio a diversos conflitos familiares, a inventora e empreendedora americana decidiu acreditar e persistir nas suas ideias, e acabou criando um modelo inovador de esfregão que revolucionou o mercado em um momento que as pessoas mais precisavam.

Sua história é uma inspiração, pois retrata a dedicação de uma mulher audaciosa em lutar pelos seus propósitos, apesar das dificuldades, dos paradigmas sociais e da falta de apoio. Além disso, nos faz refletir sobre a importância de uma das atribuições fundamentais de todo empreendedor: buscar soluções para problemas cotidianos a fim de tornar a vida das pessoas mais fácil e simples.

2 – Fome de Poder (2016) 

Fome de Poder retrata uma história polêmica, porém poderosa, que nos traz grandes ensinamentos sobre como buscar ser diferente é fundamental para obter sucesso nos negócios. A narrativa conta como se deu o caminho de sucesso do McDonald’s até se tornar o gigante do ramo alimentício que é até hoje. Nela, conhecemos a concepção do primeiro restaurante da rede pelos irmãos McDonald’s e como o destino da marca teve sua grande reviravolta após o encontro com o vendedor de máquinas de milkshakes Ray Kroc, que revolucionou a forma de consumir e vender sanduíches em todo o mundo com suas ideias audaciosas.

Apresentando a trajetória de ascensão da rede, o filme mostra que não basta persistir em um sonho, é necessário se dedicar e se entregar totalmente ao projeto. Além de nos fazer refletir sobre a importância de enxergar o impacto que o seu negócio pode ter na sociedade e como é fundamental conhecer o seu produto e os seus clientes.

3 – Walt Antes do Mickey (2015) 

Ah, o mundo mágico da Disney! Lugar de encanto e perfeição que se tornou sonho da maioria das crianças (e adultos!). Em “Walt Antes do Mickey”, conhecemos o sonho por trás dos sonhos a partir da história inspiradora de Walt Elias Disney, o gênio da mídia e do entretenimento responsável por criar todo esse mundo de fantasias.

Com uma trajetória repleta de altos e baixos, assim como todo bom empreendedor, vemos que por trás de todo grande sucesso, há muito trabalho, dedicação, esforço e obstáculos. Aprendemos também o quão importante é inovar para ser reconhecido em um mercado tão amplo e competitivo.

4 – O Homem que Mudou o Jogo (2011) 

Nem só do mundo das vendas tiramos grandes lições de empreendedorismo. Muito além dos esportes, “O Homem que mudou o jogo” é, acima de tudo, um filme sobre negócios. Na trama, acompanhamos a jornada de Billy Beanne e seu trabalho de gestão no time de beisebol Oakland Athletics, que após perder grandes jogadores para times maiores, precisa se reestruturar com um baixo orçamento.

Uma verdadeira aula de gestão de negócios, a narrativa nos mostra o caminho de ascensão do time apesar das dificuldades, a partir de uma visão estratégica de administração que repensa os modelos tradicionais.

5 – Coco, Antes de Chanel (2009) 

Conhecida como uma das maiores e mais luxuosas marcas de moda no mundo, a Chanel não chegou ao topo em um passe de mágica. Neste filme, conhecemos a história de vida e revoluções de Gabrielle Chanel, uma jovem que é deixada em um orfanato ainda criança e que tem sua vida transformada quando se dedicada às costuras em seu tempo livre como cantora de cabaré.

Ao quebrar os paradigmas de um período tão tradicional e conservador, ela revoluciona o mundo da moda ao começar a se vestir com trajes masculinos, abolindo os espartilhos e adereços típicos da época. Sem dúvidas, este filme é um grande exemplo de empreendedorismo feminino e de #GirlPower!

6 – Um Senhor Estagiário (2015) 

Jules Ostin é uma empresária criadora de uma startup bem sucedida, que vive uma vida atarefada e dedicada ao seu empreendimento, e decide criar um programa de estágio para idosos, a fim de retorná-los ao mercado de trabalho. Ben Whittaker, de 70 anos, é um senhor que leva uma vida monótona e vê nessa oportunidade uma chance de se reinventar.

Quando Jules começa a ser questionada sobre sua capacidade de liderança, Ben se mostra um grande amigo e aliado da jovem, ajudando-a a repensar suas atitudes frente aos desafios a partir das suas experiências e ensinamentos.

“Um Senhor Estagiário” nos mostra uma grande lição sobre a importância da empatia e da convivência com pessoas que nos inspiram e nos motivam em nosso dia a dia profissional, além de ser uma importante obra sobre o papel das mulheres na liderança.

 7 – A Grande Aposta (2015) 

Baseado no livro-reportagem do jornalista econômico Michael Lewis, “A Grande Aposta” conta a história de quatro investidores ousados e corajosos que fizeram uma fortuna ao apostarem contra as instituições financeiras, depois de anteciparem o colapso do mercado imobiliário americano — que resultou na crise de 2008.

Ao explicar conceitos densos de economia, o filme dá grandes lições sobre como lidar com nossas decisões em investimentos e sobre a importância de estar atento ao mercado para enxergar e antecipar oportunidades.

8 – Steve Jobs (2015) 

“Steve Jobs” narra a trajetória do empresário, inventor e um das figuras mais reverenciadas do mundo da tecnologia, a partir de três momentos importantes da sua carreira: A estreia do Macintosh em 1984, o lançamento do Next em 1988 e do iMac em 1998.

Com uma narrativa que explora os acontecimentos por trás dos bastidores do criador da gigante Apple, o filme foca na sua relação conturbada com as pessoas com quem convivia e trabalhava cotidianamente e nos faz refletir sobre como os relacionamentos pessoais também exercem um papel importante no empreendedorismo.

9 – Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento 

Erin Brockovich é uma mulher solteira, mãe de 3 filhos, desempregada e cheia de dívidas que encontra uma nova oportunidade para realinhar sua vida ao conseguir um trabalho em um escritório de advocacia. No novo emprego, ela acaba descobrindo um grave problema envolvendo uma poderosa empresa que está cometendo crimes ambientais e decide investigá-lo a fundo. Mesmo sem nenhum conhecimento jurídico, Erin utiliza suas habilidades interpessoais para solucionar o caso e ajudar aos moradores.

O filme é uma verdadeira lição sobre perseverança e dedicação, especialmente para quem atua no mundo dos negócios. Com Erin, vemos que apenas um diploma e experiência profissional não bastam para alcançar o sucesso. Acima de tudo, é preciso muita garra, força de vontade e boa argumentação.

BÔNUS: A Vida e a História de Madam C.J. Walker (Série da Netflix) 

Se você chegou até o fim da lista, merece um bônus! Por último, mas não menos importante, não podemos deixar de citar a série da Netflix “A Vida e a História de Madam C.J. Walker”.

Inspirada em uma incrível história da vida real, a trama conta a história da daquela que foi considerada a primeira mulher milionária dos Estados Unidos a conquistar a própria fortuna. Filha de dois escravos e nascida nos anos 60, Madam C.J. Walker superou a hostilidade e as rivalidades para se tornar uma ativista, dando oportunidades para milhares de jovens negras, de tornando uma das mulheres mais influentes da época. Uma verdadeira história de inspiração, inspiração e força feminina!

O que achou da nossa lista? Já viu algum desses filmes? Que tal aproveitar a quarentena para assistir alguns deles e se inspirar nas suas lições de vida e negócios? Deixe sua opinião nos comentários!

Sobre o autor: Endy Mahara

Endy é estudante de jornalismo na UFRN e uma incrível criadora de conteúdo na nossa equipe Atena. Seu feed do Instagram coleciona fotos lindas e bem pensadas, demonstrando sua criatividade e cuidado com a estética. Além disso, ela também produz para um blog pessoal e é apaixonada por músicas, viagens e boas histórias.

Deixe um comentário