Como aproveitar o potencial das ferramentas do Instagram na sua estratégia de Marketing Digital?

Há muito tempo o Instagram deixou de ser um simples álbum de fotos virtual para se tornar uma poderosa ferramenta de marketing digital. O que começou tímido, voltado para um nicho bem específico de usuários que utilizavam a rede social para compartilhar fotos conceituais, aproveitando os filtros da plataforma, hoje é um dispositivo indispensável para quem quer se lançar e ter sucesso no mercado virtual.

Mas será que você conhece tudo que o Instagram tem a lhe oferecer?

As novidades na plataforma estão cada vez mais frequentes. Posts no feed, stories, IGTV, Reels, etiquetas, GIFs, músicas, mensagens, loja virtual… A única coisa que o Instagram ainda não faz é bater bolo (mas com certeza pode te ensinar como ninguém!). As funcionalidades da rede são diversas e as possibilidades infinitas – se você souber usar bem.

Quando utilizadas com propósito e de maneira estratégica, as ferramentas do Instagram podem ser um verdadeiro diferencial para o seu negócio. E foi pensando nisso que preparamos algumas dicas sobre algumas das principais, confira:

Posts no feed

Começando pelo clássico e tradicional, porém ainda muito importante. Os posts no feed compõem a porta de entrada do seu perfil e podem funcionar como a vitrine do seu negócio. Além disso, eles são uma ótima ferramenta para desenvolver o Marketing de Conteúdo da sua marca, portanto, é importante investir em conteúdos atraentes, informativos e interessantes.

Com exceção dos seus amigos, familiares e ídolos famosos, você já parou para pensar o que te leva a seguir uma conta na rede social? Provavelmente o aspecto visual do feed te atraiu, ou então o conteúdo postado chamou sua atenção, te agradou ou te ajudou de alguma forma. Certo? Pois bem, na hora de pensar na sua estratégia, lembre-se de que oferecer aquilo que você também gostaria de receber.

Aposte em fotos com boa qualidade, conteúdos que agreguem valor à marca e ofereça o que o público está buscando, e uma estética que consiga transmitir, visualmente, a identidade do seu negócio. 

Stories

I Look Good Feeling Myself GIF by Originals

Quando os stories surgiram no Instagram, a maioria dos usuários era adepta do Snapchat e não deu muita bola para o recurso. No entanto, hoje ele é um queridinho diário, tanto dos usuários, quanto das marcas. Seja para postar fotos ou vídeos, fazer anúncios, conversar com o público, ou então engajar com as etiquetas e figurinhas, o stories já provou o seu valor e hoje é mais uma ferramenta indispensável de marketing digital.

Mas o que postar lá? Bom, antes de tudo, é importante lembrar que estamos tratando de uma interação mais rápida e momentânea, que some em apenas 24 horas. Então, o recurso é preferível para publicações mais informais, posts do cotidiano, dicas rápidas e também para manter um contato mais descontraído com os clientes.

Por exemplo: se você é dona de uma loja de utilidades, pode usar a ferramenta para fazer vídeos da loja, mostrando os produtos novos ou que estão em promoção, fazer enquetes para saber o que as pessoas estão procurando ou até mesmo postar os bastidores das fotos do feed. Além disso, você também pode aproveitar para compartilhar as publicações dos clientes, isso ajuda a aproximá-los da marca, gerando afeto e identificação.

Destaques

Destaques instagram

Apesar do caráter passageiro dos stories, também é possível torná-los parte da sua vitrine junto aos posts no feed. Com os destaques, você pode salvá-los por tempo ilimitado no seu perfil, e ainda separá-los em pastas com diferentes categorias.

Voltando ao exemplo da loja de utilidades, você pode utilizar o recurso para criar um destaque para produtos para casa, outro para papelaria, outro com o título “promoções” e por aí vai. Além de transformá-los em um catálogo visual do seu negócio, você também pode destacar todas as informações importantes que o cliente precisa saber, como contato, localização, formas de pagamento, produtos disponíveis, entre outros.

Etiquetas e figurinhas

Engana-se quem pensa que as etiquetas e figurinhas só servem para enfeitar os stories! Além de deixar as publicações mais atraentes e divertidas, as etiquetas também são uma poderosa ferramenta de engajamento.

Com as figurinhas de localização, por exemplo, você pode indicar onde seu negócio está e facilitar o alcance para quem mora por perto. Já com os testes e enquetes, você pode conhecer um pouco mais sobre o seu público, o que ele prefere, o que está buscando, qual a opinião sobre seu produto/serviço, dentre várias outras possibilidades.

Figurinhas stories

Imagem: Reprodução

Com a caixa de perguntas, você pode responder as dúvidas e comentários com uma série de novos stories em vídeo, por exemplo. Ou então criar um novo conteúdo a partir das perguntas mais frequentes.

Sem esquecer, é claro, das etiquetas de menção e apoio às pequenas empresas. Estimule seu público a publicar marcando o seu @ sempre que adquirir um produto ou utilizar um serviço da sua marca, isso não só ajuda a expandir o negócio de forma orgânica, como também proporciona a troca de conteúdos entre você e seu cliente.

Aqui, a criatividade é o limite. Brinque com o seu público e estimule o relacionamento com a marca de uma forma criativa e estratégica.

Hashtags

hashtags

Já falamos sobre o poder das hashtags aqui no blog da Atena (se você ainda não viu, clique aqui). Mas sempre é bom ressaltar como elas podem fazer a diferença quando usadas de forma correta.

As hashtags, assim como as figurinhas dos stories, não são um mero acessório decorativo, pelo contrário. As hashtags servem para segmentar um post com palavras-chaves de acordo com o conteúdo e para atingir os determinados targets de público-alvo, ou seja, são um importante recurso de alcance dos conteúdos.

Portanto, use-as com sabedoria! Escolha termos curtos e objetivos que tenham a ver com o seu conteúdo, e tome cuidado com as hashtags banidas! O objetivo aqui é fazer com que o público que está procurando encontre o produto que você está oferecendo, e não transformar o seu post em um gatilho para spam!

Instagram Bussiness e Instagram Shopping

Instagram Shops

Imagem: Reprodução/Instagram

Se você planeja trabalhar sua estratégia de Marketing Digital no Instagram, é muito importante transformar o seu perfil em uma conta comercial. Além de torná-lo mais profissional, com a disponibilização de ferramentas de contato direto com o negócio através da própria página, o Instagram Business também oferece um recurso gratuito para visualizar os dados e estatísticas do perfil, como alcance das postagens, melhores horários, perfil dos usuários, dentre outros.

Já o Instagram Shopping permite que você crie uma

loja virtual dentro da rede social. Após fazer a conta comercial, você precisa solicitar uma aprovação para incluir a funcionalidade no perfil. Feito isso, será possível vender produtos direto na plataforma e ainda marcar os posts com etiquetas de preço e links.

IGTV e Reels

Reels Instagram

Imagem: Reprodução/Instagram

Por último, mas não menos importante, os novos queridinhos do Instagram. Cada vez mais, as pessoas estão buscando por vídeos da rede – além da própria plataforma dar preferência para esse tipo de conteúdo. E se você pensa que só há espaço para dancinhas e memes, está totalmente enganado.

Essas ferramentas são uma ótima oportunidade para diversificar o conteúdo e torná-lo mais atrativo, dinâmico e visual. Você pode aproveitar alguma trend do Reels para adaptá-la ao seu produto/serviço, fazer vídeos curtos explicando informações e dando dicas, ou então criar conteúdos mais densos no IGTV. O céu é o limite, portanto, seja criativo e não tenha medo de arriscar!

O Instagram é mesmo um mar de possibilidades, não é? Hoje a rede social conta com mais de 1 bilhão de usuários mensais ativos, além de um enorme número de influenciadores e seguidores dispostos a engajar e consumir. Portanto, é impossível ignorá-lo – mas também é preciso pensar estrategicamente se você quiser decolar em meio à infinidade de conteúdos.

Gostou das nossas dicas? Quer uma ajudinha para impulsionar a sua marca no Instagram? Entre em contato com a Atena Marketing e saiba mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing

Sobre o autor: Endy Mahara

Endy é estudante de jornalismo na UFRN e uma incrível criadora de conteúdo na nossa equipe Atena. Seu feed do Instagram coleciona fotos lindas e bem pensadas, demonstrando sua criatividade e cuidado com a estética. Além disso, ela também produz para um blog pessoal e é apaixonada por músicas, viagens e boas histórias.

Deixe um comentário