7 estratégias de marketing indispensáveis para advogados

Há uma confusão entre o firmado pelo Código de Ética da OAB acerca da realização de publicidade por advogados e a possibilidade de se utilizar de estratégias de marketing para potencializar o relacionamento com seus clientes e até mesmo prospectar (de forma passiva, mas nem tanto) novos.

Justamente pela vedação expressa à prospecção ativa e à publicidade direta, o advogado que quer se destacar no cenário cada vez mais competitivo precisa estar atento às possibilidades que a tecnologia oferta para a construção de uma imagem mais sólida e relações mais duradouras. Inbound Marketing, CRM e gestão de conteúdo devem ser termos tão conhecidos quanto petição, coisa julgada e sentença para o advogado moderno.

Para clarear tudo isso, listamos abaixo algumas estratégias de marketing que são indispensáveis para o profissional que atua com a advocacia privada e que seguramente vão te ajudar a se destacar no mercado.

  1. Invista em seu website

O website é a engrenagem de grandes estratégias de marketing, embora possa não parecer – já que atualmente é comum a supervalorização das mídias sociais e a crença de que elas substituem o seu site. Isso se dá, principalmente, pelo imaginário de que todo o público está no Instagram e no Facebook, portanto, o investimento mais elevado no website não se justificaria. Esse é um pensamento imediatista e errado. Além de passar profissionalismo, credibilidade e organização, um bom website é a porta para todas as melhores estratégias de marketing, desde a presença sólida em mecanismos de busca como o Google, criação de listas, marketing de conteúdo, e-mail marketing e até anúncios segmentados em mídias sociais. Portanto, não dá para ficar sem.

2. Mídias sociais podem ajudar

E é claro que elas também devem atuar de forma integrada às outras estratégias. Ter mídias sociais é um pré-requisito para qualquer empreendedor que queira investir em sua imagem. Associadas a elas, deve estar uma estratégia de conteúdo bem pensada e o respeito a uma linha visual que represente a essência do seu escritório para os seus clientes e potenciais clientes. As mídias sociais ainda são o caminho mais acessível para que o seu público-alvo te encontre – e você possa encontrá-los. A dica é: não ignore a imagem que você passa nas mídias e, muito além de criar a conta, esteja atento ao monitoramento dela. Contratos são perdidos e clientes são ignorados pela falta de cuidado com as mídias.

3. Marketing de conteúdo é o caminho

Conteúdo é rei. E se você quer despertar nas pessoas um gatilho mental de autoridade na sua área, é preciso de fato ser um expert. Criar conteúdo de relevância com informações que ajudem os seus clientes e potenciais clientes a entenderem questões da sua área de atuação é uma excelente forma de começar ou alimentar uma relação. Com o marketing de conteúdo você tanto cuida como chama atenção. Associado a uma boa estratégia de SEO (engenharia para mecanismos de busca), você poderá se tornar referência em sua especialidade.

4. Tenha uma lista de contatos e alimente-os

Você não quer ficar sempre dependente de seguidores de mídias sociais e do público (indeterminado) do seu site para manter contato e divulgar informações, certo? É por isso que é importante ter um canal direto seu, que ninguém te toma, e no qual você sempre terá voz. Uma lista de contatos garante uma audiência fiel e segmentada. Você pode consegui-la por meio de estratégias de iscas (que tal criar um e-book e pegar os e-mails de quem o baixar? ou ministrar uma aula gratuita e pedir o e-mail do usuário para cadastro?) ou até mesmo de forma voluntária – muitos usuários querem receber informação de qualidade gratuita e manter contato com você. Importante dizer que nada adianta a lista se ela não for alimentada. É aqui que esse tópico dialoga com o anterior. 😉

5. Assessoria de imprensa estratégica

A assessoria de imprensa para advogados deve ser realizada de forma cautelosa e bastante estratégica. Devido às restrições do Código de Ética da OAB, não é interessante estar sempre na mídia ou fechar parcerias comerciais com veículos de comunicação. No entanto, é possível dar entrevistas e sanar dúvidas da mídia sobre assuntos nos quais você é especialista. Essa é uma ótima forma de reconhecimento pelo público. Escrever artigos para serem publicados em veículos de mídias também é um caminho.

6. Desburocratize os seus canais de atendimento

Falar com advogados muitas vezes se assemelha a enfrentar uma fila de banco. Reuniões sempre presenciais, atrasos devido a audiências, contatos excessivamente formais, regras e mais regras na hora de prestar um atendimento direto ao cliente. Isso torna a experiência mais desgastante e desagradável. Dar opções de contatos mais práticas, rápidas e desburocratizadas, além dos tradicionais e-mail e telefone, é uma boa forma de melhorar a relação com o seu cliente. Que tal experimentar o WhatsApp Business (que inclusive permite automatizar mensagens e deixar claro o horário de atendimento)? Ou adotar um mensageiro instantâneo como o Skype ou Slack? Fica a dica.

7. Dê a cara ao tapa (vídeos, palestras, cursos)

A velha máxima do quem não é visto não é lembrado continua super válida no meio do marketing. Por isso, uma estratégia que demanda mais ousadia mas pode impactar muito positivamente o seu público é investir na sua presença e aparência para fortalecer a sua marca. Isso pode ser feito por meio da gravação de vídeos, e da presença em palestras, aulas, cursos, congressos, seminários e qualquer evento que te faça ser visto (e cujo teor, obviamente, agregue aos seus valores e objetivos profissionais). Falando de vídeos, a dica é começar falando sobre assuntos relativos à sua área de atuação pelos stories do Instagram. Com um pouco de prática, você estará pronto para um vídeo mais longo no feed. E quem, sabe, muito em breve, o resultado seja um canal no YouTube.

Se você gostou das dicas e quer saber um pouco mais sobre marketing para advogados, a Atena tem um nicho focado em atender com responsabilidade e ética profissionais e projetos na área do Direito. Marketing Jurídico é uma das nossas especialidades. É só entrar em contato!

Sobre o autor: Andressa Vieira

Jornalista, cinéfila incurável e escritora em formação. Típica escorpiana. Cearense natural e potiguar adotada. Apaixonada por cinema, literatura, música, arte e pessoas. Especialista em Cinema, Marketing Estratégico e mestranda em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). É diretora da Atena.

Deixe um comentário