Estratégias do Neuromarketing: como podem ajudar sua marca a crescer?

Se você é do time que ainda não tinha ouvido falar do termo Neuromarketing, seja bem-vindo(a) a um novo mundo que conecta os efeitos neurológicos às estratégias do marketing.

Já parou para pensar em como as estratégias do marketing podem influenciar na tomada de decisão do cliente ao adquirir algum produto ou serviço? 

Pois é… Compreender esse aspecto auxilia diretamente no desenvolvimento de ações mais assertivas e eficazes, especialmente para a persona ou o nicho de determinada empresa.

Neste artigo, você vai aprender mais sobre:

  • O que é Neuromarketing?
  • Como funciona o Neuromarketing?
  • Quais são os benefícios?

O que é Neuromarketing?

Neuromarketing é uma área da ciência que estuda a relação entre o marketing e a neurociência. Nesse sentido, o Neuromarketing é uma ferramenta para o desenvolvimento de estratégias de venda de produtos e serviços, onde busca compreender o comportamento do consumidor e as tomadas de decisão.

Esse é um termo recente, criado nos anos 90 pelo professor inglês Ale Smidts, mas amplamente divulgado pelo professor estadunidense Gerald Zaltman.

A ideia é mapear as reações do cérebro quando estimulados a estratégias do marketing, especialmente focado na questão emocional. Os desejos e as motivações para a realização de compras são observados nesse estudo.

Como funciona o Neuromarketing?

Como funciona o Neuromarketing?

A partir das atividades cerebrais acompanhadas durante as análises neurológicas voltadas ao estudo do Neuromarketing, é possível observar como o cérebro reage a determinados estímulos, como propagandas e campanhas publicitárias. 

Tudo é avaliado, desde as cores da embalagem ao lettering que será utilizado no produto ou no serviço. Assim, obtendo respostas mais objetivas e assertivas sobre gostos e preferências, o que contribui para a construção de estratégias eficazes para seu negócio.

Afinal, quem não quer saber o que se passa na cabeça do consumidor?

Na prática, o Neuromarketing pretende avaliar como os estímulos e gatilhos visuais, auditivos e olfativos, podem impactar emocionalmente o consumidor, a partir dos seus produtos e serviços. 

O uso de técnicas como o storytelling, a psicologia das cores e o uso de imagens que emocionam o consumidor. Essas e entre outras ferramentas são usadas para colocar o Neuromarketing em prática. 

Quais são os benefícios do Neuromarketing?

Minions Despicableme GIF - Minions Despicableme Wow GIFs

Como citado acima, o Neuromarketing pode ser utilizado para desenvolver estratégias de marketing mais assertivas e inteligentes para você atingir objetivos e metas da sua empresa. Confira alguns:

 

  • Um melhor planejamento estratégico mais direcionado à persona: saber para quem você está falando e, sobretudo, oferecendo seus serviços e produtos, permite que os resultados sejam efetivos.

 

  • Estratégias mais assertivas e eficientes: semelhante ao ponto acima, quando você consegue realizar um planejamento estratégico mais direcionado, os resultados positivos das estratégias são mais eficazes e vantajosas. 

 

  • Mais aproximação e humanização entre a empresa e o consumidor: agora que você sabe o que emociona o consumidor, torna-se mais prático criar formas de aproximar o cliente e os serviços da sua empresa. Isso porque as propagandas serão direcionadas com esse objetivo. 

 

  • Melhores tomadas de decisões ao construir uma campanha publicitária: com o Neuromarketing, por compreender mais sobre gostos e preferências do consumidor, permite que o planejamento da propaganda ser mais objetiva e concisa. 

 

Dúvidas sobre como utilizar a melhor estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua marca? Entre em contato com a Atena e saiba mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing

Sobre o autor: Cecília Costa

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram (@espacocecissol) . Ela acredita que a escrita e arte transformam, e fala isso por experiência própria.

Deixe um comentário