Entenda por que legendar os seus stories no Instagram

Não é novidade para ninguém: o story é a feature do Instagram que mais gera interação entre você e o seu usuário. 

Por isso, legendar os seus vídeos na plataforma é indispensável. Isso não somente torna os seus conteúdos mais acessíveis e inclusivos para todos, como também ajudam a sua marca a ganhar mais alcance e relevância na rede. 

Neste artigo, te explicaremos direitinho o porquê e como legendar os seus vídeos no Instagram. Vem com a gente! 

 

Inclusão e acessibilidade

Idosos utilizando o celular

 

Será que o seu conteúdo é acessível para todos os públicos que ele poderia e deveria atingir? 

A acessibilidade precisa ser pensada muito além da estratégia do marketing. Pessoas que são deficientes auditivas não poderão ouvir o som de locução, por exemplo, ou dos efeitos sonoros. 

Considere legendar o seu vídeo pensando sobretudo nessas pessoas. Além de deixá-las a par do seu conteúdo, elas também podem interagir com a sua marca. 

 

Contornando o áudio desativado

Mulher tapando os ouvidos

 

Quem nunca parou para dar uma olhada nos stories do Instagram ou Reels no meio do expediente do trabalho, ou durante a viagem no transporte público, que atire a primeira pedra! 

Há momentos em que o usuário não pode ouvir o áudio ou não tem fones de ouvido naquele momento. Quando isso acontece, as legendas são ideais para que ele veja o seu conteúdo ainda que não faça uso do áudio.

Aliás, se o vídeo não tiver a opção de legendas, o usuário poderá até mesmo desistir de assisti-lo.

 

Legendar os stories do Instagram aumenta o alcance das publicações 

Homem apontando para cima animado

 

Se o seu vídeo chegar até alguém que fale a mesma língua, mas essa pessoa é de uma região ou país diferente e não compreende perfeitamente o que você diz, seja por diferenças culturais ou maneirismos de linguagem, o que fazer?

Legendas, é claro! Elas irão ajudar o usuário a compreender toda a mensagem e até mesmo pesquisar uma ou outra palavra que ele não compreendeu. 

Além disso, a legenda é um recurso antigo para traduções. Se o vídeo está em inglês, por exemplo, e a legenda está em português, mais pessoas irão entendê-lo e, assim, atrair cada vez mais público.

 

Como inserir as legendas nos meus vídeos do Instagram? 

Mulher pensativa

 

Não se preocupe, pois é super simples! É possível fazer isso direto pelo Instagram, selecionando a opção de legenda automática ao editar um vídeo para a publicação. 

Entretanto, essa ferramenta, como bem diz o nome, irá gerar legendas de maneira automática. Ou seja, é passível de erros e você não poderá editá-las facilmente. 

A outra alternativa é usar aplicativos próprios para isso, como o Capcut, Clips, Autocap ou até mesmo o InShot, além de vários outros. 

Cada um tem sua função com features exclusivas, mas, de modo geral, todos atendem ao objetivo: você consegue legendar os seus vídeos, sejam Reels ou Stories do Instagram, da melhor forma. 

Viu só? É super simples contribuir para um ambiente digital mais inclusivo e acessível e, de quebra, trazer benefícios para a sua marca! 

 

Precisa de ajuda para traçar estratégias de marketing digital para o seu negócio? Entre em contato com a Atena Marketing e saiba como crescer nas redes sociais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing. 🦉⚔️

Sobre o autor: Stefany Berto

Redatora e criadora de conteúdo na Atena, Stefany é estudante de Letras – Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. É apaixonada por tecnologia, bons livros e kpop.

Deixe um comentário