Empresas devem se posicionar politicamente? Veja como o Marketing te ajuda!
Empresas devem se posicionar politicamente? Veja como o Marketing te ajuda!

Em 2022, as eleições presidenciais foram uma das principais pautas do Brasil. O embate direto entre Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro dividiu o país em dois. Os eleitores constantemente pediam nas redes sociais, o posicionamento de artistas e de marcas brasileiras. 

Agora, todos nós já sabemos qual foi o resultado das eleições: Lula, pela terceira vez, tomou posse e será o presidente do país por mais quatro anos. O evento, que marcou o primeiro dia do ano de 2023, trouxe à tona um questionamento iniciado há alguns mês durante a campanha eleitoral: empresas devem se posicionar politicamente?

 

Vamos conversar sobre isso? Neste artigo, você vai ler:

  • Empresas devem se posicionar politicamente?
  • Quando deve se posicionar?
  • Vantagens e desvantagens do posicionamento político para a empresa
  • Como o marketing pode ajudar nisso?

 

Empresas devem se posicionar politicamente?

Empresas devem se posicionar politicamente?

Ao falar sobre posicionamento político, é importante ressaltar que isso vai além de eleições presidenciais, apesar de ter sido um dos pontos altos nas discussões no último processo eleitoral entre alguns consumidores e clientes de determinadas marcas.

Quando uma empresa se posiciona, isso pode gerar um impacto direto na imagem da empresa, seja positiva ou seja negativa. Por isso é importante avaliar quando deve ser feito e realizado e, sobretudo, se está de acordo com os valores, a missão e a visão da organização. 

Ou seja, o posicionamento deve seguir de acordo com o que a empresa acredita. Além disso, a organização deve ter em mente o impacto social da ação e como deve ser feito isso – desde as palavras que serão utilizadas as imagens que acompanharão o posicionamento. 

Então, sim, se você possui uma empresa e acredita que manter um posicionamento político é importante para o que a organização se propõe, se  posicione. Lembrando que, isso também inclui questões e causas sociais como a LGBTfobia ou a violência contra as mulheres, por exemplo.

Quando deve ter um posicionamento?

Quando deve se posicionar?

Não há uma resposta correta para a pergunta, isso porque não há um momento certo para ter um posicionamento. Claro, há situações e casos que acontecem no dia a dia, com grande repercussão, que podem ser aquele momento para se posicionar, ou até mesmo alguma data comemorativa.

Mas algo que é essencial ter em mente é que, tudo é político, até mesmo não se posicionar sobre determinado fato. Entretanto, como falado acima, o posicionamento a ser feito – ou não – deve estar alinhado com o que a empresa acredita. 

Além disso, outro ponto indispensável a ser levado em consideração é que, não necessariamente a empresa deve se posicionar diretamente a um candidato ou partido político. Muitas vezes, a organização acredita no que determinada figura prega e, portanto, mantém o posicionamento semelhante em prol de uma luta em comum.

Uma empresa que ficou conhecida durante o período eleitoral foi a pizzaria Autêntica da Lambreta (@autenticapizzadalambreta). Em seus posts no perfil no Instagram, a pizzaria realizou diversas publicações posicionando a favor do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. 

Em uma publicação, após a vitória de Lula, a empresa publicou uma promoção de pizza no valor de 13 reais, fazendo referência ao número do candidato eleito. De certa forma, tal posicionamento consegue agradar os eleitores com o mesmo posicionamento, além de prospectar novos clientes, mas talvez perder clientes apoiadores do candidato perdedor. Veja o post aqui.

Vantagens e desvantagens do posicionamento político para a empresa

Após entender mais sobre o posicionamento político, chegou a hora de refletir sobre as vantagens e as desvantagens para a empresa ao fazer isso publicamente. Porque, sim, devido ao posicionamento contrário a empresa, o boicote pode acontecer, e talvez não seja tão fácil lidar com isso.

Cada vez mais, os consumidores estão buscando consumir produtos e serviços de empresas que estejam alinhadas com o que acreditam. Não só na parte “externa”, com campanhas e vendas, mas também como é a estrutura interna da empresa, como a empresa se posiciona em relação à inclusão e à diversidade.

Dessa forma, é importante que, se a empresa se posiciona externamente sobre tais assuntos, mas não aplica isso na estruturação interna e ações promovidas dentro da organização, pode se tornar desvantajoso a vista do consumidor. Ou seja, a empresa não estaria colocando em prática o que aparentemente acredita, passando uma imagem negativa para aqueles que consomem  os seus produtos. 

Então, antes de se posicionar politicamente, avalie se é realmente o que você acredita e coloca em prática todos os dias dentro da sua empresa, combinado? 😉

Como o marketing digital pode ajudar nisso?

O marketing digital é a ferramenta ideal para quem deseja ter uma boa e próxima relação com os consumidores. Saber para quem está falando e entender quem é a sua persona, permite que esse diálogo seja direcionado e alinhado entre a empresa e os consumidores dos produtos e serviços.

Além disso, o gestor de marketing consegue organizar e realizar um planejamento estratégico eficaz, a partir das pautas sociais, para tornar o posicionamento totalmente alinhado com a empresa e os seus valores. Trazer um debate político genuíno, com consciência e responsabilidade, aproxima o público e reforça o branding (gestão de marca).

 

Dúvidas sobre como utilizar a melhor estratégia de Marketing para a sua marca? Entre em contato com a Atena e saiba mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing

 

Sobre o autor: Cecília Costa
Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é formada em Jornalismo pela UFRN e traz consigo o amor pela arte de comunicar. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do @espacocecissol e suas leituras no @ceciacaboudeler. Ela acredita que a escrita e arte transformam, e fala isso por experiência própria.
Thainá é estudante de publicidade e propaganda na UFRN, nascida em terras potiguares no dia do nordestino. Hoje está formando o time da Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia. Libriana indecisa, de sorriso fácil e cachos no cabelo, acredita que a comunicação é um passo para dar visibilidade e inspirar pessoas.
Maisa é espontaneidade, é arte de museu e poesia de muro. Apreciadora de podcast, Taylor Swift e Clarice Lispector, tem descoberto mais sobre o amor ao ler Bell Hooks. Na procura do seu sonho e fugindo do sol do Piauí (como costuma dizer) veio, não ironicamente, parar na cidade do sol. Hoje, estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, está na Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia.

Caicoense, mãe de uma menina, graduada em Comunicação e Marketing. Atua na Atena como Gestora de Projetos e Consultora. Nas horas vagas, estuda a doutrina espírita, assuntos do mundo da ufologia e atua em um projeto social que teve iniciativa desde 2020  (Instagram @mamaesquedoam).

Estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, Sabrina faz parte do time de Gestão e Estratégia na Atena. Amante das artes e da dança desde pequena, hoje alia sua criatividade e ensinamentos da dança à área comunicação social com profissionalismo e entusiasmo. Para além do trabalho, ela enxerga a comunicação como algo essencial ao ser humano e leva consigo o desejo de impactar o mundo através dos ideais em que acredita.
Formada em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O meu trabalho é voltado para o mercado editorial, criação, aplicação e desenvolvimento de marcas, e mídias sociais.
Estudante de Audiovisual, Ricardo é estagiário de conteúdo. Interessadíssimo em dramaturgia para telas, se pudesse, passaria boa parte do seu dia a frente de uma TV assistindo novelas e séries ou indo a uma sala de cinema para ver filmes. Tem participado do fomento ao audiovisual potiguar, passando por experiências nas áreas de roteiro, direção e produção.
É graduada em Comunicação Social Jornalismo e mestra em Comunicação e Estudos da Mídia pela UFRN. Possui MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio. Tem experiência como repórter, assessora de comunicação e hoje atua como Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena. No Instagram, atende por @larimouraa
Kevin é produtor de conteúdo audiovisual na Atena. Graduado em Publicidade e Propaganda pela UnP, atua no mercado publicitário potiguar desde 2011, quando iniciou sua carreira como social media e diretor de arte. Hoje, dedica-se à sua paixão pela fotografia e criação de vídeos
Amante de todas as artes, é estudante de Design Gráfico na UNP. Já passou pela pintura, teatro, dança entre outros e se encontrou no design onde ela pode expressar a arte de forma mais tecnológica.
Criador de conteúdo na Atena, Eduardo é estudante de Jornalismo na UFRN. Grande admirador das diversas expressões artísticas, ele se aventura na arte da fotografia e escreve textos, poemas e músicas. Os seus hobbies favoritos é ler livros e ouvir e analisar álbuns musicais.

Estudante de Design na UFRN, Eduarda faz parte do time de Criação de Artes na Atena. Ela também ama fazer pinturas, desenhos realistas e artísticos, esculturas e fotografia, buscando sempre deixar um pouco da sua personalidade nos seus trabalhos e artes.

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram: @espacocecissol. Ela acredita que a escrita e arte transformam vidas, e fala isso por experiência própria.

Carol é desenvolvedora front-end nascida em Osasco SP, apaixonada por tecnologia, se formou em redes de computadores e acredita que a tecnologia é um direito de todos e quer mudar o mundo através da tecnologia.

Estudante de Jornalismo na UFRN, paraibana e entusiasta de esportes. Seu passatempo favorito é ler, e a astronomia é uma das coisas que mais a fascina. Acredita na comunicação como forma de ferramenta social.

Designer durante o dia e artista no tempo livre, Asafe é natural de Feira de Santana – BA e desde pequeno sempre gostou de criar coisas. Faz parte do time de criação de artes da Atena e ama ilustração e 3D, mas secretamente tem uma grande paixão por música.

Oi, me chamo Breno. Sou apaixonado pelo mundo do design e da tecnologia. Adoro experimentar coisas novas e aprender com elas.

Alvaro Hendrick é redator e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor e tem alguns trabalhos publicados na Amazon. Ele também produz um podcast chamado “É Sobre Isto Podcast”, disponível em todas as plataformas de streaming.
Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena, Mayse Araújo atua na área de Comunicação desde 2007, e nas áreas Comercial e Financeira desde 2013. É formada em Jornalismo, e atualmente cursa Economia na UFRN. É entusiasta do Marketing Digital e de Conteúdo, estudiosa do Feminismo e acredita na seguinte máxima: se você não entende de pessoas, então você não entende de negócios.
Sócia-diretora, e também gestora de recursos e finanças da Atena, Melissa Zanin tem uma identidade (nada) secreta de atriz e produtora. Com sangue mineiro, adora ir ao teatro, cinema, é estudante de filosofia e adora ler sobre assuntos extraterrenos (não ria). Por aqui, é também conhecida como “a mulher do dinheiro”.
Diretora da Atena, Andressa atua como jornalista e gestora de Marketing Digital desde 2011, já tendo passado pelos setores público, privado e terceiro setor, com experiência na gestão de comunicação em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo (UFRN) e Direito (UFRN), pós graduada em Cinema (UFRN), e possui MBA em Marketing Estratégico (UNI-RN) e Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios (PUCRS).

Jornalismo digital

Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?

Jornalismo e crítica cultural

Gestão do tempo e organização

Como tirar o seu projeto do papel

Marketing para projetos culturais

Divulgação de projetos

Escrita para Web

Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores