E-mail Marketing: ainda vale a pena utilizar essa estratégia em 2022?

O E-mail Marketing é uma ferramenta que possibilita a comunicação direta e eficaz entre o público alvo e as empresas. 

Com o sucesso das mídias sociais e as outras maneiras de colocar as estratégias de marketing digital em prática, muitos profissionais da área questionam se o uso dessa ferramenta pode acrescentar para o seu negócio.

De acordo com os dados apresentados pelo Statista, o número de usuários de e-mail no mundo, em 2021, chegou a cerca de 4,4 bilhões. 

Com base nesses números, fica claro que o e-mail não é uma ferramenta ultrapassada. Na verdade, você só precisa traçar estratégias eficientes em função dos seus serviços!

Como evitar ir parar no SPAM e fazer e-mail marketing de sucesso?

Ilustração de uma menina usando Email Marketing

Para alguns profissionais da área do marketing, o uso de e-mail marketing é irrelevante, visto como uma mensagem que nunca chegará ao consumidor e que irá direto para a caixa de spam.

De fato, é preciso investir no estudo e conhecimento de técnicas eficientes para garantir que o uso do e-mail marketing obtenha bons resultados. Conheça as 3 principais técnicas:

E-mails promocionais

Além de ter um nome intuitivo e quase auto explicativo, o e-mail promocional é a técnica mais comum do e-mail marketing. 

Com a intenção de aumentar o número de vendas, os usuários recebem promoções, ofertas e descontos sobre determinados produtos e serviços.

Newsletters

As newsletters são uma espécie de boletim de notícias, sendo uma das técnicas de marketing digital mais utilizadas e eficientes no momento.

Essa ferramenta permite construir um laço mais forte e próximo entre a sua marca e público alvo, com base no envio periódico –sendo o semanal e o quinzenal os mais eficientes– para os usuários.

O uso das newsletter possibilita que você faça pesquisas sobre os interesses e a realidade enfrentada pelo seu público alvo, colaborando para que você continue adaptando e criando estratégias eficazes para oferecer produtos no momento certo.

Blog

Ao consultar um blog você provavelmente se deparou com a opção de receber as atualizações de novos conteúdos via e-mail, correto? 

Essa é uma técnica da empresa em manter uma aproximação com os usuários que gostaram e desejam consultar os seus novos conteúdos e serviços, tudo isso através do e-mail!

Além de apresentar melhor a sua marca, o uso dessa ferramenta demonstra para os usuários que a sua empresa tem valor!

Quais são as principais tendências de Marketing para 2022?

Como desempenhar a sua estratégia de e-mail marketing?

Ilustração estratégias de marketing digital

Depois de planejar, traçar os objetivos da sua campanha, reconhecer qual é o seu público alvo e quais são os serviços que você deseja ofertar, é hora de colocar a sua estratégia em prática

1- Contrate uma ferramenta de e-mail marketing

Primeiro, é necessário contratar uma ferramenta de e-mail marketing. 

O uso dessas ferramentas possibilita a automatização dos envios, otimiza o trabalho, monitora as métricas e diminui as chances do e-mail ir direto para a caixa de spam.

2- Crie um layout adaptativo 

Finalizado a primeira etapa, é hora de criar um layout de e-mail simples e adaptativo para qualquer tamanho de tela. 

Dessa forma, o seu conteúdo não perde o valor e pode ser consumido pelas telas dos celulares, computadores, tablets e outros aparelhos.

3- Construa uma lista de e-mails

A captação de emails para o uso do e-mail marketing deve ser feita organicamente, com a autorização e consciência dos contatos.

Para isso, você pode criar ofertas relevantes e que chamem a atenção do usuário. Isso pode ser feito após uma compra ou no convite para assinar a sua newsletter, por exemplo. 

Concluída essa sequência, você deverá analisar o perfil das suas personas e desenvolver e personalizar os envios para os clientes. 

Quer conhecer mais sobre a Atena Marketing? Segue a gente nas redes sociais, nossa corujinha Minerva vai te guiar no universo de possibilidades do Marketing Digital!

Nos acompanhe! 

Sobre o autor: Eduardo Aquino

Eduardo Aquino é criador de conteúdo na Atena. Formando em Jornalismo, ele é um grande apreciador da arte, ama música e gosta de fotografia.

Deixe um comentário