Juntos somos mais fortes: como o crossmedia e transmídia funcionam para a sua estratégia
O mundo é repleto de possibilidades, especialmente quando se trata de comunicação. E se a sua empresa pudesse criar conteúdos além das mídias sociais, mas que estivessem integrados de forma inteligente e eficiente?
Já falamos em posts anteriores sobre branded content e demos alguns exemplos de conteúdos “fora da casinha” para expor a sua marca e fortalecer a credibilidade da imagem. Agora, vamos focar mais em como esses formatos podem ser adotados na prática em estratégias diferentes.
Aqui, o foco é na acessibilidade de informação e na narrativa. Quer entender melhor? Leia o texto até o final!
Crossmedia
O termo “crossmedia” ou “crossmídia” pode ser traduzido como um cruzamento de mídias. Essa estratégia tem como objetivo a acessibilidade da informação nos mais diversos meios para facilitar a vida do consumidor quando ele quiser entrar em contato com as informações que você quer oferecer.
Um exemplo:
A sua empresa de arquitetura pode transmitir o mesmo conteúdo – para fins hipotéticos, uma série de dicas sobre decoração com temática de verão – em diferentes formas: post para redes sociais, vídeo cartelado no YouTube, post para blog e newsletter.
Isso permite que o usuário esteja dentro de um universo de possibilidades de consumo e aquele conteúdo esteja sempre ao alcance. Cada um com a sua linguagem específica, comunicam e fortalecem a mesma mensagem ou intenção.
Transmídia
A base do transmídia é a narrativa contínua e integrada em meios diferentes e possui, via de regra, início, meio e fim. Apesar do que se pensa normalmente, não é necessário contar uma história para criar uma narrativa.
Para facilitar, vamos seguir o mesmo exemplo anterior (dicas de decoração com temática de verão), porém otimizado para uma estrutura de transmídia:
- Um post de redes sociais com engajamento (ou até mesmo uma enquete) é realizado para saber como os seguidores percebem a influência do verão na decoração. Tem que ser mais refrescante? Podemos trazer mais elementos do verão para o ano todo? No fim é feita uma chamada para o próximo “capítulo”, no blog.
- É feito um post para blog com a repercussão da enquete e dicas de inspiração baseadas naquelas respostas. Como utilizar cada coisa da melhor maneira sem deixar o ambiente poluído? Nesse mesmo material, é possível fazer uma chamada para uma discussão que acontecerá em um podcast na mesma semana.
- No podcast, duas arquitetas conversam brevemente sobre trabalhos já realizados com temática de verão, tendências de decoração para a estação e resposta aos comentários feitos nas mídias anteriores.
- Para finalizar a narrativa, é possível fazer um vídeo cartelado que una as dicas faladas no podcast com imagens e uma boa dica de leitura de livro no verão.
Parece ser muita informação, não é? A parte boa das estratégias transmídia é que ela é feita de forma bastante antecipada. Todos esses “episódios” podem ser liberados aos poucos, um por semana em um mês dedicado ao assunto.
A ideia principal é contar uma história, de maneira linear, que faça sentido para quem está disposto a acompanhar aquele assunto de forma extensiva.
Vale ressaltar que nada está ilhado, tudo é compartilhado nas diversas mídias para que os seguidores tenham acesso. Crossmedia e transmídia podem trabalhar juntas, pensando no melhor acesso por parte da persona.
Agora vale a reflexão: como isso se adequaria ao seu modelo de negócios? Como chegar ao seu público de maneira mais criativa e menos “engessada” nas redes sociais? Como trazer novos públicos para a sua marca? É necessário refletir sobre as possibilidades que estão ao nosso alcance para criar uma estratégia que seja fácil de produzir, acessível e inteligente.
Você está pronto(a) para começar? Se você ficou com dúvidas e quer ajuda profissional para elaborar a sua estratégia de marketing digital, entre em contato com a Atena para saber mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing ⚔️