Criatividade: qual é a sua importância no marketing?

Em um mundo de tantas possibilidades, com um mercado tão acirrado, destaca-se a marca que acerta na estratégia de marketing e para isso não pode faltar o fator criatividade.
Criatividade é a qualidade humana de ser inventivo, de criar algo inovador, original, singular. Tem tudo a ver com imaginação e a capacidade de conectar saberes e informações.
É com criatividade que encontramos soluções para problemas aparentemente sem respostas, que provocamos mudanças, que fazemos descobertas e que desenvolvemos algo novo, como um produto ou uma campanha.
Quem tem criatividade tem uma mente fecunda e consegue ter visão ampla e de futuro, prevendo cenários e resultados.
Essa habilidade não é de gênios, não é um dom de poucos. Como toda habilidade, precisa ser exercitada. E neste artigo, daremos algumas dicas de como se tornar uma pessoa mais criativa.

Como exercitar a criatividade?

Veja a seguir formas de estimular a criatividade:

Busque conhecimentos novos

Esteja sempre se aprimorando e buscando novos conhecimentos. Estude, faça cursos, participe de workshop, mas também leia bastante, veja filmes e séries, viaje, escute uma música nova, conheça novas pessoas e outras culturas. Se atualize e tenha sempre novas referências de mundo.

Se relacione em um ambiente diverso

Esteja rodeado de pessoas diferentes de vocês, com outras perspectivas. Tenha conversas de qualidade com elas, seja aberto ao novo e aprenda com elas. Elas com certeza saberão de coisas que você antes não sabia e te apresentarão outras visões de mundo.

Descanse e relaxe

É possível que você se cobre para ter ideias inovadoras e singulares, mas elas não brotarão em uma mente tensa e cheia de preocupações. Muitas boas ideias surgem em momentos de lazer e descontração. Esses momentos são importantes para limpar e clarear a mente. Então, tenha momentos de descanso e relaxamento.

Fuja da rotina

Uma boa forma de estimular a criatividade é exercitando o cérebro. E nada melhor para o cérebro que mudanças. Uma rotina igual não provoca estímulos ao cérebro. Então inove seu dia a dia. Não precisa de uma alteração brusca, basta fazer coisas como mudar a rota do trabalho para casa ou ter refeições em lugares diferentes.

Desafie o cérebro

Além de fazer pequenas mudanças na rotina, é importante desafiar seu cérebro, propondo a ele atividades diferentes, como jogar um jogo de tabuleiro, aprender um instrumento musical ou realizar uma atividade manual, como costura e bordado.

Teste ideias

Uma pessoa criativa não tem medo de errar, pois ela sabe que esse processo faz parte da inovação, é uma oportunidade. Não tenha vergonha das suas ideias, faça teste, aplique-as e recolha os resultados, assim você vai aprimorá-las e desenvolvê-las.

Questione

Uma pessoa criativa também não tem medo de questionar, ela não se deixa ficar com dúvidas. Ela não se conforma com informações pela metade e busca solução para os problemas com criticidade, buscando ir além, e assim inovando. Faça você também esse exercício.
Gostou do conteúdo? Espero que este artigo tenha te ajudado a entender a importância da criatividade para sua marca. Se quiser desenvolver uma estratégia de marketing criativa, entre em contato com a Atena: (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing

Sobre o autor: Isadora Morena

Jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apaixonada pela palavra escrita e pela cultura brasileira.

Deixe um comentário