4 dicas para criar bons conteúdos interativos

Investir em uma presença online é algo ainda mais frequente no dia a dia de empresas, escolas e até mesmo profissionais liberais. Um dos motivos dessa procura é manter uma comunicação mais direcionada com o seu público, e assim, gerar mais engajamento para além do campo digital. Mas como é possível fazer isso? Através de bons conteúdos interativos

Quer saber mais? Então, já separe um bloquinho e o lápis. Anote tudo, e depois coloque em prática. Ah, não esquece de se hidratar também, hein? Beba água. Vamos começar agora?

 

Antes de mais nada, te aconselho a ter um conhecimento básico sobre o que é o Marketing de Conteúdo. Isso é bem importante para o primeiro passo ser dado. Nesse sentido, para atrair atenção para o seu conteúdo, realizar um planejamento estratégico se torna crucial.  

Por isso, digo e repito: um post não é apenas um post. Ou melhor, um conteúdo não é só um conteúdo.

Depois do primeiro passo

Por boa parte das marcas procurarem visibilidade online, principalmente no Instagram, vou direcionar este texto um pouco para conteúdos nessa rede social citada. Porém, praticamente tudo o que estou falando aqui, vai te ajudar a criar bons conteúdos em qualquer plataforma

Seja nas redes sociais, seja no blogspot, seja por podcast, seja por vídeo ou outros formatos disponíveis na Web, conhecimentos sobre como funciona o Marketing por meio da internet nunca é demais. Concorda? 😉 É sobre isso mesmo. 

Para prosseguimos aqui, o tão falado Marketing Digital entra em cena. Ah, lembra que falei lá em cima sobre o Marketing de Conteúdo? Ele é uma das estratégias mais conhecidas dessa técnica no ambiente on-line. Tudo está conectado, literalmente.

A partir do Marketing Digital e suas ferramentas, podemos aprender como falar de maneira correta com o nosso público. E claro, não só isso, mas como prospectar novos clientes e admiradores da marca também. 

Não precisa ficar assustado(a), tá bem? Como uma boa atener, estou aqui para te ajudar. Pode até te dar medo no início, mas dará tudo certo. Aos poucos, você consegue compreender melhor. É questão de prática. 

São muitas informações, eu sei, mas por acreditar que a informação deve ser acessível e de fácil compreensão, separei 4 dicas fáceis e práticas para você iniciar a sua produção de conteúdo de um jeitinho mais eficaz.

Resumindo para você, as 4 dicas são: 

  • Tenha uma persona
  • Planejar os melhores formatos
  • Humanize a sua marca
  • Analise os resultados

Mas vamos entender melhor um pouco o que significa cada uma delas? Vem comigo!

1 – Tenha uma persona

Persona? O que é isso? É de comer? Não, não é, mas é importante para criar conteúdos com resultados.

A elaboração de uma persona deve ser um dos pontos iniciais para tentar desenvolver algo. Porque, a partir disso, você consegue realizar uma produção de conteúdo eficiente, gerando envolvimento orgânico e contribuindo no crescimento do seu negócio virtual.

Você vai saber o que escrever e para quem fazer isso.

2 – Planejar os melhores formatos

Claro, dependendo de onde seja a sua plataforma de produção de conteúdo, não há muito o que planejar, digamos assim. 

Quer dizer, por mais que você faça vídeos para o YouTube, lá mesmo tem a aba Comunidade. Nessa parte mais direta com o público, você pode criar conteúdos como enquetes. Fica mais próximo, sabe?

E vale lembrar que, outra coisa que seja interessante é utilizar a transmídia. Uma estratégia para criar conteúdos e histórias em diversas mídias, mas sobre o mesmo assunto, gerando interação e engajamento. 

Já no caso do Instagram, conhecer bem as ferramentas disponíveis na plataforma, vai te ajudar muito!

3 – Humanize a marca

Um dos maiores objetivos do Marketing Digital: trazer a persona para mais próximo de você e da sua marca. E por isso, saber quem é a sua persona é tão essencial

Quando você sabe para quem está criando conteúdo, fica mais fácil se aproximar dela. Sabe por quê? Os conteúdos são mais direcionados ao consumidor. Você demonstra compreender as suas angústias e resolver os problemas. 

Assim, faz com que ele se veja naquilo, criando um sentimento de pertencimento, além de ajudar a divulgar o seu trabalho.

4 – Analise os resultados

Isso mesmo, analise os resultados da sua publicação. Observe as métricas disponíveis naquela plataforma. Dessa forma, você consegue ter uma maior noção do que dar certo com aquele público e temática. 

Além disso, acompanhar a repercussão nas redes sociais é mais que indicado. Por exemplo, algumas marcas mudaram a campanha ou fizeram um reposicionamento devido aos feedbacks recebidos. Ouça o que a sua comunidade diz.

E sim, o conteúdo faz toda a diferença. Apesar de sermos considerados seres visuais, e o que vai nos chamar a atenção a princípio seja a imagem, ele tem um papel importantíssimo. 

Por fim, a ideia é ver o que deu certo. Sendo assim, você pode melhorar ou explorar o que o seu público aceitou e engajou mais.

 

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a Atena Marketing agora e saiba mais como criar conteúdos relevantes nas redes sociais! (84) 2040-1855 ou no Instagram:  @atena.marketing.

Sobre o autor: Cecília Costa

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram (@espacocecissol) . Ela acredita que a escrita e arte transformam, e fala isso por experiência própria.

Deixe um comentário